A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deus criou o homem para a felicidade,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deus criou o homem para a felicidade,"— Transcrição da apresentação:

1 Deus criou o homem para a felicidade,
MF 15 de 97 FIM ÚLTIMO, 1 Deus criou o homem para a felicidade, mas pelo pecado original tal fim ficou obscurecido. => “Se o homem pode esquecer Deus, Deus não cessa de chamar todo o Homem a que o procure, para que encontre a vida e a felicidade” (CCE 30). Fim último sobrenatural do homem = orientar a vida toda para Deus, participando da vida trinitária, no qual encontra a sua verdadeira e máxima felicidade. “O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus” (CCE 27).

2 Veritatis splendor 73: “A vida moral
FIM ÚLTIMO, 2 MF 16 de 97 Veritatis splendor 73: “A vida moral possui um carácter ‘teleológico’ essen- cial, porque consiste na ordenação de- liberada dos actos humanos a Deus, sumo bem e fim último do homem. Mas esta ordenação ao fim último não é uma dimensão subjectivista que depende só da intenção. Aquela pres- supõe que tais actos sejam em si mesmos ordenáveis a este fin, enquan- to conformes ao autêntico bem moral do homem, tutelado pelos mandamentos”.

3 CCE 1723: “A bem-aventurança prometida coloca-nos perante
FIM ÚLTIMO, 3 MF 17 de 97 CCE 1723: “A bem-aventurança prometida coloca-nos perante opções morais decisivas. Convida-nos a purificar o nosso cora- ção dos seus malvados instintos e a buscar o amor de Deus acima de tudo. Ensina-nos que a verdadeira dita não reside nem na riqueza ou bem-estar, nem na glória humana ou no poder, nem em nenhuma obra humana, por útil que seja, como as ciências, as técnicas e as artes, nem em nenhuma criatura, mas só em Deus, fonte de todo o bem e de todo o amor”. Não exclui que o homem se proponha fins como o bem-estar, as ciências, as artes, as técnicas, etc., mas que estes fins não possam ser nem últimos nem absolutos.

4 Fim último de toda criatura: a glória de Deus.
MF 18 de 97 FIM ÚLTIMO, 4 Fim último de toda criatura: a glória de Deus. O centro do universo não é o homem, Mas Deus. A pessoa humana deve buscar em tudo a glória de Deus: deste modo aceita e respeita a grandeza divina. A glória de Deus repercute também na glória humana. Mt 5, 16: “as vossas boas obras glorifiquem o vosso Pai que está nos céus”. Jn 15, 8: “meu Pai é glorificado se dais muito fruto e sois meus discípulos”.

5 Deveres morais do homem com o seu Criador:
MF 19 de 97 FIM ÚLTIMO, 5 Deveres morais do homem com o seu Criador: 1. De modo positivo: render culto a Deus (virtude da religião: actos fundamentais = adoração, acção de graças, desagravo e oração de petição); culto máximo pela acção litúrgica (Cume = Eucaristía). 2. De modo negativo: a Moral contempla os pecados. Entre os mais graves: ateísmo, agnosticismo, indiferença religiosa, blasfémia, sacrilégio ou profanação das coisas sagradas, uso indevido do nome de Deus (superstições), uso irregular do juramento, incumprimento dos votos livremente assumidos.

6 O fim último sobrenatural: A. Só o baptizado pode aspirar
MF 20 de 97 O fim último sobrenatural: A. Só o baptizado pode aspirar a ele e consegue alcançá-lo (também com baptismo de desejo): a graça divina eleva sobrenaturalmente o homem. B. Supera as forças humanas: utilizar os meios sobrenaturais (sacramentos e oração). C. Permite que o baptizado possa comunicar com Deus; mais ainda, que participe da vida Trinitária.

7 O fim último deve exercer um influxo real no actuar humano:
MF 21 de 97 FIM ÚLTIMO, 7 O fim último deve exercer um influxo real no actuar humano: Serve de critério para medir a moralidade de cada acto: serão acções moralmente boas aquelas que garantam a consecução do fim último. 1 Ajuda a rejeitar todo o pecado, e o amor a Deus com que se levam a cabo as obras em si boas engrandece-as 2 Dá lugar a uma moral de altos valores éticos porque se põe Deus como fim da existência. 3 Além de projectar para a vida um ideal mais elevado, conta-se com a graça de Deus para o alcançar. 4

8 Alguns erros actuais sobre o fim último:
MF 22 de 97 Alguns erros actuais sobre o fim último: - os que professam uma moral sem Deus (existencialistas ateus); - os que reduzem o homem a pura biologia (a origem da conduta moral situar-se-ia nos genes); - os que fazem derivar a moralidade dos costumes sociais de cada época; - os que afirmam que o homem não tem em si mesmo uma entidade que lhe permita realizar actos verdadeiramente responsáveis; - os que reduzem o homem a pura matéria (materialismo dialéctico, defensores do acaso, etc.); - os que negam uma diferença essencial entre o homem e o animal. O fim último reduz-se então ao bem-estar pessoal, ou no limite, a conseguir uma convivência pacífica no âmbito social.


Carregar ppt "Deus criou o homem para a felicidade,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google