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As leis de Mendel.

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Apresentação em tema: "As leis de Mendel."— Transcrição da apresentação:

1 As leis de Mendel

2 Objetivos: entender os mecanismos de transmissão dos genes, baseados no modelo da genética mendeliana e seus desdobramentos, e aplicar esses conhecimentos no entendimento de situações-exemplo na espécie humana, nos animais e nas plantas.

3 Gregor Mendel ( )

4 Conceitos O conceito de linhagens puras
O conceito de caracteres contrastantes A Hipótese da "Herança por Mistura“: A prole nem sempre era a mistura intermediária das características dos genitores. A tentativa de expandir esta observação levou a descoberta dos mecanismos da "Herança Particulada".

5 Os 7 pares de caracteres contrastantes analisados

6 O cruzamento das ervilhas altas x anãs (figura)

7 Analisando o resultado com probabilidades

8 O mesmo resultado sendo observado em vários outros cruzamentos diferindo em apenas uma característica:

9 E como seria a análise da herança de dois genes?
Lembre-se que a probabilidade de dois eventos independentes ocorrerem simultaneamente é igual a multiplicação da probabilidade de cada um dos eventos envolvidos A probabilidade de ser mulher= 1/2 A probabilidade de ser catarinense = / = 0,028 A probabilidade de ser mulher e catarinense = ½ x 0,028= 0,014

10 Cruzamento de ervilhas considerando duas características simultaneamente

11 Usando o quadrado de Punnet
Resultados da F2 considerando as características simultaneamente explicado através dos genótipos. A probabilidade de cada genótipo (quadrícula) é igual ao produto da probabilidade dos gametas

12 Exemplo com as Drosófilas Mate a charada: Do cruzamento de duas linhagens puras e contrastantes, foram obtidos na F1 todo com o fenótipo selvagem. Na F2, foram obtidos 32 selvagens e 10 Ebony. Qual o fenótipo e o genótipo dos parentais?

13 Os cruzamentos experimentais
Faremos os cruzamentos hoje, e enviaremos depois as fotos dos descendentes.

14 A resposta da charada é:
Parentais Selvagem (E E) x corpo ebony (e e) F1 todos os indivíduos são Ee F2 ¾ são E_ e ¼ é ee

15 IMPORTÂNCIA DA DROSOPHILA COMO MATERIAL DE ESTUDO
Cultura fácil e econômica Cruzamento prolífero (1fêmea produz mais de 100 ovos) Ciclo de vida curto (25°C) Grande número de caracteres externos Cerca de 100 anos de pesquisa

16 Ciclo de vida das Drosófilas

17 Características de machos e fêmeas de Drosófilas

18 Mutantes a serem observados na aula prática
a) Características condicionadas por genes autossômicos: 1) cor do olho "sepia" (se) 2) cor do olho "scartet" (st) 3) cor do olho marrom "brown" (bw) 4) cor do olho escarlate "scarlet" (st). Este em interação com bw dá olho white 5) forma do olho "lobe" (lo) 6) cor do corpo "ebony" (e) 7) forma da asa "vestigial" (vg) b) Características condicionadas por genes ligados ao sexo: 1) cor de olho "white" (w) 2) cerdas escutelares irregulares, mutante "forked" (f) 3) cor de corpo "yellow" (y) 4) forma de olho "Bar" (B) (única com padrão co-dominante. As demais são recessivas) c) Vocabulário bar = barra ebony = cor de ébano (escuro, negro) forked = ramificado, forquilhado lobe = lóbulo scarlet = cor vermelha muito viva sepia = cor marrom escura vestigial = vestigial, resquício white = branco yellow = amarelo


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