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Ciclo evolutivo da Logística

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Apresentação em tema: "Ciclo evolutivo da Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo evolutivo da Logística
LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 2

2 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LOGÍSTICA
DÉCADAS DE 90 / 00 SERVIÇO AO CLIENTE DÉCADA DE 80 SISTEMA INTEGRADO DÉCADA DE 70 TRANSPORTE, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO

3 CICLO EVOLUTIVO DA LOGÍSTICA
ATÉ OS ANOS DÉCADA DE DÉCADA DE DÉCADA DE BUSCA POR EFICIÊNCIA INTEGRAÇÃO EXTERNA ( SUPPLY CHAIN ) ERA DE ESPECIALIZAÇÃO SERVIÇO AO CLIENTE INTEGRAÇÃO INTERNA SISTEMAS DESINTEGRADOS VANTAGEM COMPETITIVA BUSCA POR EFICÁCIA

4 EVOLUÇÃO DA VISÃO LOGÍSTICA REQUERIMENTOS
GESTÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO LOCALIZAÇÃO DE FÁBRICAS ALOCAÇÃO DE PRODUTOS DAS FÁBRICAS PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NÍVEL DE SERVIÇO GERENCIAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO REDE DE DISTRIBUIÇÃO E CANAIS GESTÃO DE ESTOQUES PREVISÃO DE DEMANDA PROCESSAMENTO DE ORDEM DE PRODUÇÃO RELATÓRIOS DE GESTÃO GERENCIAMENTO DE RISCO GESTÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO SEPARAÇÃO, MONTAGEM E TESTES EMBALAGENS, ENDEREÇAMENTO FOLLOW-UP DA ORDEM DE PEDIDOS MONTAGEM DE CARGAS DESEMBARAÇO DA CARGA CONSOLIDAÇÃO E UNITIZAÇÃO DE CARGAS SERVIÇOS LOGÍSTICOS TRANSPORTE E ARMAZÉM ARMAZENAGEM TRANSPORTE

5 PRINCIPAIS MACROPROCESSOS LOGÍSTICOS
SUPRIMENTOS FORNECEDOR OPERAÇÕES TRANSPORTADOR DISTRIBUIÇÃO FÍSICA FÁBRICA DISTRIBUIDOR VAREJO LOGÍSTICA REVERSA CONSUMIDOR

6 Fases na mudança de natureza da relação entre produtores e varejistas
Fase I Fase II Fase III Integração relação associativa Racionalização caracterizado pela Relação negocial procura conjunta de caracterizado soluções. poder de barganha das empresas. Pioneiro Relação de compra e pela persuassão pessoal dos compradores e vendedores.

7 Atividades logísticas primárias
transportes. manutenção de estoques. processamento de pedidos.

8 Atividades logísticas secundárias ( de apoio )
obtenção de insumos. programação de produção. manuseio de materiais. embalagem. armazenagem. manutenção de informação.

9 CICLO CRÍTICO CLIENTES MANUTENÇÃO DE ESTOQUE TRANSPORTES
RELAÇÃO ENTRE AS TRÊS ATIVIDADES PRIMÁRIAS PARA ATENDER CLIENTES: CLIENTES PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS DOS CLIENTES MANUTENÇÃO DE ESTOQUE TRANSPORTES

10 HÁBITOS DOS CLIENTES Querem ter à disposição produtos que proporcionam comodidade. Com pouco tempo disponível, procuram cada vez mais produtos prontos para consumo. Procuram preço baixo, conforto e serviços rápidos dentro das lojas. A tendência é que o auto-atendimento passe a predominar no varejo. O cliente não tem tempo de ficar perdido dentro da loja. O cliente precisa encontrar o que procura o mais rápido possível, caso contrário não volta mais.

11 Como encantar o cliente
Os principais executivos devem se empenhar no corpo à corpo com os clientes. Visitá-los regularmente, respondendo a seus telefonemas e cartas. Todos os funcionários precisam ser envolvidos na prestação do melhor serviço ao cliente. Na hora da verdade, o cliente as decisões devem ser tomadas no ato pelo funcionário que estiver na linha de frente.

12 Como encantar o cliente
As necessidades e desejos dos clientes estão em constantes mudanças. Ouvir sempre o cliente para ajustes necessários nos produtos e serviços. Trabalhar em parceria com o cliente auxiliando quanto à melhor forma de utilizar o produto ou serviço. A satisfação do cliente deve ser importante na análise de desempenho. Investir em treinamento dos funcionários em conceitos de qualidade total e técnicas de relações humanas.

13 Conhecer as necessidades dos clientes
O que se torna mais importante para o cliente Entregas rapidíssimas no mesmo dia, ou no tempo total do ciclo do pedido? Entregas relâmpagos, no mesmo dia da nota fiscal, ou a confiabilidade da entrega em uma data e horário previamente estipulada?

14 Rota de Entregas Fatores que afetam o estabelecimento de uma rota de entregas: Limites de atendimento. Previsão de itinerários. Estabelecimentos de itinerários. Restrições de tráfego. Tipos de rotas. Cálculo de quilômetragem do itinerário. Necessidades de veículos.

15 Tipos de Rotas Itinerário Homogêneo ou por Bloco:grupo de clientes com visitas similares. Itinerário Seletivo: clientes mais importantes em termos de potencial de compra. Itinerário Circular: clientes colocados em uma lista sequenciada de atendimento em rota de forma circular. Entrega de Emergência: clientes fora dos dias fixados de visitas. Entrega Particular: atendimento através de itinerário especial.

16 Itinerário de entregas

17 Elementos do Sistema Logístico
Localização das fontes de suprimentos. Aquisição e controle de insumos. Meios de transportes. Armazenagem de matérias-primas e materiais auxiliares. Capacidade de máquinas e equipamentos de produção. Armazenagem de produtos acabados. Movimentação interna de insumos e produtos acabados. Comunicações e controles.

18 Fatores na Distribuição de Produtos
número, tamanho a localização das unidades fábris. número e localização de depósitos e armazens. a localização geográfica dos mercados. quantidade e tipos de produtos em linha de comercialização. disponibilidade do produto. a frequência de compra dos clientes.

19 Abastecimento do Varejo
SISTEMA COMUM INDÚSTRIA DEPÓSITO REGIONAL DISTRIBUIDOR VAREJO DO FABRICANTE ATACADISTA SISTEMA IDEAL INDÚSTRIA VAREJO

20 Parceria Fornecedor / Varejo ( aspecto comercial )
De : Comercialização Preço Condição Promoção Para : 1. Comercialização 2. Marketing e Promoção 3. Tecnologia 4. Logística 5. Nível de Atendimento 6. Recursos Humanos

21 EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA COMERCIAL
PRODUTOR VAREJO EFICIÊNCIA DO FABRICANTE COMERCIANTE SISTEMA CONCEPÇÃO DO PRODUTO LOGÍSTICA DA EMPRESA PREÇO DE VENDA PREÇO DE COMPRA LOGÍSTICA DA EMPRESA PREÇO COMPETITIVO AO CONSUMIDOR CONCEPÇÃO DO PRODUTO LOGÍSTICA DO PRODUTOR + LOGÍSTICA DO COMÉRCIO PREÇO COMPETITIVO E LUCRATIVO NO MERCADO

22 Abastecimento do Varejo
Sistema de ressuprimento contínuo: adequar o ritmo de abastecimento com a demanda. 2. Sistema de distribuição fluída: eliminar custo, tempo, espaço e manuseio. 3. Organização logística integrada: operações e funções coordenadas do fornecedor ao ponto de venda. 4. Indicadores de performance logística: medir para melhorar.

23 EDI-ELETRONIC DATA INTERCHANGE ( INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS)
Troca eletrônica de documentos, como ordem de compra, autorização, faturas e notas fiscais em formatos padronizados, de computador entre empresas.

24 EDI- ELECTRONIC DATA INTERCHANGE ( INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS )
Existe um padrão ou linguagem internacional, que permite troca eletrônica de dados entre fornecedores, varejistas e transportadores.

25 Códigos de Barras Simbolo representado por uma série de barras que contém informações codificadas que podem ser reconhecidas por leitores eletrônicos usados para facilitar a introdução de dados nos computadores.

26 Códigos de Barras Tem de ser padrão de início ao fim da cadeia logística para propiciar uma linguagem comum entre os parceiros comerciais. Existem dois padrões de codificação reconhecidos oficialmente.

27 Códigos de Barras Sistema UPC ( Universal Product Code) adotados nos EUA e CANADÁ e administrado pela UCC-Uniform Code Concil. Sistema EAN ( International Article Numbering Assotiation) utilizado pelo resto do mundo e administrado pela EAN.

28 Códigos de Barras Afim de que a existência de dois sistemas internacionais não atrapalhasse o comércio entre os países, nos meados da década de 80 houve um acordo entre a UCC e a EAN. Surgiu um código padrão UCC/EAN, compatibilizando as estruturas dos dois códigos.

29 Códigos de Barras APLICAÇÃO DO SISTEMA:
Torna possível o acompanhamento de toda a movimentação de cargas. Acompanha desde a saída da linha de produção até a chegada ao consumidor final. Permite a individualização de pedidos,controle de estocagem e separação de mercadorias. Torna ágil as operações logísticas. Permite o rastreamento das mercadorias. Contabilização das movimentações.

30 Unitização de Cargas Significa organizar cargas e uni-las de forma a facilitar seu transporte e manuseio. A principal ferramenta é o palete.

31 Uso do Palete Aumento da capacidade de estocagem.
Redução de largura dos corredores. Economia de mão de obra. Redução de custos.

32 Equipamentos de Movimentação

33 Armazenagem

34 Recepção e Expedição Minimizar as operações logísticas:
Entrega paletizada reduzindo custos e tempo. Otimização pelo uso do palete na movimentação e armazenamento de mercadorias. Utilização de código de barras e a tecnologia de radiofrequência. Melhoria do fluxo da qualidade do fluxo de informações.

35 Separação de Pedidos Retirada de qualquer item do estoque para atender aos pedidos dos clientes internos e/ou externos. Um dos mais importantes do cíclo logístico, por consumir cerca de 60% dos custos operacionais de armazenagem.

36 Manuseio Há excessos de manuseio das mercadorias.
Vulneráveis a danos e perdas. Na cadeia de distribuição física, até chegar ao ponto de venda, um produto pode passar por cerca de 15 manuseios. Os excessos de manuseio das mercadorias,são decorrentes da falta de equipamentos de movimentação. Pequena escala de distribuição paletizada no Brasil.

37 Carga ou Descarga DOCAS: Interface entre a expedição e os transportes com a finalidade de facilitar o carregamento e descarregamento de mercadorias.

38 Carga ou Descarga As operações junto aos veículos, feitas manualmente são lentas. Pelo sistema manual, uma carreta pode demandar um tempo de até 2 horas para cada operação. Normalmente mobiliza de 3 a 4 pessoas. Numa situação de operação paletizada, pode ser reduzido até 15 minutos.

39 Filas de Caminhões Em momentos de pico, um veículo pode aguardar até 6 horas para iniciar uma operação de carga ou descarga.

40 Cross - Docking Frete que é descarregado de um caminhão, passa pela plataforma de carregamento e é carregado em um ou mais caminhões sem permanecer em estoque.

41 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
CONCEITO : Estuda como administrar de maneira rentável, os serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de manuseio , movimentação interna, armazenagem e transportes que visam facilitar o fluxo de insumos e produtos MARCÍLIO CUNHA

42 Cadeia de Suprimentos – Supply Chain

43 CADEIA DE SUPRIMENTOS Trata de todas as atividades de movimentação
e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição de insumos até o ponto de cosumo final , acompanhados dos fluxos de informações , com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.

44 A CADEIA DE SUPRIMENTO As empresas estão obtendo vantagens
competitivas por meio : do aumento dos níveis de serviços ao cliente. da redução de estoques em todas as etapas da cadeia. da redução dos custos de movimentação e armazenagem de mercadorias.

45 MERCADORIAS O VAREJO ATUAL
É constituído na combinação de dois fatores chave desse setor : LOCALIZAÇÃO MERCADORIAS

46 Qualidade da mercadoria. Atenção dos funcionários. Ambiente da loja.
VALOR PARA O CLIENTE Equivale a todos os benefícios que ele recebe em troca do esforço representado pelo ato de compra. Benefícios : Qualidade da mercadoria. Atenção dos funcionários. Ambiente da loja. Comodidade na compra.

47 PRODUÇÃO X LOGÍSTICA X MARKETING
EMPRESA Atividades típicas Controle de qualidade Planejamento detalhado Manuseio interno Manutenção de máquinas e equipamentos Fabricação de produtos e serviços Atividades de interfaces Programação da produção Localização industrial Compras de matérias-primas Transportes de fornecedores Estocagem de materiais Manutenção de estoque Processamento de pedidos Preparação de pedidos Armazenagem Manuseio de materiais Roteirização de entregas Padrões de níveis de serviço Localização de depósitos Formação de preço Embalagem Distribuição física de produtos Promoção, propaganda e merchandising Pesquisa de mercado Mix de vendas Administração da força de vendas PRODUÇÃO LOGÍSTICA MARKETING

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