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I-ARTICULAÇÃO SEMÂNTICA
COESÃO TEXTUAL I-ARTICULAÇÃO SEMÂNTICA Um texto não é uma unidade construída por uma soma de sentenças, mas pelo encadeamento semântico a que damos o nome de textualidade. O encadeamento semântico que produz a textualidade se chama coesão. REGINA FIANDRA
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Exemplo: A -Pegue três maçãs. B - Coloque-as sobre a mesa.
1- Definição de Coesão : trata de recuperar, em uma sentença B, um termo presente em A. Exemplo: A -Pegue três maçãs. B - Coloque-as sobre a mesa. REGINA FIANDRA
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A maior parte das pessoas constrói razoavelmente a textualidade na língua oral, mas quanto se trata de escrever um texto, as únicas palavras para coesão são mesmo e referido, produzindo seqüências do tipo: REGINA FIANDRA
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B- Coloque as mesmas sobre a mesa.
(1) A- Pegue três maçãs. B- Coloque as mesmas sobre a mesa. (2) A- João Paulo II esteve, ontem, em Varsóvia. B - Na referida cidade, o mesmo disse que a Igreja continua a favor do celibato. REGINA FIANDRA
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É muito fácil evitar este desagradável procedimento, fazendo uso dos amplos recursos de que a língua dispõe para construir a textualidade. Trata-se, como veremos a seguir, dos mecanismos de coesão. REGINA FIANDRA
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2- Mecanismos de coesão para construção da textualidade.
REGINA FIANDRA
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Coesão por referência As palavras responsáveis por esse tipo de coesão são: pronomes pessoais (ele, ela, nós, o, a, lhe etc.); pronomes possessivos (meu, teu, seu etc.), demonstrativos (este, esse, aquele etc.), os advérbios de lugar e também os artigos definidos. REGINA FIANDRA
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COESÃO POR REFERÊNCIA - EXEMPLO
(3)Pedi uma cerveja. A cerveja, entretanto, não veio gelada. (4)*Pedi uma cerveja. Uma cerveja, entretanto, não veio gelada. REGINA FIANDRA
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COESÃO POR REFERÊNCIA - EXEMPLO
A seqüência (3) é bem formada. Tem textualidade, coesão. O mesmo não acontece com (4), onde a pura repetição do termo da sentença anterior, sem o uso do artigo definido, faz com que haja uma ruptura no plano semântico. REGINA FIANDRA
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Uma outra alternativa para fazer a coesão da seqüência (2) seria
COESÃO POR ELIPSE Uma outra alternativa para fazer a coesão da seqüência (2) seria (2b) João Paulo II esteve, ontem, em Varsóvia. Lá, disse que a Igreja continua a favor do celibato. REGINA FIANDRA
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COESÃO POR ELIPSE Em (2b), João Paulo II se acha retomado na segunda sentença por ausência, ou seja o leitor, ao ler a segunda frase, se depara com o verbo disse e, para interpretar seu sujeito, tem que voltar à sentença anterior e descobrir que quem disse foi João Paulo II. Este processo de coesão tem o nome de elipse. REGINA FIANDRA
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COESÃO POR PALAVRAS SINÔNIMAS
Uma outra possibilidade seria utilizar palavras ou expressões sinônimas dos termos que deverão ser retomados em sentenças subseqüentes. REGINA FIANDRA
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COESÃO POR PALAVRAS SINÔNIMAS
No caso em questão, podemos usar a palavra papa, para retomar João Paulo II, e a expressão capital da Polônia, para retomar Varsóvia, o que produziria uma seqüência como: REGINA FIANDRA
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COESÃO POR PALAVRAS SINÔNIMAS
(2c) João Paulo II esteve, ontem, em Varsóvia. Na capital da Polônia, o papa disse que a Igreja continua a favor do celibato. REGINA FIANDRA
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As palavras mais utilizadas neste processo de coesão por sinônimos são os chamados sinônimos superordenados ou hiperônimos, ou seja, palavras que correspondem ao gênero do termo a ser retomado, em coesão. Como exemplos de sinônimos superordenados podemos ter séries como: REGINA FIANDRA
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enceradeira eletrodoméstico
mesa móvel faca talher termômetro instrumento computador equipamento enceradeira eletrodoméstico REGINA FIANDRA
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Utilizando tais sinônimos, para obter a coesão textual, podemos trocar seqüências de gosto duvidoso como: (5) Acabamos de receber trinta termômetros clínicos. Os mesmos deverão ser encaminhados ao departamento de pediatria. REGINA FIANDRA
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por seqüências como: (5a) Acabamos de receber trinta termômetros clínicos. Esses instrumentos deverão ser encaminhados ao departamento de pediatria. REGINA FIANDRA
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Coesão lexical Esse tipo de coesão permite também àquele que escreve manifestar sua atitude apreciativa ou depreciativa, em relação aos termos que fazem parte do objeto da coesão. REGINA FIANDRA
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Numa apreciação positiva, poderíamos dar a (2) uma versão como a seguinte:
(2d) João Paulo II esteve, ontem, em Varsóvia. Lá, Sua Santidade disse que a Igreja continua a favor do celibato. REGINA FIANDRA
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Numa apreciação negativa, poderíamos ter uma versão como
(2e) João Paulo II esteve, ontem, em Varsóvia. Lá, o mais recente aliado do capitalismo ocidental, disse que a Igreja continua a favor do celibato. REGINA FIANDRA
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Uma outra maneira de expressar a coesão lexical é a utilização da metonímia (parte pelo todo). Examinemos, a esse propósito, a seguinte seqüência: REGINA FIANDRA
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(6) O presidente Reagan deverá reunir-se ainda nesta semana com o premier Gorbachev. Fontes bem informadas acreditam, entretanto, que não será ainda desta vez que Moscou cederá às pressões da Casa Branca. REGINA FIANDRA
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Nesse texto, estamos retomando o presidente Reagan, que representa o governo americano, por uma parte desse governo, o palácio do governo, a Casa Branca. Ao mesmo tempo, retomamos o governo russo, representado no texto pelo termo o premier Gorbachev, também por uma parte do governo russo, a capital do país: Moscou. REGINA FIANDRA
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Coesão por substituição
Este processo consiste em abreviar sentenças inteiras, utilizando predicados prontos como “fazer isso” em seqüências como: REGINA FIANDRA
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(7) O presidente pretende anunciar as novas medidas que mudarão o imposto de renda, mas não deverá fazer isso nesta semana. Em vez de uma seqüência como “mas não deverá anunciá-las nesta semana”, utilizamos, em (7), o processo por substituição. REGINA FIANDRA
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Resumindo, pois, o que dissemos sobre os processos de coesão, podemos dizer que são CINCO os principais mecanismos: referência, elipse, sinonímia. coesão lexical e substituição. A utilização desses mecanismos é que constrói aquilo que chamamos de textualidade. REGINA FIANDRA
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BIBLIOGRAFIA [1] ABREU, A. S. Curso de Redação. 5ª ed., São Paulo: Ática, pp [2] CITELLI, A. O texto argumentativo . São Paulo: Scipione, pp REGINA FIANDRA
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II- ARTICULAÇÃO SINTÁTICA
COESÃO TEXTUAL II- ARTICULAÇÃO SINTÁTICA Trataremos, neste conteúdo, da articulação sintática, dos mecanismos que ligam sintaticamente, as sentenças umas às outras. REGINA FIANDRA
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3-USO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS
DEFINIÇÃO DO TERMO O termo operadores argumentativos designa certos elementos da gramática de uma língua que têm por função indicar (mostrar) a força argumentativa dos enunciados, a direção (sentido) para o qual apontam. Esse operadores ligam sintaticamente as sentenças umas às outras. REGINA FIANDRA
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A) Operadores que contrapõem argumentos orientados para conclusões contrárias:
mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto embora, muito embora, ainda que, conquanto, posto que, apesar de, a despeito de, não obstante REGINA FIANDRA
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(1) A equipe da casa não jogou mal, mas o adversário foi melhor e mereceu ganhar o jogo.
R= A equipe da casa merecia ~R= A equipe da casa ganhar não merecia ganhar MAS p: a equipe da casa não q: o adversário foi melhor jogou mal REGINA FIANDRA
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ser selecionado poderia ser sele- cionado
(2) Embora o candidato se tivesse esforçado para causar boa impressão, sua timidez e insegurança fizeram com que não fosse selecionado. R= O candidato poderia ~R= O candidato não ser selecionado poderia ser sele- cionado p: O candidato q: o candidato esforçou-se demonstrou para causar timidez e insegurança boa impressão REGINA FIANDRA
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até (mesmo, até mesmo, inclusive).
B) Operadores que assinalam o argumento mais forte de uma escala (com sentido positivo) orientada no sentido de determinada conclusão: até (mesmo, até mesmo, inclusive). - REGINA FIANDRA
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(3) A apresentação foi coroada de sucesso: estiveram presentes personalidades do mundo artístico, pessoas influentes nos meios políticos e até (mesmo, até mesmo, inclusive) o Presidente da República. REGINA FIANDRA
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R= A apresentação foi coroada de sucesso
(arg.+forte) até mesmo p’’: esteve presente o presidente da República p' - estiveram presentes pessoas influentes nos meios políticos p - estiveram presentes personali- dades do mundo artístico REGINA FIANDRA
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C) Operadores que assinalam o argumento mais forte de uma escala (com sentido negativo) orientada no sentido de determinada conclusão: nem mesmo. REGINA FIANDRA
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(4) A apresentação não teve sucesso: o Presidente não compareceu, nem pessoas influentes nos meios políticos e nem mesmo personalidades do mundo artístico. REGINA FIANDRA
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R= A apresentação não teve sucesso
p''- não estiveram presentes personalidades do mundo artístico p' - não estiveram presentes pessoas influentes nos meios políticos p - não esteve presente o presidente da República REGINA FIANDRA
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Há também operadores que introduzem um dado argumento, deixando subentendida a existência de uma escala com outros argumentos mais fortes. São expressões como ao menos , pelo menos, no mínimo. REGINA FIANDRA
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5) O rapaz era dotado de grandes ambições
5) O rapaz era dotado de grandes ambições. Pensava em ser no mínimo (pelo menos, ao menos) prefeito da cidade onde nascera. REGINA FIANDRA
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R= O rapaz era dotado de grandes ambições
Pensava em ? ser : ? no mínimo prefeito da cidade onde nascera REGINA FIANDRA
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D) Operadores que somam argumentos a favor de uma mesma conclusão, isto é, argumentos que fazem parte de uma mesma classe argumentativa): e, também, ainda, nem(=e não), não só ... mas também, tanto...como, além de ..., além disso, a par de ..., etc. REGINA FIANDRA
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(6) João é o melhor candidato: tanto tem boa formação em Economia, como experiência no cargo; além disso, não se envolve em negociatas. REGINA FIANDRA
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R= João é o melhor candidato
tem boa formação experiência não se envolve em Economia, no cargo em negociatas. Arg Arg Arg.3 REGINA FIANDRA
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Existe mais um operador, que também soma um argumento adicional a um conjunto de argumentos já enunciados, mas o faz de maneira "sub-reptícia”. REGINA FIANDRA
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Ele é apresentado como se fosse desnecessário, como se tratasse de simples "lambuja", quando, na verdade, é por meio dele que se introduz um argumento decisivo, com o qual se dá o "golpe final", resumindo ou coroando todos os demais argumentos. REGINA FIANDRA
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Trata-se do aliás. Veja-se como poderia ficar o texto acima, com o acréscimo de mais um argumento através do aliás: REGINA FIANDRA
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(7) João é o melhor candidato. Além de ter boa formação em Economia
(, )tem experiência no cargo e não se envolve em negociatas. Aliás, é o único candidato que tem bons antecedentes. REGINA FIANDRA
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E) Operadores que introduzem uma conclusão a argumentos apresentados em enunciados anteriores: portanto, logo, por conseguinte, pois, em decorrência, conseqüentemente, etc. REGINA FIANDRA
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(8) O custo de vida continua subindo vertiginosamente; as condições de saúde do povo brasileiro são péssimas e a educação vai de mal a pior. Portanto (logo, por conseguinte ) não se pode dizer que o Brasil esteja prestes a se integrar no primeiro mundo. REGINA FIANDRA
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F) Articuladores que introduzem idéia de causa:
conjunções e locuções conjuntivas: porque, pois, como, por isso que, já visto que, uma vez que; preposições e locuções prepositivas:por, por causa de, em vista de, em virtude de, devido a, em conseqüência de, por motivo de, por razões de. REGINA FIANDRA
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A idéia de causa é expressa pela combinação de duas proposições, uma das quais encerra a causa que acarreta a conseqüência expressa na outra. Tal relação pode ser veiculada de diferentes maneiras: REGINA FIANDRA
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conseqüência causa (9) O riacho transbordou porque choveu demais.
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BIBLIOGRAFIA [1] ABREU, A. S. Curso de Redação. 5ª ed., São Paulo: Ática, pp [2] CITELLI, A. O texto argumentativo . São Paulo: Scipione, pp [3] GRANATIC, B. Técnicas de básicas de redação. São Paulo: Scipione, pp REGINA FIANDRA
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Reescreva as seguintes frases, substituindo os asteriscos pelas conjunções adversativas (mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto), concessivas (embora, apesar de que, ainda que, por mais que, se bem que), conclusivas (logo, portanto, assim sendo, dessa forma, por conseguinte) e temporais (quando, logo que, assim que, no momento em que, na hora em que). REGINA FIANDRA
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Revisão 1. (Quando) você souber de qualquer coisa, avise-me.
2. Não se matricula em nenhuma escola, (embora) seja muito inteligente. 3. Fizemos todo o possível, (mas) tudo foi em vão. REGINA FIANDRA
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Revisão 4. Este plano econômico é muito criticado, (se bem que = embora) tenha melhorado as condições de vida da população, em sua maioria. 5. (Logo que) vocês entenderem a importância do estudo, serão mais esforçados. REGINA FIANDRA
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Revisão 6. A firma não tem mais crédito, (*) dificilmente superará a crise. REGINA FIANDRA
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7. Procurei por meus documentos perdidos (*) não os encontrei.
6. Resposta: A firma não tem mais crédito, (portanto, logo) dificilmente superará a crise. 7. Procurei por meus documentos perdidos (*) não os encontrei. REGINA FIANDRA
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7. Resposta: Procurei por meus documentos perdidos, (porém, mas) não os encontrei.
8. (*) os políticos pensarem mais nas próximas gerações, serão verdadeiros estadistas. REGINA FIANDRA
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9. Corremos para o trem, (*) ele já havia partido.
8. Resposta: (No momento em que, Logo que) os políticos pensarem mais nas próximas gerações, serão verdadeiros estadistas. 9. Corremos para o trem, (*) ele já havia partido. REGINA FIANDRA
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9. Resposta: Corremos para o trem, (todavia) ele já havia partido.
10. Haverá paz social, (*) os inimigos da nação não fomentarem a desordem. REGINA FIANDRA
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10. Resposta: Haverá paz social, (na hora em que, quando) os inimigos da nação não fomentarem a desordem. 11. Marcos quebrou o pé; (*), não fará parte da equipe no próximo jogo. REGINA FIANDRA
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12. (*) receba o convite, não irá à estréia daquela peça teatral.
11. Resposta: Marcos quebrou o pé; (assim sendo = conclusão), não fará parte da equipe no próximo jogo. 12. (*) receba o convite, não irá à estréia daquela peça teatral. REGINA FIANDRA
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13. Intercedemos pelo aluno, (*) o diretor mostrou-se irredutível.
12. Resposta: (Ainda que, embora) receba o convite, não irá à estréia daquela peça teatral. 13. Intercedemos pelo aluno, (*) o diretor mostrou-se irredutível. REGINA FIANDRA
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14. Compraram um jornal, (*) souberam da notícia.
13. Resposta: Intercedemos pelo aluno, (contudo) o diretor mostrou-se irredutível. 14. Compraram um jornal, (*) souberam da notícia. REGINA FIANDRA
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14. Resposta: Compraram um jornal, (assim que= tempo) souberam da notícia.
15. Prosseguiremos na defesa dos nossos ideais, (*) isso nos traga problemas. REGINA FIANDRA
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15. Resposta: Prosseguiremos na defesa dos nossos ideais, (por mais que= embora) isso nos traga problemas. 16. O universitário estudou bastante, (*) não tirou uma boa nota na prova. REGINA FIANDRA
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16. Resposta: O universitário estudou bastante, (entretanto= mas) não tirou uma boa nota na prova.
17. A maioria da população confia neste candidato, (*) ele será o próximo governador. REGINA FIANDRA
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18. (*) tivesse recursos, não contribuía para associações de caridade.
17. Resposta: A maioria da população confia neste candidato, (logo) ele será o próximo governador. 18. (*) tivesse recursos, não contribuía para associações de caridade. REGINA FIANDRA
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18. Resposta: (Embora, Apesar de que) tivesse recursos, não contribuía para associações de caridade.
19. Houve uma paralização dos transportes coletivos hoje, (*) muitas pessoas não chegaram a seu local de trabalho. REGINA FIANDRA
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20. Alertei-o para o perigo, (*) ele não me deu ouvidos.
19. Resposta: Houve uma paralização dos transportes coletivos hoje, (dessa forma= logo) muitas pessoas não chegaram a seu local de trabalho. 20. Alertei-o para o perigo, (*) ele não me deu ouvidos. REGINA FIANDRA
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21. O dia está muito ensolarado, (*) as praias deverão estar cheias.
20. Resposta: Alertei-o para o perigo, (no entanto = mas) ele não me deu ouvidos. 21. O dia está muito ensolarado, (*) as praias deverão estar cheias. REGINA FIANDRA
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21. Resposta: O dia está muito ensolarado, (por conseguinte = logo) as praias deverão estar cheias.
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