A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IAD176 - Desenho Técnico Prof. Dennis Coelho Cruz Aula 7 : Desenho Arquitetônico Planta de Situação e Localização

2 PLANTA DE SITUAÇÃO - Fornece informações detalhadas sobre a localização do terreno onde a edificação será construída, podendo conter informações específicas em função do tipo, do porte e da finalidade a que a edificação se destina. - São representados todos os elementos necessários para situar o terreno na área que o cerca, incluindo acessos, limites e orientação do terreno. - Deve conter dados disponíveis para situar o terreno da melhor forma possível, tais como: distância à esquina mais próxima, número do lote ou da edificação antiga existente no terreno, número das casas ou lotes vizinhos, orientação (indicação do norte), cotas gerais, vias de acesso ao local e logradouros adjacentes. - As escalas normalmente empregadas em plantas de situação são as de 1:200, 1:500, 1:1000 e 1:2000.

3

4 PLANTA DE LOCAÇÃO ou LOCALIZAÇÃO:
- Fornece a posição da edificação e das eventuais construções complementares no terreno. - Devem ser representados todos os elementos necessários para a correta locação da edificação no terreno onde ela será construída. - Quando a configuração do telhado é simples, pode-se representar a planta de coberta juntamente com a planta de locação, indicando-se o sentido de escoamento da água em cada plano inclinado com uma seta e o contorno externo das paredes com linha tracejada fina, sempre que este ficar encoberto pelo telhado. - Os principais dados que a planta de locação deve conter, quando disponíveis, são: orientação (indicação do norte); indicação das vias de acesso, vias internas, estacionamento, áreas cobertas, taludes e vegetação; muros e portões; marcos topográficos ou pontos de referência; cotas gerais; níveis principais, referenciando o terreno em relação ao passeio; indicação dos limites externos das edificações (recuos, afastamentos, forma e dimensões do terreno); denominação das edificações; marcação dos rebaixos no meio-fio e dos elementos do passeio (postes, hidrantes, árvores, equipamentos públicos); marcação de acessos, rampas e escadas; marcação dos telhados (com inclinações) e lajes; escalas. - As escalas empregadas são, geralmente, as de 1:200 e 1:500. - Em alguns casos a Planta de Implantação substitui a Planta de Locação.

5 Residencial Le Fèvre

6 Residencial Le Fèvre

7

8

9


Carregar ppt "Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google