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Os desafios que o turismo lança ao imobiliário. Destino turístico Algarve.

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Apresentação em tema: "Os desafios que o turismo lança ao imobiliário. Destino turístico Algarve."— Transcrição da apresentação:

1 Os desafios que o turismo lança ao imobiliário

2 Destino turístico Algarve

3 Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) - Linhas orientadoras para o Algarve - Factores distintivos:  Qualidade das praias, areia, temperatura da água  Qualidade dos campos de golfe  Oferta multi-segmento  Beleza da zona da Ria Formosa Conceito/ objectivo da região:  Requalificação com crescimento e valor (aumento de receitas por cliente): Sol e Mar multi-segmentado e estação alargada Reduzir a sazonalidade potenciando o Golfe e o Turismo de Negócios Desenvolver zonas image-builders para Sol e Mar  Aumentar diversidade, desenvolvendo outros produtos  Potenciar resorts Integrados com oferta hoteleira de referência internacional Principais recursos: (não exaustivo)  Praias e falésias  Campos de golfe  Marinas  Diversidade da oferta hoteleira  Capacidade hoteleira disponível fora do período de Verão Fonte: PENT

4 Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) - Contribuição dos produtos por região - Fonte: PENT

5 Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) - Produtos vs Sazonalidade - Fonte: PENT

6 Actividade turística no Algarve

7 Análise da evolução da actividade turística do Algarve - Procura turística - Movimento de passageiros do Aeroporto de Faro, por principais países de origem/ destino de voo, 1998-2008

8 Análise da evolução da actividade turística do Algarve - Procura turística - Movimento mensal de passageiros do Aeroporto de Faro, 1998, 2003, 2008

9 Análise da evolução da actividade turística do Algarve - Procura turística - Estada média nos estabelecimentos hoteleiros do Algarve e Portugal, 1998-2008

10 Resumo da actividade turística - Algarve 2008 - Fonte: Turismo de Portugal, IP e Associação Algarve Golfe, dados tratados

11 Análise da performance turística do Algarve comparativamente com as outras regiões de Portugal

12 Turismo residencial e de resort integrado

13 Turismo de Resort Integrado / Turismo Residencial Turismo de Resort Integrado – constituído por pessoas que viajam com o objectivo de gozar férias em resorts integrados de nova geração, nos quais é oferecido um conjunto variado de experiências e actividades, sob uma gestão mais ou menos integrada. Muitos destes resorts poderão ser um destino de férias em si Turismo residencial – composto por pessoas que têm acesso ao tipo de propriedade em alojamentos situados em áreas turísticas. Uma percentagem crescente desta propriedades situa-se em resorts integrados

14 Oportunidades Aparecimento de novas necessidades a satisfazer –Cenários muito cuidados; –Segurança; –Variedade de actividades; –Sensação de exclusividade; –Novas experiências; –Estados emocionais positivos.

15 Oportunidades Aparecimento de novos segmentos de mercado (proprietários) –Residente alternativo (profissionais liberais e empresários que alternam a residência entre país de origem e outro de clima mais ameno); –Reformados; –Investidores.

16 Oportunidades Aparecimento de novos segmentos de mercado (turistas) –Turista interactivo – grande quantidade de actividades no mesmo resort; –Turista de interesses especiais – resorts onde pode desfrutar dos seus hobbies gostos.

17 Ciclo de vida do destino

18 O produto no Algarve

19 Linhas de actuação

20 Obrigado! ENTIDADE REGIONAL DE TURISMO DO ALGARVE [Divisão de Estudos e Projectos] Tel.: + 351 289 800 510 | Fax: + 351 289 800 440 E-mail: dep@turismodoalgarve.pt www.visitalgarve.pt | www.rtalgarve.pt


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