A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sintagma Nominal Área Direita. A área direita do SN  A área direita do Sintagma Nominal compreende o núcleo e os termos que ocorrem depois dele.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sintagma Nominal Área Direita. A área direita do SN  A área direita do Sintagma Nominal compreende o núcleo e os termos que ocorrem depois dele."— Transcrição da apresentação:

1 Sintagma Nominal Área Direita

2 A área direita do SN  A área direita do Sintagma Nominal compreende o núcleo e os termos que ocorrem depois dele.

3 Descrição da área direita do SN  Distinguem-se na área direita três funções:  1. Núcleo do SN (NSN)  2. Modificador Interno (ModI)  3. Modificador Externo (ModE)  Esses termos ocorrem nessa ordem e podem ser definidos, respectivamente, como o antepenúltimo, o penúltimo e o último termo do SN Máximo.  Distinguem-se na área direita três funções:  1. Núcleo do SN (NSN)  2. Modificador Interno (ModI)  3. Modificador Externo (ModE)  Esses termos ocorrem nessa ordem e podem ser definidos, respectivamente, como o antepenúltimo, o penúltimo e o último termo do SN Máximo.

4 Exemplo:  Um ataque cardíaco fulminante...  Um - Determinante  Ataque - Núcleo do SN  Cardíaco - Modificador Interno  Fulminante - Modificador Externo  Um ataque cardíaco fulminante...  Um - Determinante  Ataque - Núcleo do SN  Cardíaco - Modificador Interno  Fulminante - Modificador Externo

5 A ordenação dos Modificadores  A ordenação dos modificadores é fixa.  Exemplo:  Um ataque fulminante cardíaco...  A ordenação dos modificadores é fixa.  Exemplo:  Um ataque fulminante cardíaco...

6 Polivalência Funcional  A estrutura da área direita é mais simples do que a da área esquerda. No entanto, a análise, na prática, é mais difícil, porque encontra dois obstáculos sérios: o alto grau de polivalência dos itens envolvidos e o fato de que estes pertencem a classes abertas.

7 As classes abertas  Na área direita, todas as três funções são ocupadas por classes abertas, inviabilizando a confecção de listas completa dos itens léxicos que podem ser núcleos de um SN, ou modificadores internos ou externos.

8 Justificação das funções  No exemplo:  Um ataque cardíaco fulminante...  Sabemos que os três últimos elementos estão estritamente ordenados, não havendo em geral liberdade de transposição.  No exemplo:  Um ataque cardíaco fulminante...  Sabemos que os três últimos elementos estão estritamente ordenados, não havendo em geral liberdade de transposição.

9 Exemplo: 1.Um ataque fulminante cardíaco.. 2.Um cardíaco ataque fulminante... 3.Um cardíaco fulminante ataque... 4.Um fulminante cardíaco ataque... A única transposição aceitável é: Um fulminante ataque cardíaco... 1.Um ataque fulminante cardíaco.. 2.Um cardíaco ataque fulminante... 3.Um cardíaco fulminante ataque... 4.Um fulminante cardíaco ataque... A única transposição aceitável é: Um fulminante ataque cardíaco...

10 Análise dos dados: Esses dados autorizam algumas conclusões: 1. (cardíaco) tem função diferente de (fulminante), pois (cardíaco) não pode ocorrer nem em último lugar, nem antes de (ataque), ao passo que (fulminante) pode ocorrer em ambas as posições. Esses dados autorizam algumas conclusões: 1. (cardíaco) tem função diferente de (fulminante), pois (cardíaco) não pode ocorrer nem em último lugar, nem antes de (ataque), ao passo que (fulminante) pode ocorrer em ambas as posições.

11 Análise dos dados: 2. (Ataque) e (cardíaco) têm igualmente funções diferentes, pois só podem ocorrer na ordem (ataque cardíaco) e não o inverso. Se tivessem a mesma função, ambas as ordem deveriam ser possíveis. 2. (Ataque) e (cardíaco) têm igualmente funções diferentes, pois só podem ocorrer na ordem (ataque cardíaco) e não o inverso. Se tivessem a mesma função, ambas as ordem deveriam ser possíveis.

12 Análise dos dados: 3. (Ataque) e (fulminante) também têm funções diferentes, pois (ataque), mas não (fulminante), pode ocorrer logo antes de (cardíaco).

13 O Núcleo do SN  Vamos admitir que o núcleo do SN tem a propriedade de constituir, por si só, um Sintagma Nominal. (assim estaria em consonância com a noção habitual de “núcleo” como um elemento essencial).Podemos, então, incluir essa exigência como parte da definição de NSN.

14 Núcleo do SN  Dos três itens em exame, a saber (ataque, fulminante e cardíaco), bapenas (ataque) poderia ocorrer sozinho como um Sintagma Nominal.  Ataque só se trata no hospital.  Note que (fulminante) e (cardíaco) nunca poderiam ocorrer assim.  Dos três itens em exame, a saber (ataque, fulminante e cardíaco), bapenas (ataque) poderia ocorrer sozinho como um Sintagma Nominal.  Ataque só se trata no hospital.  Note que (fulminante) e (cardíaco) nunca poderiam ocorrer assim.

15

16 Modificadores Se apenas (ataque) poderia ocorrer como núcleo do SN, (cardíaco) e (fulminante) são modificadores.

17 Diferenciar Modificadores A diferença de funções entre (cardíaco) - Modificador interno e (fulminante) - modificar externo é confirmada pelo seguinte fato: só (fulminante) pode ser separado do resto do SN por algum sinal de pontuação. Um ataque cardíaco, fulminante... * Um ataque, cardíaco, fulminante (não) A diferença de funções entre (cardíaco) - Modificador interno e (fulminante) - modificar externo é confirmada pelo seguinte fato: só (fulminante) pode ser separado do resto do SN por algum sinal de pontuação. Um ataque cardíaco, fulminante... * Um ataque, cardíaco, fulminante (não)

18 O Modificador externo Podemos acrescentar à definição de modificador externo a propriedade de ser separável do resto do SN por sinal de pontuação.

19 Análise de um exemplo:  Um fulminante ataque cardíaco...  Um - det  Fulminante - PNE  Ataque - NSN  Cardíaco - Modificador Interno  Um fulminante ataque cardíaco...  Um - det  Fulminante - PNE  Ataque - NSN  Cardíaco - Modificador Interno

20 PNE e Modificadores Analisamos (fulminante) como PNE, pois essa função é desempenhada por uma classe aberta e boa parte dos itens que podem ocorrer como modificadores podem também ocorrer como PNE.

21 Análise de outro exemplo:  Um ataque cardíaco fulminante...  Um - determinante  Ataque - NSN  Cardíaco - ModI  Fulminante - ModE  Um ataque cardíaco fulminante...  Um - determinante  Ataque - NSN  Cardíaco - ModI  Fulminante - ModE

22

23 Observações: 1.O núcleo do SN é o único desses termos que pode constituir um SN, seja sozinho, seja precedido de termo da área esquerda. 2.Os modificadores (como aliás, também os PNE e PNI) só podem ocorrer no SN na presença de um núcleo. 1.O núcleo do SN é o único desses termos que pode constituir um SN, seja sozinho, seja precedido de termo da área esquerda. 2.Os modificadores (como aliás, também os PNE e PNI) só podem ocorrer no SN na presença de um núcleo.

24 Observações: 3. Dos modificadores, somente o externo pode ser separado do resto do SN por sinal de pontuação.


Carregar ppt "Sintagma Nominal Área Direita. A área direita do SN  A área direita do Sintagma Nominal compreende o núcleo e os termos que ocorrem depois dele."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google