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MPS.BR Dextra Dextra Edite Martins.

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Apresentação em tema: "MPS.BR Dextra Dextra Edite Martins."— Transcrição da apresentação:

1 MPS.BR Dextra Dextra Edite Martins

2 Empresa Área Tamanho Localização Desenvolvimento distribuído ou local
Desenvolvimento de software sob demanda Treinamentos Consultoria (processo, arquitetura de sistemas, infraestrutura) Tamanho 80 funcionários 4,5 milhões de faturamento Localização Campinas e Campo Grande Desenvolvimento distribuído ou local Campinas e Campo Grande fazem desenvolvimento, com integração entre as equipes

3 Principais Clientes

4 Processo de Software Projetos de Desenvolvimento de Software RUP SCRUM
Processo implantado e certificado MPS.BR F O uso deste processo está diminuindo. Somente projetos antigos ou que tem exigência do cliente estão utilizando o processo RUP SCRUM Processo em fase de definição e documentação Meta de certificação MPS.BR F no primeiro semestre de 2010 Todos os projetos da Dextra estão sendo vendidos em SCRUM

5 Processo e Qualidade Processo Evoluído e mantido pelo SEPG
SEPG formando por recursos da empresa que atuam em várias posições Gerente da Qualidade Arquiteto Gerente de Projeto Analista de Requisitos Documentado na ferramenta EPF – Eclipse Process Framework Processo RUP Processo SCRUM

6 Área de Qualidade Área de Qualidade
Composta por Gerente da Qualidade e Auditor da Qualidade Audita projetos utilizando o RUP Audita parcialmente todos os projetos utilizando SCRUM – checklists de auditoria estão em evolução Gera relatórios de consolidação sobre os projetos para a Gerência da Fábrica de Software

7 Qualidade Produto x Processo
Qualidade de produto - somente código A área de testes fica sob a gestão da Gerência da Fábrica Recursos de teste tem trabalhado em projetos SCRUM assumindo papéis diversos, de acordo com o perfil Webdesign e testes PO interno e testes Qualidade de Processo A área de qualidade está sob a gestão da Diretoria de Produção Todos os produtos que vão para o cliente são auditados pela qualidade O relatório de testes de aceitação é auditado pela qualidade Ficam em áreas distintas e tem “pouca” integração

8 Qualidade Produto x Processo
Diretor de Produção SEPG Gerente da Qualidade Gerente da Fábrica Auditor da Qualidade Coordenador de Testes

9 Avaliação MPS.BR Avaliação realizada em Março/2009
Instituição Avaliadora – COPPE (RJ) Instituição Implementadora – ASR Reginaldo e Ana Zabeu Números da avaliação 4 projetos avaliados 40 pessoas entrevistadas Patrocinador Eduardo Coppo – Diretor de Produção Coordenador da Avaliação Edite Martins – Gerente de Projeto e Membro SEPG

10 Futuro Avaliação MPS.BR F Certificação CMMi 2 Projetos SCRUM
1º. Semestre de 2010 Certificação CMMi 2 2º. Semestre de 2010

11 Discussão Foco na Qualidade de Produto X Qualidade de Processo ? Para onde caminha o mercado de software ? É possível conseguir qualidade de produto sem qualidade de processo? A qualidade do processo direciona e facilita a garantia da qualidade do produto Metodologias ágeis exigem também que os processos sejam estabelecidos e seguidos para garantir a qualidade do que é entregue O caminho é a integração procurando otimizar os esforços e aumentar a agilidade Como fazer? .


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