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Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, Câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.

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1 Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, Câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre

2 Objetivo Geral Fazer com que o aluno desenvolva o raciocino lógico por meio de algoritmos, aplicado na linguagem de programação C/C++, e fazendo com que o mesmo empregue esses conhecimentos na prática das suas habilidades.

3 Objetivo Específico Conhecer algumas linguagens de programação e suas características; Desenvolver a habilidade de raciocínio lógico por meio dos conceitos algorítmicos; Dominar os conceitos básicos da linguagem de programação C/C++, bem como saber usar um ambiente de desenvolvimento de aplicações voltado para a linguagem (editor, compilador, depurador); Conhecer os comandos, operadores, tipos de dados básicos da linguagem, bem como, saber usar corretamente sub-rotinas e passagem de parâmetros por valor e por referência; Ser capaz de utilizar os recursos de entrada/saída oferecidos pela linguagem de programação: entrada de dados pelo teclado, escrita de dados na tela; Ser capaz de projetar, implementar e testar pequenas aplicações (programas) que façam uso dos algoritmos e comandos da linguagem C.

4 Conteúdo Programático Introdução a Programação História e Avanços Algoritmos VS Programa Linguagens de Programações e suas Características Lógica de Programação por meio de Algoritmos Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 4

5 Conteúdo Programático Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 5 Linguagem de Programação C/C++ Variáveis Principais Tipos de Variáveis Conversões de Tipos Regras Identificadores Válidos Convenções Palavras Chaves

6 Conteúdo Programático Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 6 Sistema de Entrada e Saída de Informações Printf Scanf Operações usando Operadores Aritméticos Operadores Convencionais Operadores de Incremento Operadores de Decremento

7 Conteúdo Programático Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 7 Estruturas de Condições If Else Aninhação Switch Estrutura de Repetição While Do While For

8 Conteúdo Programático Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 8 Funções Passagem de Parâmetro por Valor Variáveis Globais e Locais Outros Tipos de Variáveis Vetores Biblioteca String Biblioteca Math

9 Métodos de Avaliação Estimativas Avaliações = 85% (aproximadamente 4) Exercícios Práticos = 15% Todos os métodos de avaliação serão analisados durante o decorrer do curso para se adequar ao tempo e a desenvoltura da turma em geral.

10 Comunicação As aulas estarão disponíveis em https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~michelle.nery/ https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~michelle.nery/ E-mail: michelle.nery@ifsuldeminas.edu.br

11 Bibliográfica Bibliografia Básica MANZANO, J.; OLIVEIRA, J. F. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 17. ed. São Paulo, Editora Érica, 2005. FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPACHER, H. F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo, Prentice Hall, 2005. MOKARZEL, F.C.; SOMA, N.Y. Introdução à ciência da computação. Rio de Janeiro: Campus, 2008. Bibliografia Complementar KERNIGHAN, B. W; RITCHIE, D. M. C. A linguagem de programação padrão ANSI. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Campus, 1990. SCHILDT, H. C Completo e Total. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 1996. FARRER, H. et al. Algoritmos estruturados. Rio de Janeiro: LTC, 1999. KERNIGHAN, B.W. C: a linguagem de programação. Rio de Janeiro: Campus, 1986. DE SOUZA, M. A. F.; GOMES, M. M.; SOARES, M. V.; CONCILIO, R. Algoritmos e lógica de programação. Sao Paulo: Thomson, 2004. Recomendação DAMAS, L. Linguagem C, Rio de Janeiro: LTC, 2013.

12 Regras 1. Proibido uso de celular em sala de aula. 1. Acessórios como os fones de ouvido também são proibidos durante a aula. 2. O horário de aula, ou seja, o tempo em sala de aula, está descrito no plano pedagógico do curso, portanto sair mais cedo ou chegar mais tarde, somente a critério do professor.


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