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AULA TÉCNICA 17 2006 INSTRUTOR: SCOPINO.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 REGULAGENS AULA 17 SCOPINO TREINAMENTOS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO FINAL DESTA AULA COM O INSTRUTOR SCOPINO. AS SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS CONFORME O ASSUNTO ABORDADO.

4 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE LUBRIFICAÇÃO PARTE 2.
Nesta aula veremos: REGULAGENS E CÁLCULOS

5 O MOTOR

6 REGULAGENS NO MOTOR DURANTE A MONTAGEM DO MOTOR, DEVEMOS DESTACAR ALGUMAS REGULAGENS E AJUSTES, PARA QUE O SEU FUNCIONAMENTO E DURABILIDADE SEJAM ADEQUADOS AOS PROJETOS ORIGINAIS DESTES MOTORES. HÁ UMA VARIAÇÃO DE ACORDO COM O TIPO DE MOTOR.

7 VIRABREQUIN

8 EIXO VIRABREQUIN NESTE EIXO TEMOS O AJUSTE DAS BRONZINAS DE MANCAL E DE BIELA, SENDO QUE EM ALGUNS CASOS É USADO O PLASTIGAGE, QUE É UM ESPÉCIE DE MASSA EXPANSÍVEL PARA VERIFICAR A FOLGA ENTRE A BRONZINA E SUA RESPECTIVA CAPA, PARA AJUSTE E ADEQUAÇÃO.

9 FOLGA AXIAL

10 FOLGA AXIAL ESTA FOLGA É NECESSÁRIA PARA NÃO OCORRER O TRAVAMENTO DO MOTOR, MAS POR OUTRO LADO, DEVE SER CONTROLADO E SEGUIR A RECOMENDAÇÃO, POIS O SEU EXCESSO PROVOCA RUÍDOS E VAZAMENTO DE ÓLEO EM DIVERSOS PONTOS DO MOTOR. SEU AJUSTE É FEITO NA MONTAGEM.

11 CÁLCULOS COM A FINALIDADE DE MEDIR SUAS CARACTERÍSTICAS, MESMO APÓS O SEU RECONDICIONAMENTO, EXISTEM ALGUNS CÁLCULOS PARA OS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA. VAMOS DESTACAR: .CILINDRADA POTÊNCIA .TORQUE TAXA

12 CILINDRADA

13 CILINDRADA É O VOLUME DO CILINDRO COMPREENDIDO ENTRE O PMS E O PMI.
SUA FÓRMULA É: V= 3,14 . R2 . H . N V= CILINDRADA R= RAIO DO CILINDRO EM cm H= CURSO DO PISTÃO N= NÚMERO DE CILINDROS

14 RELAÇÃO DE COMPRESSÃO

15 RELAÇÃO DE COMPRESSÃO É A RAZÃO ENTRE O VOLUME DO CILINDRO SITUADO ACIMA DO PMI E O QUE ESTÁ ABAIXO DO PMS. SUA FÓRMULA É: Rc= (V + v): v Rc= RELAÇÃO OU TAXA DE COMPRESSÃO V= CILINDRADA v= VOLUME DA CÂMARA

16 TORQUE DO MOTOR

17 TORQUE A PALAVRA TORQUE QUER DIZER TORÇÃO, E CORRESPONDE AO PRODUTO DA FORÇA DO PISTÃO APLICADA ATRAVÉS DA BIELA, SOBRE O MOENTE DA ÁRVORE DE MANIVELAS. TORQUE= FORÇA . DISTÂNCIA

18 DICA O MOTORISTA BRASILEIRO VALORIZA A CILINDRADA, AO INVÉS DE VER O TORQUE NA ESCOLHA DE UM MOTOR. MUITAS VEZES UM MOTOR DE CILINDRADA DE cc TEM MENOR TORQUE QUE UM DE cc. É MAIS UM DESAFIO CULTURAL PARA VOCÊ, ALUNO DA UMEC, TRABALHAR DE FORMA MAIS ADEQUADA.

19 POTÊNCIA É A MEDIDA DE TRABALHO REALIZADO EM UMA UNIDADE DE TEMPO.
SUA FÓRMULA É: P= (F . d): T P= POTÊNCIA F= FORÇA d= DISTÂNCIA T= TEMPO

20 PERGUNTA QUAIS RELAÇÕES EXISTEM NAS MEDIÇÕES DO MOTOR ?

21 RESPOSTA CILINDRADA= CENTÍMETROS CÚBICOS TORQUE=
mkgf – quilograma força metro ou Nm – Newton metro POTÊNCIA= HP ou CV ou W RELAÇÃO DE COMPRESSÃO= 12,5:1

22 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 18 FECHAMENTO E AVALIAÇÃO Instrutor Scopino 

23 AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO E AGORA VAMOS: AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO


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