Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDiogo Guardado Alterado mais de 10 anos atrás
1
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia
2
O surgimento das teorias Campo de estudos multidisciplinar; TCs: processos técnicos, emissão, recepção, mensagem, função dos meios etc. TCs: estratégias criadas para a compreensão dos processos de comunicação; Transmitir X Compartilhar (polêmica da comunicação);
3
1. Manipulação Teoria da Agulha hipodérmica Mensagens todo-poderosas; indivíduos manipuláveis. Quais os efeitos de curto prazo? Mensagens são todo-poderosas e os indivíduos são vulneráveis e facilmente manipuláveis. Lasswell – superação da idéia (quem, diz o quê, através de que canal, para quem, com que efeito)
4
2. Persuasão Persuadir: levar a crer ou a aceitar, induzir, convencer; Poder limitado dos meios; teoria dos usos e gratificações: receptor ativo; Brasil: anos 50 – IBOPE e pesquisas; primeiramente com cunho publicitário; Mídia e eleições: Efeitos da comunicação (Collor).
5
3. Função Interesse nas funções e não nos efeitos Teoria funcionalista Papel da mídia na cura das mazelas sociais
6
4. Informação Engenharia Eficácia na transmissão de dados Dados codificados para transporte físico. Técnica: informação importante para a compreensão da comunicação. Emissor Receptor Canal Sistema Mensagem Ruído Feedback
7
5. Linguagem Preocupação com a mensagem Teorias da Lingüística (p. ex., Bakhtin) Semiótica Análise do Discurso Codificação/Decodificação – Stuart Hall
8
6. Mercadoria Indústria Cultural Economia Política da comunicação Críticas: Walter Benjamim Processo industrial corrompe a arte; Alienação A industria cultural conferiu poderes avassaladores à capacidade que a ideologia dominante possui de induzir o pensamento, a atenção e mesmo o olhar, percepção, para os pontos por ela iluminados. (KONDER, 2002)
9
Comunicação é a amplificação da cultura de um povo; Cultura construída na troca de sentidos entre as pessoas; Análise do conteúdo da emissão junto à recepção (como isso contribui para determinada disseminação cultural); Consumidor é ativo e construtor das mediações sociais 7. Cultura
10
Democratização da comunicação; Idéia crescente nos anos 80 (video, câmera, gravador) Paulo Freire Peruzzo (comunicação e cidadania) Comunicação Popular e alternativa 8. Diálogo
11
Concluindo... Então, temos várias teorias para compreender o processo de comunicação; Então, temos várias teorias para compreender o processo de comunicação; Envolve todas as áreas do saber; Envolve todas as áreas do saber; Maneiras de observação: emissor, receptor, mensagem, canal, ruído etc. Maneiras de observação: emissor, receptor, mensagem, canal, ruído etc.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.