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GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
O que leva ao conflito? De que tipo é? (de interesses, de ideias?) • Qual o contexto em que ele aconteceu? • O que levou ao seu surgimento? . Quais as partes que estão envolvidas? • O quanto as pessoas querem chegar a um acordo? • Quais os seus interesses e os recursos que controlam • O que está relacionado? *** Observar aspectos importantes.... PESSOAS - RECURSOS

2 * Estão em mudança constante
PESSOAS: * Estão em mudança constante  • Têm informações diferentes • Podem nos surpreender • Vêem o mundo a partir de lugares diferentes

3 • Em situações de convivência sempre podem ocorrer conflitos.
RECURSOS   • MÃO DE OBRA • TECNOLOGIA • FINANCEIROS Recursos são bens materiais ou não, como conhecimento, dinheiro, tecnologia; informação. São controlados pelas pessoas ou grupos. . As partes envolvidas em um conflito podem ser pessoas, grupos ou mesmo instituições inteiras. • Em situações de convivência sempre podem ocorrer conflitos.

4 GRAUS DE PERCEPÇÃO DO CONFLITO
*CONFLITO LATENTE • CONFLITO PERCEBIDO • CONFLITO ASSUMIDO

5 Os conflitos passam por diferentes graus de percepção
Os conflitos passam por diferentes graus de percepção. Ele começa mal percebido, ou seja, quando há algo estranho entre os envolvidos, no clima do local, mas não se fala do assunto ainda. (latente) Depois passa para um grau de percepção em que os envolvidos já percebem que estão em conflito.(percebido) Há ainda um terceiro grau,em que, além dos envolvidos diretamente no conflito, outras pessoas começam a notar que o conflito existe e que está atrapalhando o trabalho. (assumido)

6 • COMO LIDAR Ao resolver... • Observar aspectos importantes que podem levar ao conflito: Quanto ao uso dos recursos - *****Nem sempre temos todos os recursos que gostaríamos; • Quando temos que dividir o que já é pouco, geralmente temos conflito; • Pode acontecer de faltar tempo, verba, mão de obra, informação etc.

7 Também podem levar ao conflito:
- atividades muito específicas – - Às vezes achamos que só o que fazemos é importante-

8 ASPECTOS IMPORTANTES AO SE RESOLVER UM CONFLITO:
* Saber o que queremos • Saber o que o outro quer • Saber do que abrir mão. *Disposição para resolver • Quer resolver ?•Tanto faz? • Não quer resolver. *Agir de forma confiável • Procurar soluções em grupo • Reconhecer falhas e assumir responsabilidades. *Crer que é possível resolver e chegar a um acordo • Considerar o tempo um aliado • Não julgar.

9 Os conflitos são próprios das relações humanas
Os conflitos são próprios das relações humanas. É possível diminuí-los, mas não acabar com eles. O lado bom de passar por conflitos e superá-los é que eles ajudam a nos dar experiência para enfrentá-los quando acontecerem novamente. Além disso, podem fortalecer as relações entre os envolvidos, pois nos ensinam a lidar melhor com determinada pessoa, respeitá-la e combinar regras para uma boa convivência e um bom andamento do trabalho em um ambiente mais agradável.

10 O CONFLITO OCORRE QUANDO...
TIPOS DE CONFLITO O conflito que se deu entre Sônia e Zilda era do tipo interpessoal, isto é, quando pessoas têm personalidades e estilos tão diferentes que, se não forem bem administrados, podem gerar problemas. Mas existem outros tipos: TIPOS DE CONFLITOS O CONFLITO OCORRE QUANDO... Interpessoal De recursos escassos.. De poder De valores De interesses De atribuição Discutimos porque temos personalidades e estilos diferentes. Disputamos por algo que não existe suficientemente para todos. Disputamos porque algum de nós quer mandar, dirigir ou controlar o outro. Disputamos porque meus valores ou crenças fundamentais estão em jogo. Disputamos porque meus interesses ou desejos são contrários aos dos outros. Disputamos porque o outro não assume sua culpa ou responsabilidade em determinada situação.

11 • Resolver um conflito ajuda a evitar que novos apareçam.
• Medidas simples, como melhorias na comunicação, administração de tempo e atendimento de qualidade, contribuem para a diminuição de conflitos. A Prevenção de Conflitos é sempre o melhor caminho para a redução da presença deste .    “Tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas” Saint Exuperri

12 FONTE: PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL (PAP).AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR (AOE) .FUNDAP/ SEE SP/CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA./ 2010. ATIVIDADES EM GRUPOS


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