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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de enfermagem 7º período Processos criativos e inovações em enfermagem Profº. Julio

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

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11 Sistema Informação

12 O Sistema de Informação
O Sistema de Informação deve ser uma ferramenta de implantação dos objetivos estratégicos da Instituição e de contínuo suporte aos mesmos.

13 Qual é a principal função de um sistema de informação em saúde (S. I
Qual é a principal função de um sistema de informação em saúde (S.I.S) ? Informar.

14 Por que precisamos da informação?

15 PLANEJAMENTO AVALIAÇÃO COORDENAÇÃO FORMULAR RESPOSTAS AVALIAR AÇÕES DE SAÚDE SUBSIDIAR A TOMADA DE DECISÃO

16 O conhecimento sobre a situação de saúde de uma população requer informações sobre: *Perfil de morbidade e mortalidade *Principais fatores de risco e seus determinantes *Características demográficas sobre os serviços de saúde

17 40% da atividade da área de saúde consiste no processamento da informação.

18 Papel do Profissional de Saúde
Hoje: orientado para a atenção e cuidado do paciente controle de qualidade contabilidade documentação Passado: orientado exclusivamente para a atenção e ao cuidado do paciente

19 Distribuição da Informação em Saúde
Distribuída de forma heterogênea

20 Características dos Dados
Quais são os tipos de Dados ? Sinais: ECG, EEG, potencial evocado. Narrativas: anamnese Texto: acrônimos, abreviaturas, frases telegráficas. Dr. Henrique dos Santos Maria da Silva, 65 anos, casasda do lar Paciente História: Pacient refere aparecimento de manchase avermelhadas no nariz e face hà 3 semanas. Dopres articulares e febre hà 1 semana. Urina avermelhada hà 2 dias. Também refere falta de ar aos grandes esforços e discreto edema de membros inferiores ao final do dia. Exame Físico: Peso: 55,00Kg Alt.: 1,60m P.A. 160/100mmHg Sopro diastólico + no ápex galopando. Extertores crepitantes nas bases. Temp.: 38 Pulso: 96bpm Edema de membros inferiores Fígado doloroso à apalpação. Exames Solicitados: Ecocardiograma Creatyinina, FAN + ADN, LE, Urina I e VHS tres semanas Medidas: sinais vitais, exame físico, exames laboratoriais. Imagens: geradas por aparelhos, desenhadas pelo realizador ou examinador.

21 Níveis de Utilização da Informação
Operacional atividades de rotina exigem pouca capacidade de decisão podem ser automatizadas com facilidade Gerencial (ou Tática) atividades típicas de supervisão requerem capacidade de decisão local exigem informação gerencial Estratégico grandes decisões requerem capacidade de decisão Global exigem informação estratégica

22 OPERACIONAL: atividades de rotina exigem pouca capacidade de decisão podem ser automatizadas com facilidade Objetivos da Informatização neste nível: automação: padronização, velocidade, redução de êrros auxiliar o profissional operacional, incorporando ajuda evitar êrros, impedindo operações inadequadas Ex: Balanço hídrico de horário

23 Objetivos da Informatização neste nível:
Gerencial (ou Tática) atividades tipicas de supervisão requerem capacidade de decisão local exigem informação gerencial Objetivos da Informatização neste nível: relatórios gerenciais de rotina apoio à tomada de decisão gerencial: alertas exploração da base de dados: datawarehousing

24 Objetivos da Informatização neste nível:
Estratégico grandes decisões requerem capacidade de decisão Global exigem informação estratégica Objetivos da Informatização neste nível: tomada de decisão estratégica extração automática de conhecimento simulação e exploração dos dados

25 QUAL É A LÓGICA DE FUNCIONAMENTO DE UM SIS?
INFORMAÇÃO CPD DADOS

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28 NÍVEL PÚBLICO X NÍVEL PRIVADO

29 NÍVEL PÚBLICO S.U.S.

30 SIAB SIM SINAM SINASC SIA CNES...

31 ESQUEMA DE FUNCIONAMENO SUS

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45 SOFTWARES ESPECÍFICOS COM O PERFIL DE UTILIZAÇÃO INERENTE
NÍVEL PRIVADO SOFTWARES ESPECÍFICOS COM O PERFIL DE UTILIZAÇÃO INERENTE EX. FORMA DE SOLICITAR MEDUCAÇÃO O SISTEMA DO RHP X UNIMED

46 “O Sistema de Informação, assim como o cachorro, tem a cara do dono”
Lincoln,SP/nov/ 2011

47 A Saúde é Especial!!! Informação extremamente variada
> itens no vocabulário da saúde do dia a dia dificuldade de se estabelecer padrões: vocabulário > possibilidades diagnósticas Informação muito pouco estruturada prescrição médica, laudo médico, prontuário Prescrição de enfermagem dificuldades de se estabelecer padrões: estrutura quase linguagem natural Serviços de Saúde correspondem a empresas muito complexas 5.000 clientes e tipos de procedimentos com atendimento absolutamente personalizado!

48 Tendências Prioridade Hoje: Produção
faturamento contabilidade controle de materiais e medicamentos Visão Estratégica: Gestão da Qualidade saúde baseada em evidências redução de custos e aumento de produtividade call centers, cuidado domiciliar Visão Estratégica: Automação Total do Negócio prontuário eletrônico, Padronização do Registro Clínico

49 Perfil do Mercado Mercado Extremamente Fragmentado: Hospitais
Operadoras Consultórios Menos de 10% têm algum Sistema de Informação eficaz A fraude no sistema é da ordem de U$ 2.5/ano

50 Nível de Informatização da Saúde
Desejável Planos de Saúde Consultórios Clínicas Hospitais Seguradoras

51 Exemplos de Modelos

52 Novas Formas de Trabalho
Usar a Internet para mudar a nossa forma de trabalhar! Foco Interno Foco Externo Reinventar o Negócio! Local, Regional Global Administração Co-responsabilidade Business Intelligence Transação


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