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PublicouHugo Hiza Alterado mais de 9 anos atrás
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Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite
Microlins Sat Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite
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Equipe Edumed Prof.Dr. Renato Sabbatini
Profa.Dra. Silvia Helena Cardoso Prof. Dr. Sérgio Vargas Eng. Marcelo Sabbatini Eng. Alexandre Sabbatini
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Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional Coordena consórcio de 25 universidades e associações científicas para desenvolver uma rede de educação a distância 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas
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Consórcio EduVirt Universidade Federal do Amazonas
Escola de Saúde Pública do Ceará Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Goiás Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Campinas ...
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Parcerias e Apoios
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Realizações Redes Edumed e Eduvirt Biblioteca Digital Multimídia
Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave Desenvolvimento de cursos on-line (mais de alunos em 2002) Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas Centro corporativo em Campinas
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Tecnologias EaD utilizadas
Videoconferência Internet Teleconferência
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Objetivos Estruturar uma operação de oferta de cursos a distância via satélite: derivados do atual acervo de cursos da Microlins; outros cursos especialmente criados para este formato Educadores de alto nível em estúdios centrais de geração de aulas Para esta finalidade, criar a Microlins Sat, com atuação nacional e internacional
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Modelo de Franqueamento
Venda de unidades compactas (uma a duas salas) em cidades com menos de 30 mil (S/SE) e 50 mil habitantes (N/NE/CO) Baixo valor de investimento (a partir de 39 mil reais, incluindo taxa de licenciamento) Pagamento de royalties fixos por sala, independentes do faturamento Alta rentabilidade para o investidor: equilibrio em 7 meses, retorno do investimento em 13 meses, incluindo retirada de pro-labore.
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Tipos de Unidades Unidade Tipo I: Unidade Tipo II:
Sala com 30 a 40 cadeiras Para aulas multidisciplinares Dotadas de um computador e uma unidade de satélite Unidade Tipo II: Sala adicional com 6 a 10 microcomputadores em rede, dois alunos por computador Para aulas de informática e cybercafé Utiliza a mesma antena da sala tipo I
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Conexão via satélite TV Internet
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O formato dos Cursos Aulas expositivas por teleconferência
Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa Monitor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor
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Projeto Técnico e Pedagógico da Microlins Sat
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Componentes Centro Gerador de Conteúdo, formado por um centro de controle técnico, call center de apoio e estúdios geradores de aulas, e que envia para: Teleporto, onde se encontram o datacenter, o hub e a antena de subida, e o acesso à Internet O satélite geoestacionário, fixo a uma altitude de km As salas de recepção, que contam com unidade de acesso satelital, com antena e decodificador
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Componentes Satélite Antena parabólica de subida Terminal de acesso
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Componentes Datacenter Teleporto Equipamento Hub
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Componentes Centro de Operações de Rede Estúdio de geração
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Estúdio de Geração de Aulas
Camara video Videocassete Camara de documentos MPEG Encoder Microfone lapela Monitor TV Computador professor Computador assistente Satélite
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Antena e decodificador
Sala de Recepção de Aulas Antena e decodificador satélite Impressora Modem satélite IP Vídeo Computador Sistema de som Scanner TV Gravador VHS Microfone sem fio Telefone
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Satélite Bidirecional
Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD Geração de Conteúdo IP Modem 360E TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD IP Internet Modem 360E TV VCR IRD Downlink: satélite Uplink: satélite
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Necessidade e Vantagens do Satélite Bidirecional
Apenas 10% das cidades brasileiras têm acesso em banda larga à Internet 90% dos municípios brasileiros têm menos de habitantes, e 63% têm menos de habitantes O satélite pode ser colocado virtualmente em qualquer lugar do país, dando acesso tanto à programação de vídeo, quanto o acesso à Internet, através da mesma antena Antena de pequeno porte (96 cm a 1,3 m), de fácil instalação Modelo de serviço (equipamento colocado em comodato, taxa mensal inclui conectividade, serviço, suporte e manutenção)
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Grupo Fechado de Usuários
Modularização Um estúdio em Campinas transmitirá uma aula simultaneamente para até 50 a 150 salas remotas, dependendo do tipo de curso Um professor dará aula para a alunos O mesmo professor dará aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários
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Centro de Geração de Conteúdo
O CGC terá vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores crescerá gradativamente respondendo à demanda O CGC contará com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.
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Modelo de Venda O CGC oferecerá uma grade básica de programação com os cursos Microlins Pela taxa periódica fixa (royalties), o franqueado poderá “assinar” e receber quantos cursos desejar dessa grade (assinatura) O CGC oferecerá também cursos extras (pay-per-view ou PPV), com um preço fixo por turma O franquado poderá alugar seus horários livres para o CGC usar para projetos especiais (PE) A composição da grade de assinatura será de exclusiva decisão da franqueadora e poderá crescer de acordo com o interesse desta.
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Grade de Programação Estúdio 1 Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom VEN SEC CAP
INF
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Cursos Extra Estúdio 1 Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom MAT VEN SEC PPV CAP
INF
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Satélite Unidirecional
Salas de aula Conversor do sinal Geração de Conteúdo Retorno Terrestre TV VCR HUB Conversor do sinal TV VCR Internet Downlink: satélite Uplink: terrestre
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Como se dá a interação em aula (multicasting interativo)
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Software de Videoconferência
Professor recebe perguntas e comentários em tempo real através de batepapo (chat) de texto, comandados pelos monitores Perguntas podem ser respondidas no ar Periodicamente, uma classe pode enviar sua imagem de vídeo (webcam) e áudio (microfone sem fio) para dialogar diretamente com o professor em tempo real
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Transmissão da aula Estúdio Salas remotas
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Solicitação de interação
Estúdio Salas remotas
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Cessão da interação Estúdio Salas remotas
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Retomada da aula Estúdio Salas remotas
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Protagonistas Coordenador educacional Coordenador do curso
Educador: ministra a aula, interage com o monitor e alunos, etc. Assistente: auxilia o professor no intercâmbio com os monitores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala Monitor local: coordena as atividades da sala, mantém a ordem, intermedia as ações do professor, passa exercícios e provas, etc. Tutor on-line: gerencia e treina os monitores, responde a perguntas feitas pelo fórum, etc.
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EaD pela Internet Uso pelos monitores, a partir da sala de aula ou pelos alunos, na sala de micros; Acesso por senha individual; Uso de ambiente on-line de apoio ao ensino e aprendizagem;
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Ambiente TelEduc Inscrição on-line do monitor e do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, ) Aprendizado independente e colaborativo
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Conhecendo o monitor
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Controle de Acessos
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Planejamento
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Plano e Execução Desenvolvimento do projeto Projeto educacional
Projeto tecnológico Projeto comercial Operacional
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Projeto Educacional Desenvolvimento da metodologia didática (EPCIS)
Adaptação dos cursos existentes para a nova mídia e pedagogia Planejamento didático dos cursos Elaboração dos manuais e vídeos de treinamento Desenvolvimento dos sites de suporte Recrutamento e treinamento dos educadores, tutores e assistentes Treinamento dos monitores Testes piloto e aperfeiçoamento da metodologia
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Projeto Tecnológico Desenvolvimento das tecnologias de vídeo, Internet, videoconferência, etc. Homologação das ferramentas Qualificação e contratação da provedora do segmento satelital Aquisição e montagem do CGC Aquisição e instalação dos equipamentos de videoconferência Entrega e instalação dos equipamentos Testes piloto e aperfeiçoamento
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Projeto Comercial Elaboração da COF, contrato, etc. Contratação do CGC
Desenvolvimento da estratégia de divulgação, marketing e vendas Vendas e assinatura de contratos
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Projeto Operacional Desenvolvimento do treinamento dos franqueados
Instalação das antenas na franqueadora e másteres, treinamento Treinamento dos franqueados Lançamento e inauguração das franquias Desenvolvimento do sistema de faturamento Início das operações
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Metas do Negócio Início das operações em outubro 2004
Cerca de 200 franquias no início das operações Venda média de 40 franquias por mês Meta de unidades em 4 anos 10 a 12 canais de satélite no auge da operação
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Taxas Taxa de licenciamento: R$ , em 10 prestações de R$ 1.500, a partir do segundo mês do contrato Taxa de habilitação de tecnologia: R$ (a vista no contrato) Royalties: R$ 500 nos meses 1 a 3, R$ 700 nos meses 4 a 7, R$ nos meses subseqüentes Taxa de acesso à tecnologia: R$ 885 por mês, a partir de 30 dias depois da entrega
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Participações Midia e merchandising: 10% sobre a taxa de licenciamento
Másteres: 35% (licenciamento e royalties) Franqueadora: 32% (licenciamento e royalties) Operação e infraestrutura: 33% sobre os royalties e R$ sobre cada licenciamento
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Custos da Operação Investimentos:
Aquisição dos equipamentos para o CGC (áudio, vídeo, transmissão, servidores, hardware e software) Instalação dos links com teleporto e satélite
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Custos da Operação Custeio:
Salários de pessoal técnico, administrativo, operacional e docente auxiliar Pro-labores de docentes e diretores Serviços de terceiros, custos legais, impostos e taxas Aluguel, utilidades, telefonia, seguros, limpeza, manutenção e segurança do CGC Taxas mensais de utilização do datacenter, link e canais de satélites
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Cursos Iniciais Capacitação em Rotinas Administrativas
Telefonista, Recepcionista e Telemarketing Capacitação em Vendas Supletivo de Primeiro e Segundo Graus Operador de Computadores Programação de Computadores Webdesign
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Expansão
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Outros Negócios Montagem da TV Digital Interativa Microlins;
Criação de um sistema a distância de cursos de reciclagem e educação permanente para os ex-alunos; Parcerias com universidades para cursos superiores Criação de conteúdos para novos cursos presenciais do Grupo Microlins. Formação de professores Novas profissões de nível médio da saúde Negócios em informática Preparação para concursos Capacitação gerencial em nível médio
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Cursos Preparatórios para Nível Fundamental e Médio
Vestibulares Concursos públicos de prefeituras e estados Preparação para ENEM Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc. Agentes policiais, fiscais, etc.
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Cursos Preparatórios para Nível Superior
Residência, Provão Exame da OAB Auditores da receita, fiscais, oficiais de justiça, etc. Promotores, procuradores e juizes Ingresso no magistério
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Profissões de Nível Médio da Saúde
Auxiliar de farmácia Assistente de pesquisa Educador popular de saúde Agente comunitário de saúde Auxiliar de faturamento médico-hospitalar Técnico de radiologia Técnico de engenharia clínica Técnico massoterapeuta Técnico de terapia ocupacional Técnico de nutrição Técnico de enfermagem Recepcionista/secretária de clínicas Auxiliar de dentista Auxiliar de fisioterapeuta Auxiliar de laboratório clínico Técnico de saúde ambiental Técnico de informática em saúde e arquivo médico Representante farmacêutico
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Curso de Capacitação Gerencial para Negócios
Objetivo: formar gerentes de nível médio para micro e pequenas empresas no comércio, indústria, serviços e agronegócios Carga horária: 144 horas, 3 horas por semana Duração: 12 meses Material: totalmente apostilado, discussão de casos, clipes de vídeo, discussão prática
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Curso de Capacitação Gerencial para Negócios
Programa: 12 módulos de 12 horas Gestão de RH Gestão de Custos Gestão Financeira Gestão de Marketing Qualidade Total Estratégia Empresarial Contabilidade Informática Gestão de Projetos Estudos de Casos
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Exemplo de Faturamento
Bruto por classe de 20 R$ 120 x 12 =R$ Royalty fixo R$ break-even 5 Lúquido do franqueado R$ ou 1883/mes Bruto 50 classes R$ Conteúdo/docência 40% = R$ Franqueadora 15% = R$ Máster franqueador 14% = R$ Infraestrutura/tecnologia 31% = R$
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Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Presidente, Instituto Edumed
Contato Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Presidente, Instituto Edumed (19)
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