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Avaliação de softwares
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Metas de usabilidade Ser eficaz no uso (eficácia)
Ser eficiente no uso (eficiência) Ser seguro no uso (segurança) Ser de boa utilidade (utilidade) Ser fácil de aprender como se usar Ser fácil de lembrar como se usa
3
Metas decorrentes da experiência do usuário
Satisfatórios Agradáveis Divertidos Interessantes Úteis Motivadores Compensadores Estéticamente agradáveis Icentivadores de criatividade Emocionalmente adequados
4
Avaliação Concordo totalmente; Concordo; Neutro; Discordo;
Discordo totalmente. Notas de 0 a 10; Pontuação de 1 a 5.
5
Avaliação Não gosto de digitar; É divertido;
Nunca havia visto um sistema assim; É o caminho do futuro; Não gosto de sistemas de voz; Tenho receio de usar softwares assim
6
Avaliação Atraente / Feio; Claro / Confuso; Sem cor / Colorido;
Interessante / Sem graça; Massante / Agradável; Útil / Inútil; Pobre / Bem projetado.
7
O quê avaliar? Visibilidade do status do sistema;
Compatibilidade com o mundo real: a linguagem utilizada é simples? Controle do usuário e liberdade; Consistência e padrões; Ajuda os usuários a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros? A prevenção de erros acontece? É flexível e eficiente no uso? Tem estética e design minimalista? É possível reconhecer em vez de lembrar? A ajuda e a documentação são adequadas?
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Restrições Restrições que permitem apenas que alguns tipos de ações possam ser executadas Ajuda para previnir que o usuário selecione opções incorretas 3 tipos de restrições (Norman, 1999) física cultural lógica
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