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ROMANTISMO Prof. Karen Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo)

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Apresentação em tema: "ROMANTISMO Prof. Karen Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo)"— Transcrição da apresentação:

1 ROMANTISMO Prof. Karen Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo)
Literatura de informação Pré-modernismo Romantismo Realismo-Naturalismo Parnasianismo Simbolismo 1ª geração modernista 2ª geração modernista 3ª geração modernista Literatura contemporânea ERA COLONIAL ERA NACIONAL

2 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Momento histórico: Guerras napoleônicas (desdobramento da Revolução Francesa). O legado da 1ª Revolução Industrial. O liberalismo francês. A vinda da família real portuguesa para o Brasil. O período Joanino ( ). A Independência (1822).

3 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Aspectos centrais: Liberdade de criação e de expressão – a liberdade de pensamento e de criação faz do romântico um opositor natural do Classicismo e do Neoclassicismo (Arcadismo). Sentimentalismo – supervalorização do amor – o coração é a medida mais exata da existência; o amor é o valor supremo da vida. Idealização – a fuga da realidade vai se manifestar ora pela criação de um mundo ideal (cenários maravilhosos, exóticos e luxuosos), ora pela morte. Agradar ao público - a literatura romântica reflete o gosto burguês da época, público consumidor-leitor das obras.

4 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Aspectos centrais: Forte nacionalismo – valorização do passado histórico, da cor local, orgulho pela pátria (ufanismo). Culto à natureza – a natureza exótica, exuberante e riquíssima, vista como inspiração, motivo de orgulho, refúgio onde o poeta busca conforto e identidade, espelho que reflete o estado da alma do artista. A todos esses sentimentos acrescenta-se a religiosidade, que vê a natureza como expressão da força divina. Indianismo – o indígena é a figura idealizada do herói nacional: valoroso, nobre, defensor e servidor da mulher amada, que o torna um personagem mítico, com características do herói branco, de cavaleiro medieval.

5 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Prosa romântica: Os romances românticos brasileiros tiveram grande aceitação pelo público burguês à época. Características: Estrutura folhetinesca Maniqueísmo: o triunfo do bem e a punição do mal, com intenção moralizante. Literatura de cor local, que procurava detalhar os costumes da época. Comunhão entre a natureza e os sentimentos dos personagens.

6 © © © Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881 Prosa romântica
Características: Personagens lineares (comportamento previsível) Os protagonistas normalmente são dotados de todas as virtudes físicas e morais, e os antagonistas são claramente caracterizados como tais. Obediência à seguinte dinâmica do amor: Normalmente, as histórias apresentam Happy End ou um final trágico. homem mulher separação Casal reconciliado intrigas

7 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Prosa romântica: Podemos dividir os romances românticos em: Urbanos (citadinos ou de costumes) Regionalistas Indianistas Históricos A ação retrata a vida na corte (cidade do Rio de Janeiro) ou adjacências A ação retrata a vida rural O índio aparece como protagonista, em seu estado primitivo A ação se ambienta num passado remoto

8 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Principais autores e obras: Teixeira e Sousa 1º Romance romântico brasileiro: O filho do pescador.

9 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Principais autores e obras: Joaquim Manuel de Macedo Autor popular Enredos fáceis, cenas previsíveis, final feliz, trunfo do amor Descreve costumes da sociedade da época Linguagem simples “A moreninha”

10 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Principais autores e obras: Visconde de Taunay Escritor regionalista. Escreveu: A retirada de Laguna, Inocência Manuel Antônio de Almeida Única obra: Memórias de um sargento de milícias. Franklin Távora Regionalista nordestino. Opositor de José de Alencar. O Cabeleira.

11 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Principais autores e obras: Bernardo Guimarães Criador do romance regionalista. Escreveu: O seminarista (final trágico) A escrava Isaura (final feliz)

12 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
José de Alencar  1829, 7 anos depois da Independência, em Mecejana, no Ceará. Filho de ex-padre, que se tornou presidente da Província do Ceará e Senador do Império, Alencar se transfere, com a família, aos 9 anos para o RJ. Aos 15 anos, matricula-se nos cursos preparatórios à Faculdade de Direito de São Paulo, quando leu o recém publicado romance A Moreninha, cujo sucesso o influenciou na decisão de se tornar romancista. Começa Direito em São Paulo, mas, em 1848, transfere-se para a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Lá, na velha b biblioteca do Mosteiro de São Bento, encontra a literatura dos antigos cronistas coloniais, como Gabriel Soares de Sousa e Pero Magalhães Gandavo.

13 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Mais tarde, Alencar ainda se recorda da emoção que foram essas leituras:   “Uma coisa vaga e indecisa, que devia parecer-se com o primeiro broto do Guarani ou de Iracema, flutuava-me na fantasia. Devorando as páginas dos alfarrábios de notícias coloniais, buscava com sofreguidão um tema para o meu romance; ou pelo menos um protagonista, uma cena e uma época.”   Forma-se e exerce a profissão. Em 1854, começa a escrever uma seção diária no Correio Mercantil, intitulada Ao Correr da Pena, em que comenta os mais variados assuntos da vida do Rio de Janeiro e do país.

14 Era Nacional - ROMANTISMO – 1836 - 1881
Principais autores e obras: José de Alencar Consolidador do Romance brasileiro. Valorizava a pátria. Escreveu em todas as modalidades da prosa romântica. Carrega suas obras de adjetivos e de descrições pitorescas. Enredos fáceis, cenas previsíveis, final feliz, trunfo do amor Romances urbanos: Diva, Lucíola, Senhora. Romances indianistas: O Guarani, Ubirajara, Iracema. Romances regionalistas: O tronco do Ipê, O sertanejo, O gaúcho. Romances históricos: A guerra dos Mascates, As minas de prata.

15 ROMANTISMO Prof. Karen


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