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Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS

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Apresentação em tema: "Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS"— Transcrição da apresentação:

1 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS
Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde

2 III Encontro Temático de Humanização da SES/SP
A Política Nacional de Humanização 22ago06 Regina Benevides

3 Por que precisamos de uma PNH?
Fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais; Fragmentação da rede assistencial dificultando a complementaridade entre a rede básica e o sistema de referência; Precária interação nas equipes e despreparo para lidar com a dimensão subjetiva nas práticas de atenção;

4 Por que precisamos de uma PNH?
Baixo investimento na qualificação dos trabalhadores, especialmente no que se refere à gestão participativa e ao trabalho em equipe; Poucos dispositivos de fomento à co-gestão e à valorização e inclusão dos gestores, trabalhadores e usuários no processo de produção de saúde; 6. Desrespeito aos direitos dos usuários.

5 O que é o HumanizaSus? Alteração dos modelos de atenção e de gestão das práticas de saúde Proposta de uma nova relação entre usuários, suas redes sociais e os trabalhadores Estabelecimento de grupalidades e de vínculos solidários

6 O que é o HumanizaSus? Aposta no trabalho coletivo na direção de um SUS acolhedor, resolutivo e confortável Valorização e fomento da autonomia e protagonismo dos diferentes sujeitos Aumento grau co-responsabilidade Compromisso com a luta pela melhoria das condições de trabalho

7 Humanização? Que humano? Qual humanismo? O que é humanização?

8 Desafio da PNH Desidealizar O Homem, pensar o humano num plano comum na experiência concreta dos homens, de um homem qualquer

9 PNH Princípios Método Diretrizes Dispositivos

10 Indissociabilidade entre atenção e gestão
Princípios da PNH Princípios da PNH Transversalidade Indissociabilidade entre atenção e gestão

11 Transversalidade Aumento do grau de comunicação intra e intergrupos
Princípios da PNH Transversalidade Aumento do grau de comunicação intra e intergrupos Desestabilização das fronteiras dos saberes, dos territórios de poder e dos modos instituídos da constituição das relações de trabalho

12 Indissociabilidade entre atenção e gestão
Princípios da PNH Indissociabilidade entre atenção e gestão Alteração dos modos de cuidar implica outros modos de apropriação do trabalho Processos de trabalho> Produção de si

13 Indissociabilidade entre atenção e gestão
Princípios da PNH Indissociabilidade entre atenção e gestão Inseparabilidade entre clínica e política, entre produção de saúde e produção de sujeitos Integralidade do cuidado e integração dos processos de trabalho

14 Sentido da inclusão: tríplice inclusão Inclusão dos sujeitos
Método da PNH Método Sentido da inclusão: tríplice inclusão Inclusão dos sujeitos Inclusão dos analisadores sociais Inclusão dos coletivos: movimentos sociais e movimentos sensíveis

15 Orientações gerais na política que expressam o método da inclusão no
Diretrizes da PNH Diretrizes Orientações gerais na política que expressam o método da inclusão no sentido da: Clínica Ampliada Co-Gestão Saúde do Trabalhador Direitos dos Usuários Ativação das Redes Sociais Educaçãopermanente em serviço

16 Dispositivos Atualização das Diretrizes em modos concretos de operar
Dispositivos da PNH Dispositivos Atualização das Diretrizes em modos concretos de operar Acolhimento c/ classif. Risco Equipe transdisciplinar de referência Ouvidoria Colegiado gestor PFST/CAP Visita aberta e Direito à Acompanhante Projetos Co-Geridos de Ambiência Carta de Direitos dos Usuários

17 Dispositivos Projetos Co-Geridos de Ambiência Cuidando de quem cuida
Apoio Matricial Cuidando de quem cuida PFST Dispositivos Visita Aberta Equipe Transdisciplinar de Referência Ouvidoria Acolhimento e CR Colegiado Gestor Conselho Gestor

18 Diretriz/Dispositivos
Diretriz Direitos dos Usuários Visita Aberta Acompanhante Equipe Transdisciplinar de Referência

19 Diretriz/Dispositivo
Diretriz da Co-Gestão Colegiado Gestor Contrato de Gestão compartilhado GTH

20 Diretriz/Dispositivo
Diretriz do Acolhimento Acolhimento com Classificação de Risco Gestão de Leitos Comitê de Urgência e Emergência Equipes Multiprofissionais Transdisciplinares

21 E-mail: humanizasus@saude.gov.br
Núcleo Técnico da PNH Tels: (61)


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