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Ana Regina Rocha, Andrés Rubinstein, Ana Liddy Magalhães

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Apresentação em tema: "Ana Regina Rocha, Andrés Rubinstein, Ana Liddy Magalhães"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Conjunta CMMI Nível 3 e MPS Nível C: Lições Aprendidas e Recomendações
Ana Regina Rocha, Andrés Rubinstein, Ana Liddy Magalhães Anne Elise Katsurayama, Arley Duque, Carlos Barbieri Crhistian Souza, Cristina Cerdeiral, Leandro Teixeira Nelson Serranegra de Paiva, Leonardo Barros

2 Avaliações Conjuntas CMMI/MPS
Nova modalidade de avaliação Uma única avaliação com 2 resultados: Nível MPS Nível CMMI Liderada por um avaliador líder MPS e um lead appraiser CMMI 1ª. avaliação conjunta foi realizada na Synos Technologies em junho/julho 2009

3 Avaliações Conjuntas CMMI/MPS
Condições O avaliador líder MPS deve ser um avaliador líder experiente. O lead appraiser CMMI deve ser membro da equipe de avaliação, deve ter cursado C1 e não pode ter nenhuma vinculação com a empresa responsável pela implementação do CMMI ou do MPS na empresa avaliada. Toda a equipe de avaliação deve cumprir as exigências para ser membro da equipe de avaliação CMMI e MPS. A avaliação inicial MPS deve coincidir com o readiness CMMI e ser presencial, com duração maior ou igual à recomendada para o MPS. Todos os membros da equipe de avaliação devem estar presentes na avaliação inicial e na avaliação final.

4 Avaliações Conjuntas CMMI
Condições (cont.) A avaliação deve ser aprovada pela SOFTEX após fornecida a seguinte documentação: Comunicação da avaliação pelo coordenador da IA Descrição detalhada do processo de avaliação adotado pelo lead appraiser para a avaliação inicial e a avaliação final Declaração do lead appraiser de que nem ele, nem a II, IA e/ou SEI Partner a que pertence deu consultoria nos últimos 3 anos à empresa que será avaliada

5 Synos Technologies Fundada em Fevereiro de 2003
Faturamento atual de 12 milhões, previsão de 20 milhões para 2009 Linhas de negócio são Fábrica de Software, Outsourcing/Body shop, Consultoria, Treinamento e Licenciamento de Software Mais de 90 clientes em todas as regiões do país Conta atualmente com 120 colaboradores, sendo 50 alocados em sua Fábrica de Software Seu processo Synos UP já foi avaliado no MPS.BR nível F e agora MPS.BR nível C / CMMI nível 3 Investimentos em processos continuam, com a certificação de toda a empresa no modelo ISO 9001:2008 (em implantação)

6 Lições aprendidas do ponto de vista da empresa avaliada
Certeza de um maior reconhecimento do mercado e abertura de novas oportunidades com esta dupla certificação Consolidação da imagem da empresa como referência de qualidade Grande ganho de tempo, esforço e custo com a realização de duas avaliações de uma só vez (CMMI e MPS) Forma transparente com que os trabalhos foram conduzidos pela equipe de avaliação tornou o processo único e imperceptível para a empresa Preparação do Synos UP para o MPS.BR-C facilitou aderência ao CMMI-3, devido à compatibilidade dos dois modelos Ficou evidente que o bom entrosamento e alta experiência da equipe de avaliação foi fundamental para ajudar a empresa a atingir esta conquista

7 Recomendações Tomar o MPS como referência para elaboração dos processos, pois facilita o atendimento aos resultados do CMMI, visto que o MPS é um modelo de maior exigência e abrangência Durante a elaboração dos processos, garantir o atendimento dos resultados que forem específicos do CMMI, para evitar problemas na avaliação conjunta Procurar manter a cultura de processos da empresa sempre fluente nos dois modelos, CMMI e MPS. Para isso, é fundamental a capacitação do SEPG nos dois modelos

8 Lições aprendidas do ponto de vista da Instituição Implementadora
A implementação nível C deve ser bem compreendida pela empresa com relação ao nível de trabalho demandado, principalmente com relação à preparação da planilha de avaliação final MPS.BR e CMMI compartilham a mesma planilha MPS.BR :19 processos com reps, + 22 raps/proc , * 4 evidências * 4 projetos= 5k-8k linhas de evidências A preparação psicológica da equipe a ser entrevistada é fator importante. Isso pode ser feito por entrevistas simuladas e palestras A “química” entre as equipes de avaliação(CMMI e MPS.BR) é FCS

9 Recomendações Ao planejar um nível C observar para que a empresa atente para os “custos invisíveis” Atentar para que o nível F(ou anterior a C), esteja perfeitamente revisto, cuidando do “platô de acomodação” Atentar para que os recursos a serem dedicados ao grupo SEPG sejam maduros e tecnicamente formados, capazes de enfrentar o grande volume de trabalho (equipe ninja) Criar uma planilha de mapeamento CMMI e MPS.BR bem detalhada

10 Lições aprendidas do ponto de vista dos avaliadores MPS
Não é uma tarefa trivial Exige: Experiência em avaliações CMMI e MPS Conhecimento profundo dos dois modelos Objetividade Habilidade para tratar os pontos onde existem diferenças Processo de avaliação do lead appraiser ser compatível com o MA-MPS. Flexibilidade do do avaliador líder MPS e do lead appraiser CMMI Sinergia entre os membros da equipe Uma única planilha de avaliação com o mapeamento dos dois modelos Possibilita otimizar tempo e custo A reunião de consenso é mais demorada

11 Recomendações É desejável que o avaliador líder e o avaliador adjunto tenham experiência em avaliações MPS e CMMI É desejável que o lead appraiser já tenha realizado um certo número de avaliações SCAMPI A no nível que será avaliado É desejável que a IA escolha para esta avaliação seus membros mais experientes É desejável que o coordenador local não seja membro da equipe de avaliação Garantir que o lead appraiser e o avaliador líder tenham capacidade de trabalho em equipe e flexibilidade Garantir um tempo razoável Ter-se um material de apoio oficial específico para estas avaliações (treinamento, planilha, documentos, slides, etc)

12 Lições aprendidas do ponto de vista do Lead Appraiser CMMI
É preciso compatibilizar os métodos de avaliação MP-MPS e SCAMPI A Um Readiness/Avaliação Inicial comum, com toda a equipe Revisão profunda das evidencias no Readiness, chegando ao nivel de caracterização de instâncias e pre-findings (requeridos e oportunidades de melhoria para MA-MPS) Uma planilha de indicadores (PIID) comum aos dois modelos Apresentações conjuntas de Kick-Off, Validação de Achados e dos Resultados Finais Requer uma equipe muito sólida, com o treinamento focado nas diferenças entre os dois modelos e os métodos de avaliação No Planejamento tem que ter em conta o menor tempo requerido para avaliação de documentos (pela experiência da equipe) e o tempo extra para consenso e apresentações

13 Recomendações Alem das recomendações dos avaliadores MPS
Desenvolver uma planilha de indicadores (PIID) que possibilite uma rastreabilidade bidirecional entre os dois modelos Desenvolver planilhas de cobertura de afirmações por Área de Processo, com indicações sobre os diferentes requisitos dos metodos de avaliação Desenvolver templates para as apresentações conjuntas Dividir o treinamento da equipe em duas sesões, uma no Readiness focando na diferença dos modelos e avaliação de evidencias e a outra no inicio do onsite, focando nas entrevistas e as diferenças dos requisitos de cobertura de afirmações

14 Conclusões A experiência na Synos mostrou a viabilidade de avaliações conjuntas CMMI/MPS e a convergência dos dois modelos Fator crítico de sucesso: coesão e colaboração entre o lead appraiser e o avaliador líder MPS. Pontos positivos: Otimiza tempo e recursos da empresa avaliada Possibilita obter dois “selos” com uma única avaliação Com dois avaliadores líderes há menos possibilidade de falhas no processo de avaliação como um todo Maior qualidade no resultado da avaliação por se poder contar com a experiência de dois avaliadores líderes

15 Conclusões Sugestões:
Garantir a experiência do avaliador líder e do lead appraiser em várias avaliações no nível que está sendo avaliado Garantir experiência anterior do avaliador líder e avaliadores adjuntos em avaliações CMMI Se possível, o lead appraiser ter experiência com o MPS Elaborar material de apoio específico e oficial do MPS para avaliações conjuntas.


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