A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA
Palestrante: Demetrius Ubiratan Hintz Presidente ABIPEM / IPREV SC

2 O QUE É SER GESTOR DE RPPS ?
RESPONSABILIDADE CONCIÊNCIA DETERMINAÇÃO

3 CONCIENTIZAR PREVIDENCIÁRIAMENTE
PRINCIPAIS DESAFIOS DO GESTOR DE RPPS CONCIENTIZAR PREVIDENCIÁRIAMENTE CAPACITAR TER CORAGEM DE MUDAR

4 QUAL A DIFERENÇA ? GESTÃO MUNICIPAL GESTÃO ESTADUAL

5 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)
O FUTURO DOS RPPS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)

6 O QUE É TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)
"É todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e/ou informações, tanto de forma sistêmica quanto esporádica, esteja ela aplicada no produto ou no processo."

7 EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA
UTILIZADA APENAS PARA AUTOMATIZAR DETERMINADAS TAREFAS DE GRANDE PORTE GRANDES MÁQUINAS PEQUENASMÁQUINAS AVANÇOS TECNOLÓGICOS COMPUTADORES SE COMUNICAM EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES PASSAM A LIDAR COM INFORMAÇÃO

8 INFORMAÇÃO A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que um usuário ou instituição possa tirar proveito. SEGURADO SEGURADO SEGURADO SEGURADO SEGURADO

9 RPPS sem informações dos segurados
INFORMAÇÃO A informação é fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de uma instituição ou negócio. RPPS sem informações dos segurados

10 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)
Sendo a informação um bem que agrega valor a uma instituição ou indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. SEGURADO

11 Expectativas não atendidas Revisão de prioridades
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) Ambientes que impactam constantemente na administração de recursos tecnológicos: Sistemas defasados Expectativas não atendidas Revisão de prioridades Equipamentos obsoletos

12 COMO MINIMIZAR OS IMPACTOS?
Buscar soluções certificadas pelo mercado que tragam bons resultados As escolhas precisam ser bem feitas, do contrário, gastos desnecessários, ou, ainda, perda de desempenho podem ocorrer.

13 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS RPPS
DADOS PREVIDENCIÁRIOS DISPERSOS NORMAS DE GESTÃO, ON. 01/2007 E OUTRAS. VÁRIAS REGRAS PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS DIVERSOS REQUISITOS COMBINADOS INEXISTÊNCIA DE CONTROLE DE REPASSES INEXISTÊNCIA DE CONTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADA. FALTA DE CONTROLE ATUARIAL E/OU FINANCEIRO CADASTRO CONSISTENTE E CONFIÁVEL CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS FOLHA DE BENEFÍCIOS CONTROLE DE GESTÃO E ARRECADAÇÃO SOLUÇÃO ADEQUADA TI PONTE

14 EXERCE OS CONTROLES DE GESTÃO
SOLUÇÃO ADEQUADA EXERCE OS CONTROLES DE GESTÃO CONCEDE BENEFÍCIO IMPLANTA EM FOLHA ATENDIMENTO

15 CADASTRO É A ALMA DA PREVIDÊNCIA
Então, a solução deve possuir aderência ao RPPS, ou seja, dispor em sua base cadastral de todas as informações: de caráter pessoal, do cargo, das remunerações, de dependentes, e, outras que implicarão no futuro nos resultados da concessão de benefícios e de controles de gestão.

16 SISTEMA DE RECADASTRAMENTO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS RPPS SISTEMA DE RECADASTRAMENTO MODELO DE SANTA CATARINA

17

18 A NECESSIDADE Em função da ocorrência das fraudes, da situação que se apresentou e da questão que surgiu, no final de 2007, o IPREV Santa Catarina elaborou um projeto para a criação de um sistema informatizado que viesse coibir essas práticas. O sistema iniciou o funcionamento em maio de 2008 nas 30(trinta) agências do IPREV-SC, que funcionam de forma integrada.

19 O COMEÇO PARCERIA

20 INTRODUÇÃO A identificação de pessoas através da biometria, tem sido “há muito tempo” objeto de interesse da comunidade de segurança computacional. Com o aperfeiçoamento da tecnologia e a redução no custo dos dispositivos, a biometria é considerada como uma solução eficaz para problemas de autenticação.

21 O QUE É BIOMETRIA ? Do grego: Bios - Vida Metron - Medida
Método de identificação de uma pessoa com base numa característica fisiológica (impressão digital, íris, reconhecimento de voz, entre outros).

22 O QUE É IMPRESSÃO DIGITAL ?
Constituída por cumes de fricção com poros; Os cumes formam padrões e detalhes únicos e irrepetíveis; Criada durante a vida fetal independentemente da genética; Mantem-se igual por toda a vida aumentando apenas de tamanho; Os gêmeos não têm as mesmas impressão digital embora partilhem o mesmo DNA.

23 VANTAGENS Baixo custo;
É fácil de implementar pois está pronta para massificação e os leitores são pequenos, portáteis e integráveis; É conveniente pois a “senha” não se esquece; Precisão e confiabilidade.

24 OBJETIVOS Reduzir, consideravelmente, a possibilidade de ocorrência de fraudes; Gerenciar os recadastramentos baseado na identificação biométrica (impressão digital) dos indivíduos relacionados com a instituição; Permitir identificar as pessoas de forma visual com a possibilidade de acessar o álbum de fotos atualizado.

25 ESTRUTURA

26 MÓDULO SERVIDOR Módulo instalado no computador servidor que tem por objetivos validar usuários, disponibilizar dados para consulta e processar solicitações do módulo cliente.

27 MÓDULO MASTER Módulo destinado aos administradores para manutenção de usuários, parametrização e controle de lançamentos, integração com outros sistemas e emissão de relatórios de operações, relatórios de acessos, relatórios de imagens etc.

28 MÓDULO MASTER Manutenção dos Administradores;
Parametrizações (Enquadramentos Funcionais, Documentos exigidos, Períodos e Filtros); Relatórios: Relação de Administradores; Relação de Operacionais; Relação de Funcionais; Relatório dos Recadastramentos a serem Realizados no Período; Relatório dos Recadastramentos Realizados no Período; Relatório dos Recadastramentos Pendentes no Período; Relatório dos Recadastramentos Realizados (fora do prazo) no Período; Relação de Solicitações para Recadastramento Funcional Domiciliar no Período.

29 MÓDULO MASTER

30 MÓDULO CLIENTE Módulo destinado aos usuários, servidores ou funcionários recadastradores para a operação do processo de recadastramento com funções de busca das informações do pensionista, atualização dos dados cadastrais, coleta/validação da impressão digital, captura da foto, além de relatórios operacionais auxiliares no processo.

31 MÓDULO CLIENTE

32 MÓDULO CLIENTE

33 MÓDULO CLIENTE

34 MÓDULO CLIENTE

35 MÓDULO CLIENTE

36 MÓDULO CLIENTE

37 MÓDULO CLIENTE

38 MÓDULO CLIENTE

39 Demetrius U. Hintz Presidente


Carregar ppt "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google