A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cuíca é tocada por Joaquim Antão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cuíca é tocada por Joaquim Antão."— Transcrição da apresentação:

1 A cuíca é tocada por Joaquim Antão.

2 As bengalas são utilizadas durante o ensaio por quatro segmentos hierárquicos no congado.

3 Bengala de Seu Dola, Rei Congo.
Bengalas do Vassalo e do Secretário, José Roberto e Ednei, guardas da bandeira da Santa. Bengala de Seu Dola, Rei Congo.

4 Bengalas do Vassalo e Secretário Mirins, Thiago e Túlio.
Bengala dos Bambas: pessoas que vão a frente do Congo quando este vai sair. Segundo Seu Dola, estes trabalham mais que os fiscais, que só ficam parados. São bambas Ronei e Robson. Bengalas do Vassalo e Secretário Mirins, Thiago e Túlio.

5 No dia da Festa as bengalas utilizadas durante o ensaio são substituídas por espadas, que só podem ser utilizadas quando se estiver “fardado”. À “paisana” só se usa a espada no 13 de maio e no sábado de Festa. As espadas da esquerda são do Vassalo e do Secretário. O rei do meio também carrega uma espada, mas Seu Dola não a trouxe para que fosse fotografada. O Secretário e o Vassalo mirins não possuem espada, o Rei Congo carrega no dia da Festa um cajado de madeira. Seu Dola disse que as fitas da espada não possuem nenhum significado especial, “são apenas enfeites.”

6 Há dois tipos de apitos utilizados no Congado
Há dois tipos de apitos utilizados no Congado. O da direita é utilizado pelo Rei Congo. Seu Dola o recebeu das mãos da esposa do falecido Rei do Meio da Cacheirinha. O da esquerda é utilizado pelo Rei do Meio para tirar ou para uma cantoria. Se o Rei do Congo quer tirar uma cantoria tem de pedir emprestado o apito ao Rei do Meio.

7 Seu Dola disse existir ainda na banda quatro Reco-recos, dois em atividade tocados por Eduardo e Paulino; um cavaquinho, tocado por Francisco Marcelino, que “dança” no Fundão, mas mora em Viçosa; além da coroa e da capa que ficam guardados na casa de Seu Dola. Seu Dola disse-me em certo momento que a irmandade foi à Universidade a convite de estudantes para participar de uma atividade cultural promovida pelo Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia, ele disse ter tentado me telefonar para que eu fosse assistir a apresentação da banda, mas não conseguiu falar comigo.


Carregar ppt "A cuíca é tocada por Joaquim Antão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google