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Diretrizes Curriculares da Educação Básica Física Coordenação NRE T

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Apresentação em tema: "Diretrizes Curriculares da Educação Básica Física Coordenação NRE T"— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes Curriculares da Educação Básica Física Coordenação NRE T
Diretrizes Curriculares da Educação Básica Física Coordenação NRE T. Borba: Ariane Alves Amaral Augusto Equipe técnica DEB: Juliana Loch Marina de Lurdes Machado Maria Sélia Blonski

2 A disciplina de Física deve contribuir para que o estudante reconstrua o conhecimento historicamente produzido, o que se transformará em ferramenta para que ele se subsidie como ser humano e futuro profissional em uma sociedade em processo de globalização, tornando-o um ser crítico, criativo e inteirado com a sociedade e as tecnologias a sua volta, nas quais o mesmo interage.

3 Como? A partir de uma leitura de mundo com as ferramentas científicas, compreendendo a ciência como uma visão abstrata da realidade, que no caso da Física se apresenta sob a forma de definições, conceitos, princípios, leis e teorias, submetidos a processos de validação.

4 O ambiente escolar é um dos poucos espaços onde o cidadão comum terá contato com a produção cientifíca. Não tem sentido a Física no ensino médio se não é para o estudante tomar conhecimento das teorias físicas, envolvendo os aspectos conceituais e os relativos à natureza da ciência e da produção científica.

5 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Buscou-se um quadro conceitual de referência capaz de abordar o objeto de estudo desta ciência – o Universo – sua evolução, suas transformações e as interações que nele ocorrem –, sem desconsiderar a cultura escolar.

6 MOVIMENTO TERMODINÂMICA ELETROMAGNETISMO
São conteúdos estruturantes (campos de estudos da Física) para a disciplina: MOVIMENTO TERMODINÂMICA ELETROMAGNETISMO

7 Porque esses e não outros?

8 A disciplina de Física está vinculada a um campo de conhecimento – a Física – que embora em construção, apresenta-se bastante estruturado e solidificado Representam teorias unificadoras da Física, possíveis de ser desdobrados em conteúdos básicos para o ensino médio,

9 Os conceitos fundamentais presentes em cada uma dessas teorias compõem um referencial teórico coeso e interligado, que permite a interpretação de um fenômeno físico em vistas a totalidade do fenômeno. A disciplina de Física também deve educar para a cidadania, portanto contribuir para que o estudante reconstrua o conhecimento historicamente produzido

10 FUNDAMENTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS
A ciência é uma produção cultural humana, sujeita ao contexto de cada época Esses três conteúdos estruturantes representam teorias unificadoras da Física

11 no século XVI, a Mecânica de Newton uniu os fenômenos celestes e terrestres, sendo que suas Leis do Movimento englobam a Estática, a Dinâmica e a Astronomia; no século XIX, os estudos da Termodinâmica, que tiveram como mote as máquinas térmicas, unificam os conhecimentos sobre gases, pressão, temperatura e calor; ainda no século XIX, Maxwell inclui a Óptica dentro da Teoria Eletromagnética, concluindo a terceira grande sistematização da Física ao unir fenômenos elétricos com os magnéticos e a óptica.

12 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
conceitos fundamentais dentro de cada teoria (status de entidade física) o conjunto teórico e a visão de mundo dela decorrente (Física Clássica) a revisão do quadro teórico, o nascimento do conceito de campo, o surgimento da relatividade, e a nova visão de mundo

13 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS: SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO
fundamentar-se na História (competência técnica e didática) e na Epistemologia da Física – reconhecimento da disciplinariedade, estabelecer relações da Física com a Física estabelecer relações da Física com outros campos de conhecimento

14 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS: SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO
considerar a sociedade e o contexto histórico em que o conhecimento é produzido (DCE-Física, p ) considerar os aspectos conceituais, mas também a evolução dos sistemas físicos, suas aplicações e suas influências na sociedade, destacando-se a não-neutralidade da produção científica

15 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS: SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
considerar o conhecimento prévio dos estudantes e a diversidade presente em uma sala de aula a realidade científica constitui-se numa construção e não num mundo dado - o conhecimento científico rompe com o real imediato, tocável, palpável, visível ...

16 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS: SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
em sala de aula a mediação do professor não é aleatória, mas através do conhecimento físico a linguagem matemática é uma ferramenta para a Física, mas não pode ser considerado um pré-requisito para aprender Física

17 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
se todo conhecimento se processa contra um conhecimento anterior, então é preciso considerar o conhecimento prévio dos estudantes, porém relativizando-o. O importante é que eles compreendam que o conhecimento que eles trazem não é definitivo, não se constitui numa verdade pronta e acabada

18 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
o professor deve criar situações de ensino que propiciem um distanciamento crítico do estudante ao se defrontar com o conhecimento que ele já possui e, ao mesmo tempo, apresentar uma alternativa, isto é, a possibilidade de apreensão do conhecimento científico

19 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O papel dos livros didáticos no ensino de Física (DCE-física, 2008, p ) Os modelos científicos no ensino de Física (DCE-física, 2008, p ) Sobre o uso da História no ensino de Física (DCE-física, 2008, p )

20 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O papel da experimentação no ensino de Física (DCE-física, 2008, p ) Leituras científicas e ensino de Física (DCE-física, 2008, p ) As tecnologias no ensino de Física (DCE-física, 2008, p )

21 AVALIAÇÃO: alguns critérios
a compreensão dos conceitos físicos essenciais a cada unidade de ensino e aprendizagem planejada; a compreensão dos conceitos físicos em textos científicos e não científicos a capacidade de elaborar relatórios tendo como referência os conceitos, as leis e as teorias físicas sobre um experimento ou qualquer outro evento que envolva os conhecimentos da Física.

22 PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD)
os estruturantes devem estar presentes em todas as séries; uma série pode contemplar mais de um estruturante; O QUADRO DE CONTEÚDOS BÁSICOS ORIENTA A PROPOSTA CURRICULAR DE CADA ESCOLA E O PLANO DE TRABALHO DOCENTE

23 PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD)
a opção pelo quadro teórico implica considerar, em primeiro lugar, os conceitos e idéias fundamentais para a compreensão da teoria. A partir da teoria (princípios, conceitos, leis, idéias, definições) é possível analisar um fenômeno físico, seja um caso geral ou um caso particular . Exemplificando:

24 Experiência do copo, cartão e moeda

25 A experiência: um puxão rápido no cartão faz com que a moeda caia verticalmente no copo. A explicação normalmente dada pelos livros didáticos: Puxando rápido, por inércia, a moeda tende a permanecer onde está, cai devido a atuação da força da gravidade (Justifica pela 1a lei de Newton)

26 Mesmo fenômeno – uma outra interpretação
Na verdade, o que está em jogo é o intervalo de tempo em que o cartão é puxado (rápido, muito rápido ou devagar!!!!). (Justificam o fenômeno a 1a e a 2a Lei de Newton – variação do momentum e impulso). Para isso, é necessário que os alunos conheçam as leis de Newton, simultanemente, isto é, em conjunto.

27 PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD)
independente da seleção elaborada pelo professor, os conceitos fundamentais de cada estruturante podem e devem se relacionar por exemplo, a idéia de energia está presente nos três estruturantes. Já a construção cientifica que entende a massa como medida de inércia é inerente ao movimento e a nenhum outro, da mesma forma, o conceito de campo só alcança sentido e materialidade no eletromagnetismo.

28 PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Alguns fenômenos luminosos podem ser analisados considerando a luz como uma partícula (movimento) Outros, a luz pode ser analisada considerando o modelo ondulatório (eletromagnetismo) Daí a necessidade da Física dialogar com a Física, através de seus modelos e seus conceitos fundamentais


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