Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Planejamento Organizacional Integrado
Prof. Leonardo Werneck Aula 03 Análise do Ambiente Externo Globalização, ambiente de negócios, principais forças do macro ambiente. Exercício em Grupo.
2
Globalização A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. Fonte : wikipidea.
3
Globalização Vamos fazer juntos...
Cite cinco fatos que são conseqüências da globalização. Velocidade nas transações comerciais A diminuição das distâncias. Mudanças culturais Criação de novos mercados consumidores. Comunicação rápida
4
Globalização Alguns fatos que confirme que o mundo está globalizado.
Aumento da aproximação virtual; Aumento da facilidade de comunicação entre as pessoas; Diminuição das distâncias; Aumento no número de Intercâmbio de mercadorias; A exigência cada vez maior por conhecimento em língua estrangeira;
5
Globalização Mas em que a globalização implica para o planejador e para as empresas? Fornecedores mais baratos Mercados antes não explorados Acesso a tecnologia para melhoria de produtos e processos Busca por novas certificações de qualidade Mudanças culturais refletindo costumes de outros povos
6
Ambiente de Negócios “O conhecimento sobre o ambiente de negócios é fundamental para o processo estratégico, para a tomada de decisões e para a manutenção da competitividade.” Elizabeth Gomes
7
Forças do Macroambiente
As empresas e seus atores operam em um macroambiente de forças que geram ameaças e oportunidades. Essas forças geram fatores não controláveis que a empresa precisa monitorar e responder. Em um cenário global, em rápida alteração, quais são essas forças? Demográfica Econômica Natural Tecnológica Político-legal Sócio cultural
8
Forças do Macroambiente Demográfica
Crescimento populacional mundial – explosivo, pode esgotar os recursos naturais, é maior em países com menores condições econômicas; Mudanças na composição etária – agora é a vez da geração net; Mudanças na composição étnica – cada grupo tem desejos e hábitos diferentes; Mudanças no nível de instrução – aumento do número de pessoas se graduando leva a um aumento pela procura por livros, revistas etc.;
9
Forças do Macroambiente Demográfica
Aumento do número de famílias não-tradicionais – famílias de uma pessoa, mãe solteira, gays, casais sem filhos, etc. Grandes migrações geográficas da população – vida mais tranquila, mudanças entre países, etc.; Movimentos em direção ao micromarketing – fragmentação de mercados em detrimento ao marketing de massa.
10
Forças do Macroambiente Econômico
Para que haja mercado é preciso ter pessoas e poder de compra. O poder de compra depende da renda, dos preços, da poupança, do endividamento e da disponibilidade de crédito.
11
Forças do Macroambiente Natural
A deteriorização do ambiente natural é preocupante. A população tem pressionado as empresas para uma produção mais limpa e os governos por regras mais rígidas. Escassez de matéria-prima – recursos renováveis e não-renováveis Custo mais elevado da energia – desenvolvimento de formas alternativas de energia Níveis mais altos de poluição – produtos que não agridem a natureza Mudança no papel dos governos – leis mais rígidas e responsabilidade social
12
Forças do Macroambiente Tecnológico
Economia Agrícola→ Economia Industrial → Economia de Serviços → Economia Global → Economia Digital (nos dias atuais) “Um dia 2 ou 3 bilhões de pessoas terão telefone celular, e nenhuma delas terá um PC” Jeff Hawkins inventor do Palm Pilot
13
Forças do Macroambiente Político-legal
Leis para negócios Proteger empresas da concorrência desleal; Proteger os consumidores de práticas de negócios desleais; Proteger os interesses da sociedade do comportamento desenfreado das empresas. Exemplos: legislação ambiental, legislação para segurança e qualidade de vida do trabalhador, código de defesa do consumidor etc
14
Forças do Macroambiente Sociocultural
A persistência dos valores culturais centrais. As pessoas que vivem em determinada sociedade tendem a preservar muitas crenças e valores centrais. Exemplos: “se dirigir, não beba” A existência de subculturas. Grupos com valores compartilhados que surgem das experiências de vida ou de circunstâncias especiais. Membros de subcultura compartilham crenças, preferências e comportamentos. As mudanças dos valores culturais secundários ao longo do tempo
15
Exercício : Redes Sociais e Manifestações no Brasil.
Valor: até 1,0 Exercício em grupo Deverá ser entregue impreterivelmente na aula de hoje Deverá ser realizado na folha padrão
16
Exercício: Redes Sociais e Manifestações no Brasil.
Leia a reportagem “Manifestações no Brasil não aconteceriam sem ‘geração das redes sociais’, afirmam sociólogos”; Responda: qual(is) ambiente(s) estudado(s) em sala de aula estão sendo transformados com as redes sociais? Cite trechos do texto que confirme sua resposta. Defina com suas palavras o(s) ambiente(s) citado(s).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.