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PublicouLuiza Leitao Alterado mais de 10 anos atrás
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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 7º Ano Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos, destacando as relações harmônicas e não harmônicas
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CIÊNCIAS, 7] Ano do Ensino Fundamental
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos CIÊNCIAS, 7] Ano do Ensino Fundamental Relações ecológicas São as interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica. Imagens: (A) Florence Devouard / GNU Free Documentation License. (B) Alistair era / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.
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Classificação São classificadas em: Relações intraespecíficas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Classificação São classificadas em: Relações intraespecíficas ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. Relações interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Imagens: (A) Carly & Art / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. (B) slawojar 小山 / GNU Free Documentation License
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Classificação E também são classificadas como:
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Classificação E também são classificadas como: Relações harmônicas (positivas) não há prejuízo entre os organismos associados e ao menos uma espécie é beneficiada; 1 Relações desarmônicas (negativas) ao menos um espécie é prejudicada. 1 Imagens: (A) Henry Scherren/ Public Domain. (B) Norbert Nagel/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
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Classificação geral Relações intraespecíficas Harmônicas:
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Classificação geral Relações intraespecíficas Harmônicas: Sociedade Colônia Desarmônicas: Competição intraespecífica 1 Relações interespecíficas Harmônicas: Mutualismo Comensalismo Inquilinismo Epifitismo Desarmônicas: Amensalismo (antibiose) Predatismo Parasitismo Competição interespecífica Esclavagismo (escravismo)1
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Relações intraespecíficas harmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações intraespecíficas harmônicas Sociedade: é uma interação entre indivíduos de uma mesma espécie em que há divisão de atividades; nestes casos, os indivíduos se organizam em castas, ou seja, grupos sociais, especializando-se no desempenho de suas funções; exemplos: abelhas, cupins e formigas. 2 Imagem: fir0002/ GNU Free Documentation License
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Relações intraespecíficas harmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos CIÊNCIAS, 7] Ano do Ensino Fundamental Relações intraespecíficas harmônicas Colônia: é uma interação em que há associação anatômica entre indivíduos da mesma espécie, formando uma mesma unidade; exemplos: coral-cérebro e caravela. 3 Imagem: Júlio Reis/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
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Relações intraespecíficas desarmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações intraespecíficas desarmônicas Competição intraespecífica: é quando indivíduos de uma mesma população disputam os mesmos recursos do meio que não estão disponíveis para todos; esse tipo de relação existe em praticamente todas as espécies. 4 Imagem: Warsocket/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
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Relações interespecíficas harmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações interespecíficas harmônicas Mutualismo: ambas as espécies que interagem obtêm benefícios; pode ser de 2 tipos: Obrigatório (Simbiose): toda e qualquer associação permanente entre indivíduos de espécies diferentes que normalmente exerce influência recíproca no metabolismo; exemplos: cupins e protozoários, bactérias (Rizobium) e leguminosas, líquens e micorriza. 5 Imagem: derivative work: Bildoj / Public Domain
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Relações interespecíficas harmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações interespecíficas harmônicas Mutualismo: Facultativo (Protocooperação): relação na qual determinadas espécies, embora possam viver sozinhas, associam-se em troca de benefícios; exemplos: caranguejo-eremita e anêmona-do-mar, pássaro-palito e crocodilo. 6 Imagem: Janderk/ Public Domain
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Relações interespecíficas harmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações interespecíficas harmônicas Comensalismo: associação entre indivíduos de espécies diferentes em que um deles, denominado comensal, aproveita os restos do alimento ingerido pelo outro, sem prejudicá-lo; exemplo: tubarão e rêmora. 6 Imagem: Dougduarte/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
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Relações interespecíficas harmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações interespecíficas harmônicas Inquilinismo: associação entre indivíduos de espécies diferentes em que apenas uma espécie é beneficiada (o inquilino) sem prejuízo para a outra espécie (o hospedeiro); exemplo: fierásfer e pepino-do mar. 6 Imagem: DirkvdM/ GNU Free Documentation License
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Relações interespecíficas harmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações interespecíficas harmônicas Epifitismo: quando uma espécie usa outra como suporte para fixação; exemplos: orquídeas, algumas bromélias. Imagem: Kurt Stüber/ GNU FreeDocumentation License
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Relações interespecíficas desarmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações interespecíficas desarmônicas Amensalismo (Antibiose): uma espécie inibe o crescimento ou a reprodução da outra; exemplo: fungos (Penicillium) que liberam antibióticos no meio, inibindo o crescimento de bactérias. 6 Imagem: CK-12 Foundation/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported.
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Relações interespecíficas desarmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações interespecíficas desarmônicas Predatismo: estabelece-se entre uma espécie predadora e outra espécie denominada presa; exemplo: qualquer animal que devora outros animais. 6 Imagem: MatthiasKabel/ GNU Free Documentation License
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Relações interespecíficas desarmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações interespecíficas desarmônicas Parasitismo: uma das espécies (normalmente a menor) vive sobre (ou dentro) da outra, alimentando-se dela sem, geralmente, matá-la; exemplos: lombriga (no intestino humano), piolho, etc. 6 Imagem: Soebe/ GNU Free Documentation License
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Relações interespecíficas desarmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações interespecíficas desarmônicas Competição interespecífica: disputa entre indivíduos de espécies diferentes por recursos do meio que não existem em quantidade suficiente para todos; exemplo: animais que têm o mesmo tipo de alimento (leões e hienas, por exemplo). 4 Imagem: lubye13/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic
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Relações interespecíficas desarmônicas
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Relações interespecíficas desarmônicas Esclavagismo (Escravismo): a espécie “exploradora” se beneficia dos serviços da “explorada”, que é prejudicada; exemplos: humanos e abelhas (apicultura), formigas e pulgões (para obtenção do açúcar excretado). Imagem: Souss-Massa National Park/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
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CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Sucessão ecológica É definida como o processo no qual comunidades se substituem numa sequência ordenada e gradual até que se alcance uma situação de equilíbrio, denominada clímax. 7 Imagem: Margarete Brandão/ Public Domain
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CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Sucessão ecológica As etapas que acontecerão durante a sucessão são as seguintes: Comunidade pioneira (Ecese): estágio inicial de povoamento, no qual surgem as espécies pioneiras. Ex.: cianobactérias e líquens; Comunidade intermediária (Séries): período de modificações rápidas da comunidade em que os próprios organismos modificam o meio através de sua atividade; Comunidade clímax: é a que se estabelece ao final da sucessão ecológica, com uma estabilidade compatível com as condições da região. 8
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Mutualismo (simbiose):
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Exercício de fixação Indicar a relação ecológica de cada figura a seguir: Mutualismo (simbiose): Amensalismo: Imagens: (A) derivative work: Bildoj / Public Domain. (B) CK-12 Foundation/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported
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Exercício de fixação Epifitismo: Comensalismo:
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Exercício de fixação Epifitismo: Comensalismo: Imagens: (A) Kurt Stüber / GNU FreeDocumentation License. (B) Dougduarte / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
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Exercício de fixação Parasitismo: Protocooperação:
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Exercício de fixação Parasitismo: Protocooperação: Imagens: (A) Soebe / GNU Free Documentation License (B) Janderk / Public Domain
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Exercício de fixação Colônia: Sociedade:
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Exercício de fixação Colônia: Sociedade: Imagens: (A) Júlio Reis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. (B) fir0002 / GNU Free Documentation License
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Atividade extra: montagem de cartaz
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Atividade extra: montagem de cartaz Objetivo: verificar a aprendizagem do assunto abordado através de atividade interativa entre os estudantes. Material: papel sulfite; cola, canetas, borrachas; lápis coloridos; fotos e figuras sobre relações ecológicas. Desenvolvimento: dividir a turma em grupos de até 5 estudantes; cada grupo deverá montar cartazes com figuras sobre as relações ecológicas e suas características; ao final, todos apresentarão suas obras ao demais colegas.
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Atividade extra: “Corrida ecológica”
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Atividade extra: “Corrida ecológica” Objetivo: realizar uma atividade lúdica com os estudantes, uma brincadeira interativa que exemplifique o tema; a ideia central é reproduzir um ecossistema e as relações entre os seres vivos que o compõem. Desenvolvimento: os estudantes deverão ser divididos em grupos e atribuir nomes e funções ecológicas a cada grupo. Desenvolvimento (cont.): esse procedimento pode ser feito através de sorteio de cartões simples que contenham nomes e características de alguns grupos. Por exemplo: "Grupo 1 - Produtores - Leguminosas" e "Grupo 2 - Consumidores primários - Herbívoros“; cada grupo deverá conter um número coerente de alunos, de forma que o grupo de produtores tenha mais alunos do que o grupo de predadores, reproduzindo o que é esperado em condições naturais; Fonte:
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Atividade extra: “Corrida ecológica”
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecer os diversos tipos de relações ecológicas entre os seres vivos Atividade extra: “Corrida ecológica” Desenvolvimento (cont.): determinados os grupos, a atividade em si consistirá de séries de corridas de 10 segundos em que cada aluno deverá cumprir sua função dentro das relações da cadeia ecológica e "caçar" o seu objetivo, como um jogo de pega-pega; de acordo com os grupos definidos pelo educador, devem-se delimitar algumas regras para ajudar na compreensão da atividade; por exemplo, grupos cujo objetivo seja representar o mutualismo deverão começar a correr de mãos dadas a partir do momento em que se alcançarem e só poderão ser eliminados caso o predador consiga pegar os dois estudantes simultaneamente; terminado o tempo, aqueles que não conseguirem alcançar seu objetivo por mais de uma rodada serão retirados do jogo e irão para o "espaço dos decompositores“; nas relações de predatismo, aquele que for predado transformar-se-á em predador assim que for pego.
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Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2a Florence Devouard / GNU Free Documentation License 20/09/2012 2b Alistair era / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 3a Carly & Artn / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 3b slawojar 小山 / GNU Free Documentation License 4a Henry Scherren / Public Domain 4b Norbert Nagel / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 6 fir0002 / GNU Free Documentation License 7 Júlio Reis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 8 Warsocket / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
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Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 9 derivative work: Bildoj / Public Domain 20/09/2012 10 Janderk / Public Domain 11 Dougduarte / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 12 DirkvdM / GNU Free Documentation License 13 Kurt Stüber / GNU FreeDocumentation License 14 CK-12 Foundation / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported. 15 MatthiasKabel / GNU Free Documentation License 16 Soebe / GNU Free Documentation License 21/09/2012 17 lubye13 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic
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Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 18 Souss-Massa National Park / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 21/09/2012 19 Margarete Brandão / Public Domain 21a derivative work: Bildoj / Public Domain 21b CK-12 Foundation/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported. 22a Kurt Stüber/ GNU FreeDocumentation License 22b Dougduarte/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 23a Soebe/ GNU Free Documentation License 23b Janderk/ Public Domain 24a Júlio Reis/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 24b fir0002/ GNU Free Documentation License
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