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On Topology Construction in Layered P2P Live Streaming Networks Construção de topologia em redes P2P baseadas em camadas para streaming ao vivo Runzhi.

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1 On Topology Construction in Layered P2P Live Streaming Networks Construção de topologia em redes P2P baseadas em camadas para streaming ao vivo Runzhi Li[1], Qishi Wu[2], Yunyue Lin[2], Xukang Lu[2], Zongmin Wang[3] [1] College of Info Engineering, Zhengzhou University, China [2] Dept. of Computer Science, University of Memphis, USA [3] Henan Prov. Key Lab on Info Network, Zhengzhou University, China NOMS 2010 Apresentado por: Fernando H Gielow

2 Roteiro Introdução Trabalhos relacionados Problema tratado Solução proposta Arquitetura Formação da árvore de distribuição Exemplificação de formação da árvore Avaliação de desempenho Conclusão Análise do artigo

3 Introdução Distribuição de conteúdo multimídia Modelo cliente-servidor não funciona Diversos requisitos Baixa latência, alta banda de transmissão Necessidade de diferentes topologias e arquiteturas

4 Introdução Redes P2P Escaláveis Eficientes para compartilhamento de recursos Menos overhead centralizado Redes P2P baseadas em árvore Distribuição de conteúdo de pai para filho Como construir a topologia?

5 Trabalhos relacionados 3 arquiteturas gerais Mecanismo tree-push (ZigZag, NICE) peers recebem dados e reenviam para filhos Mecanismo mesh-pull (CoolStreaming) peers requisitam chunks de dados Mecanismo híbrido (Anysee, AHLSS) Divisão entre peers e superpeers; tree-push em superpeers e mesh-pull em peers

6 Problema tratado Construção de topologia Árvores de superpeers Árvore geradora de máxima banda média Maximização de throughput para o conteúdo Latência não é um problema

7 Solução proposta: MAB Arquitetura

8 Solução proposta: MAB BootStrap: controle centralizado Arquitetura

9 Solução proposta: MAB CHannel source peers: fontes do conteúdo multimídia Arquitetura

10 Solução proposta: MAB Super peers: árvore de encaminhamento do conteúdo Arquitetura

11 Solução proposta: MAB Normal peers: recebem o conteúdo multimídia; podem enviar chunks a outros peers Arquitetura

12 Formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB Árvore geradora de máxima banda média Considera-se apenas banda de upload Funcionamento heurístico

13 Formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB

14 Formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB peer vizinho de maior throughput total para cada vizinho, qual seria a banda máxima que sairia dele? MIN(throughput que chega, upload dividido entre filhos) cálculo do throughput total que um caminho guloso teria a partir deste vizinho

15 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 73 2 4 10

16 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 73 2 4 10 Raiz

17 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 73 2 4 10 min(7+3+4, 10/1) = 10

18 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 73 2 4 10 min(3+4, 10/1) = 7 min(7+3+4, 10/1) = 10

19 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 73 2 4 10

20 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 73 2 4 10 min(3+4, 10/2) = 5

21 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 73 2 4 10 min(3+4, 10/2) = 5 min(3+4, 7/1) = 7

22 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 73 2 4 10 min(3+4, 10/2) = 5 min(3+4, 7/1) = 7 min(2+3+4, 7/1) = 7

23 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 73 2 4 10

24 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 10

25 Exemplo de formação da árvore de distribuição Solução proposta: MAB 73 2 4 10 7 23 4

26 Avaliação de desempenho Experimentação Testbed de 20 máquinas Streaming de 500 Kbps Tx. upload aleatória entre 200 e 800 Kbps Simulação Topologia aleatória Tx. upload aleatória entre 0 e 32767 Kbps Número de nós entre 20 e 200, 20 a 20 Número de links entre 60 e 600, 60 a 60 Cenários

27 Avaliação de desempenho Resultados

28 Avaliação de desempenho Resultados

29 Avaliação de desempenho Resultados

30 Avaliação de desempenho Resultados

31 Conclusão Foi proposta uma arquitetura e uma árvore geradora que maximiza a banda média Resultados demonstram melhor escalabilidade e robustez Trabalhos futuros envolvem considerar novas métricas em uma otimização multi-objetivos C

32 Análise do artigo Algumas partes perdem o foco Prova superficial que o problema é NP-completo – pra quê? Algoritmo guloso apresentado antes do MAB Protocolo DC não apresentado Algumas figuras não são bem explicadas (Figuras 4, 5, 6) Parâmetros diferentes para simulação e experimentação C

33 Análise do artigo Análise experimental de performance apresenta poucos resultados Qual a divisão em superpeers e peers? Considera-se “throughput total” a soma das bandas Afeta o funcionamento do algoritmo Afeta a análise de desempenho C

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