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MANUAL BÁSICO DO SOFTWARE MODELLUS
Uma Introdução
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O QUE É O MODELLUS
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INTRODUÇÃO Modellus é um ambiente computacional que permite a construção e simulação de modelos de fenômenos físicos, químicos e matemáticos utilizando equações matemáticas que representam esses fenômenos. Desta forma o usuário descreve o modelo matemático que representa o fenômeno, o Modellus realiza a simulação computacional deste.
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A idéia básica do projeto é de que o aluno se preocupe mais com a interpretação do significado desses modelos do que com as equações matemáticas. Ele permite que alunos e professores realizem experiências com modelos matemáticos, a onde eles podem controlar variáveis como tempo, distância e velocidade e analisar a variação da função graficamente, preparar animações, resolver exercícios e criar os seus próprios exercícios dentro do contexto do autor do Modellus.
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Manuais: Página do Autor:
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São com estas abas que você constrói , anima, seus exemplos.
É aqui que você abre, salva, fecha, grava, um exemplo Barra de tarefas padrão do Modellus São com estas abas que você constrói , anima, seus exemplos.
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Escreva um modelo usando funções, equações diferenciais ou iterações
É dentro desta janela que você constrói o modelo matemático do seu problema físico.
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Visualize uma ou mais variáveis graficamente ou em uma tabela.
O software Modellus faz o gráfico e gera a tabela de dados (.dat) do seu modelo físico que está sendo SIMULADO Visualize uma ou mais variáveis graficamente ou em uma tabela.
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Como o equation do Word o Modellus oferece vários recursos matemáticos
Ele ainda interpreta as equações que você inseriu
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O software identificou os parâmetros livres, que você pode modificar
Criamos um MRU bidimensional
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Descobriu onde você escolhe os eixos
Não esqueça de ligar a imagem ao objeto Os símbolos e as teclas matemáticas são as universais. Ex: multiplicação = * Potencia = ^
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Você já ia perguntar se podemos controlar a variável independente?
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QUESTIONÁRIO 1 - Você acha que este software realmente auxilia na aprendizagem ou ele complica mais o entendimento do aluno? Discuta. 2 – É um grande empecilho o fato de se ter que fazer o download o usar um DVD para se usar este software? Discuta. 3 – Você acha este projeto um software amigável? Discuta. 4 – Os recursos gráficos e as tabelas realmente auxiliam no entendimento funcional das grandezas físicas ou químicas? Discuta. Lei atentamente as questões abaixo e depois responda;
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Questões e Problemas de Óptica
P1 – Deseja-se instalar um espelho plano em uma parede de um quarto. Esse espelho possui 1,70 m de altura e 1,00 m de largura. Deseja-se que qualquer pessoa estando a 2 m do espelho e que possua altura menor que 2 m de altura que se olhe nesse espelho veja os seus pés. Qual é a altura mínima que devemos colocar esse espelho do chão?
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Resolução: Resposta - Pelos princípios da ótica física o raio vetor que sai dos pés do observador, reflete especularmente no espelho, deve ser tal que o ângulo de incidência deve ser igual ao de reflexão. Assim, o raio vetor deve tocar o espelho à uma altura que seja metade da altura do observador. Logo, D = 1 m = (2 m)/2
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P2 - Se o espelho estiver à uma altura de 40 cm do chão, qual é altura mínima de uma pessoa para que esta possa ver seus pés? Q3 – Se mudarmos a distância da pessoa ao espelho vai modificar o fato dela poder ou não ver seus pés através do espelho? Q4 – Abra o exemplo no applet “espelho plano” e verifique quais são os parâmetros relevantes ao problema físico acima. Comente. Q5 – Descreva o que determina cada uma das equações do modelo matemático do applet “espelho plano”.
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ONDE VAI FICAR TODOS ESTES EXEMPLOS
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