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PublicouGabrielle Flore Alterado mais de 9 anos atrás
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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Conceito na Capes: 3 Início do Curso: Mestrado: 2008 Doutorado: ---- Apresentador(a): Francis M. de Almeida Centro de Ciências Sociais e Humanas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
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UFSM Pontos fortes do Programa Corpo Docente: há um equilíbrio entre as áreas (Sociologia, Antropologia e Ciência Política); Corpo docente jovem, altamente motivado. Em 2011 foram estabelecidos regramentos claros para credenciamento e permanência de DPs e DCs no Programa. Atividades de Pesquisa: grande número de projetos de pesquisa, relacionados aos grupos cadastrados no CNPq e estímulo ao contato entre os alunos do PPG e bolsistas de iniciação científica. Atividades de Formação: o índice de evasão do programa é baixo e tem sido mantida uma baixa média de defesas (25 meses). Infra-Estrutura: temos Núcleos de pesquisas ativos, sala de estudo e de informática, sala de aula com multimídia e internet. Inserção Social: alta inserção em Projetos de Extensão.
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UFSM Pontos fracos do Programa Corpo Docente: o grande afluxo de docentes nos anos subseqüentes à criação do curso, embora a médio prazo seja positivo, de imediato leva a um grande número de professores ainda sem produção consolidada e sem orientações concluídas. Atividades de Pesquisa: baixíssima captação de recursos externos por meio de editais. Produção Intelectual Docente: discreta publicação em periódicos com Qualis em estrato superior; concentração da publicação em livros e capítulos de livro. Produção Intelectual Discente: há pouca publicação de artigos em Qualis publicados em co-autoria entre orientador e orientando; faltam trabalhos publicados em co-autoria com os discentes em periódicos com base nas 25 dissertações defendidas (entregues juntamente com um artigo publicável). Atividades de Formação: Elevado número de docentes colaboradores; apenas 4 professores com pós-doutorado. Infra-Estrutura: Falta de uma sala de videoconferência e laboratórios. Inserção social: Falta de verba e de condições de aplicabilidade dos projetos.
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Modificar e consolidar as linhas do programa MédiaInércia institucional/resist ência do corpo docente à mudanças Mudança da área de avaliação (a médio prazo) caso as três áreas sejam mantidas separadas. 1 Aumentar o número de Bolsas de Produtividade em Pesquisa Média Grande número de novos professores no programa Critérios de área e pouca disponibilidade de bolsas 2 Realização de PROCAD/Casadinho com PPGS-USP AltaNecessária reestruturação de linhas Nenhuma – há receptividade para a proposta 3 Consolidar a Revista do Programa AltaFalta de verba / carência de suporte técnico Nenhuma4
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ingresso e assimilação de novos docentes AltaBaixa publicação docente Demora na publicação de artigos qualificados em estrato superior 1 DP - 2008200920102011 1271015
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Organização de eventos pelos Núcleos e Linhas de Pesquisa MédiaFalta de verbaFalta de verba; baixa valorização de eventos pelo Comitê de Área 1 Criação de grupos de pesquisa no CNPq para todas as linhas AltaDificuldade na reestruturação das linhas 2 Equipamentos para laboratórios de pesquisa Média – via edital Pró- Equipamentos UFSM Escassez de recursos em edital Pró- Equipamentos UFSM Critérios adotados para financiamento a pesquisa em humanas no edital CAPES Pró-Equip. 3 2008200920102011 22320 Número de projetos de pesquisa
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Publicar Artigos em Eventos e revistas com Qualis e. superior AltaFalta de verba para envio dos trabalhos Exigências para publicações 1 Distribuição equilibrada na produção intelectual MédiaAlguns DPs são extremamente produtivos, enquanto outros ainda se apresentam refratários. 2 Publicar em co-autoria com ex-alunos artigos oriundos de suas dissertações MediaResistência cultural por parte de docentes e/ou discentes Perda de contato com os ex-alunos (contornável por cessão de d.a.) 2 Divulgar a revista do PPGCS: Século XXI: Revista de Ciências Sociais Media, Divulgação no Site do PPGCS, e demais Programas da Área Manter a edição on-line atualizada Dificuldade de conseguir patrocínio p/ publicação física 3 2008200920102011 22391613(+4 proj.) Trabalhos completos em periódicos
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO Número de discentes Ingressantes em cada ano 14171317 Número de discentes matriculados em cada ano 14313236 Número de titulados em cada ano ------021113 DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano ------ Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Manter baixo prazo de defesas AltaPrazo muito elevado para qualificação (18 meses) Nenhuma1 Reformulação de disciplinas obrigatórias AltaNenhuma 2
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UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos26----- Percentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes ----------- Percentual de egressos que participam em Programas de PG 14------ Demais destinos relevantes dos egressosVariam------
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UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Metas de 2010: A criação do Núcleo de Ciência Política foi realizada. Pontos negativos: prazo elevado de qualificações de dissertação, carência de regramentos para desempenho discente, especialmente das atribuições dos bolsistas. Pontos positivos: estrutura física; distribuição do conteúdo das disciplinas; número de professores. Laboratório de Informática equipado e funcionando. Demanda dos alunos por criação de revista própria do corpo discente. Baixo número de bolsas tendo em vista a projeção do corpo discente.
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Criação da sala de editoração e distribuição da revista impressa Século Alta, a revista já possui um número impresso, edição on- line atualizada e 2º número em edição. Falta de um espaço físico próprio Demora na Inserção no Qualis 2
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidação e inserção social do Programa MédiaDesafios impostos ao corpo docente em decorrência da alta procura por áreas afins Dificuldades na inserção dos egressos em atribuições de acordo com o grau 1 Publicação de número especial da Revista Século XXI com artigos do evento “Feminilização do Trabalho” Média Falta de recursos materiais e humanos para o número adicional Nenhuma2
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UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Incentivar a produção intelectual qualificada em estrato superior (A1, A2 e B1) de docentes permanentes. Estimular a produção intelectual de docentes colaboradores visando seu credenciamento como professores permanentes. Estimular a produção discente, inicialmente a partir de colaborações com orientadores e publicar os 24 “artigos publicáveis” entregues juntamente com as dissertações já defendidas. Manter os níveis qualitativo e quantitativo das dissertações mantendo o prazo de defesas abaixo da média da área. Diminuir o número de professores colaboradores, assimilando como professores permanentes aqueles que apresentarem produção de acordo com as médias da área. Aplicação do regimento para fins de descredenciamento de eventuais professores que não apresentarem produção de acordo com as médias da área. PRINCIPAIS METAS
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