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INSTRUTOR: SCOPINO AULA 5

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Apresentação em tema: "INSTRUTOR: SCOPINO AULA 5"— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUTOR: SCOPINO AULA 5
AULAS UMEC 2005 INSTRUTOR: SCOPINO AULA 5 INSTRUTOR SCOPINO

2 IDENTIFICO ONDE ESTÁ A FALHA ?
PERGUNTA DA AULA 4 ? SE O FREIO DE PEDAL ESTÁ BAIXO COMO IDENTIFICO ONDE ESTÁ A FALHA ? INSTRUTOR SCOPINO

3 RESPOSTA DA PERGUNTA DA AULA ANTERIOR:
SE A FALHA FOR ENTRADA DE AR, ACIONANDO (bombando) O PEDAL DEVE SUBIR SE A FALHA FOR REGULAGEM INCORRETA DE LONAS, ACIONANDO O FREIO DE ESTACIONAMENTO O PEDAL TENDE A SUBIR INSTRUTOR SCOPINO

4 VÁLVULAS AUXILIARES E FLUIDO DE FREIO
Estou trazendo a vocês, amigos da UMEC o conceito teórico apresentado pelas aulas do SENAI PARANÁ na visão e no dia-a-dia do CENTRO DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA. E a 5ª aula ,como vocês já acompanharam na teoria, será agora sobre: INSTRUTOR SCOPINO

5 VÁLVULAS AUXILIARES E FLUIDO DE FREIO
INSTRUTOR SCOPINO

6 VÁLVULAS AUXILIARES E FLUIDO DE FREIO
O QUE TEMOS DE ITENS IMPORTANTES A SABER NO DIA-A-DIA DE NOSSAS OFICINAS INSTRUTOR SCOPINO

7 VÁLVULAS AUXILIARES E FLUIDO DE FREIO
COMO JÁ VIMOS NAS AULAS ANTERIORES, A PRESSÃO DE FREIO É IGUAL EM TODOS OS PONTOS DO CIRCUITO HIDRÁULICO. MAS ESSA PRESSÃO IGUAL OCASIONARIA PROBLEMAS DE FRENAGEM. ENTÃO VAMOS APRENDER ... INSTRUTOR SCOPINO

8 PARA ESTE CONTROLE TEMOS A VÁLVULA DE CORTE FIXO E A SENSÍVEL A CARGA.
PRESSÃO HIDRÁULICA A DISTRIBUIÇÃO DA PRESSÃO HIDRÁULICA DEVE SEGUIR O PROJETO DO VEÍCULO, E ESTA DISTRIBUIÇÃO ALTERA A FORÇA DE FRENAGEM DE EIXOS DIANTEIROS E EIXOS TRASEIROS. PARA ESTE CONTROLE TEMOS A VÁLVULA DE CORTE FIXO E A SENSÍVEL A CARGA. INSTRUTOR SCOPINO

9 VÁLVULA DE CORTE FIXO INSTRUTOR SCOPINO

10 COMO FUNCIONA ESTA VÁLVULA, TAMBÉM CONHECIDA COMO COMPENSADOR DE FRENAGEM, POSSUI UMA RESTRIÇÃO CALIBRADA ONDE O FLUIDO PASSA, DIMINUINDO A SUA PRESSÃO PARA A TUBULAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA INSTALADA. INSTRUTOR SCOPINO

11 VÁLVULA SENSÍVEL A CARGA
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12 COMO FUNCIONA ESTA VÁLVULA ESTÁ FIXADA AO EIXO TRASEIRO E AO MONOBLOCO OU CHASSIS DO VEÍCULO. DE ACORDO COM A VARIAÇÃO DE ALTURA ENTRE AS SUA FIXAÇÕES, A VÁLVULA É MOVIMENTADA PERMITINDO MAIOR OU MENOR PASSAGEM DA PRESSÃO DO FLUIDO. INSTRUTOR SCOPINO

13 COMPARAÇÃO VEÍCULO CARREGADO EIXO TRASEIRO 700 KG x
VEÍCULO DESCARREGADO INSTRUTOR SCOPINO

14 FLUIDO DE FREIO INSTRUTOR SCOPINO

15 O FLUÍDO É UM COMPONENTE FUNDAMENTAL PARA TODO O SISTEMA DE FREIO.
TEM A CARACTERÍSTICA DE NÃO CORROER AS TUBULAÇÕES E NÃO ATACAR AS GAXETAS E VEDAÇÕES. É HIGROSCÓPICO, TEM A CAPACIDADE DE ABSORVER ÁGUA DO AMBIENTE. INSTRUTOR SCOPINO

16 ESPECIFICAÇÕES INSTRUTOR SCOPINO

17 1 ANO OU 10.000 KM , OU AINDA NA MANUTENÇÃO DO SISTEMA
POR QUESTÕES DE SEGURANÇA O FLUÍDO DE FREIO DEVE SER TROCADO PREVENTIVAMENTE. RECOMENDAÇÃO: 1 ANO OU KM , OU AINDA NA MANUTENÇÃO DO SISTEMA INSTRUTOR SCOPINO

18 TESTE . INSTRUTOR SCOPINO

19 POSSO ELIMINAR UMA VÁLVULA DE CORTE FIXO OU UMA SENSÍVEL A CARGA ?
PERGUNTA DA AULA 5 ? POSSO ELIMINAR UMA VÁLVULA DE CORTE FIXO OU UMA SENSÍVEL A CARGA ? INSTRUTOR SCOPINO

20 PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM SCOPINO INSTRUTOR SCOPINO


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