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Adolescência Colégio Elisa Andreoli Serviço de Psicologia Escolar Projeto de Orientação Profissional Data. 28 de agosto de 2007.

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1 Adolescência Colégio Elisa Andreoli Serviço de Psicologia Escolar Projeto de Orientação Profissional Data. 28 de agosto de 2007.

2 Adolescência A adolescência é um período de grandes descobertas, de riquezas, de potencialidades, de exigências e de grandes ideais. Interrogam seriamente os adultos. São os anos decisivos para o futuro da pessoa.

3 Adolescência Os pais são os primeiros educadores.

4 Adolescência Os adolescentes hoje são mais aptos para compreender intelectualmente tantas noções, mas muitas vezes falta a vida prática.

5 Adolescência Nesta idade, os adolescentes aprendem mais com a vida do que com as palavras. Muitas vezes, fixamos a atenção aoverbalismo e esquecemos de dar importância ao testemunho da unidade entre palavra e vida. Nesta idade, os adolescentes aprendem mais com a vida do que com as palavras. Muitas vezes, fixamos a atenção aoverbalismo e esquecemos de dar importância ao testemunho da unidade entre palavra e vida.

6 Adolescência É fundamental darmos confiança e segurança aos adolescentes e fazer com que sejam protagonistas. Não devem ser mortificados ou freados nos seus impulsos e iniciativas, mas encorajados positivamente e ajudados a realizar os seus projetos.

7 Adolescência É importante sublinhar que a nossa formação deve ser toda positiva. Não faça isso, não faça aquilo, mas devemos, ao invés, dar tudo no positivo, focalizando o agir moral sobre o amor e não sobre o dever e a obrigação.

8 Adolescência Temo que ter a coragem de falar a verdade. Não corrigir os caprichos e os defeitos significa de fato renunciar à educação. A verdade que não vem do amor não educa, mas exaspera. Somente através de um grande amor paterno e materno nasce a sabedoria de corrigir nos tempos e modos devidos. Corrigir não é somente dizer: você errou, mas mostrar as razões. Isto nasce de um amor inteligente que pensa e reflete antes de repreender, que tem sempre em mente um fim a ser atingido, que recorre à discrição do diálogo antes das intervenções públicas. ( cardeal Martini)

9 Adolescência O verdadeiro educador é também exigente. Pede e educa à responsabilidade e ao empenho. ( Chiara Lubich). É necessário ter presente que é um período de turbulências emotivas, com altos e baixos, impulsos e falta de coragem.

10 Adolescência No campo educativo, com formas de hiper proteção, tende-se a preservar os adolescentes de qualquer dificuldade, habituando-os a ver a vida como uma estrada em descida, fácil, cômoda. Na realidade, nós os deixamos em grande embaraço diante das inevitáveis provas da vida e em particular os tornamos passivos e relutantes em relação às responsabilidades que todo ser humano deve assumir diante de si mesmo, do próximo e da sociedade. ( Chiara Lubich). Podemos cair no erro de pensar que é amor eliminar todos os obstáculos dos adolescentes, enquanto que é mais formativo ajudá-los a enfrentar as dificuldades.

11 Adolescência Vemos que na maioria das vezes aquilo que procuram em nós é uma escuta serena e acolhedora, pedem para ser considerados seriamente, mas sem dramatizar. Devem sentir-se amados, sustentados e respeitados.

12 Adolescência Encarar os próprios medos, ao contrário, é o caminho de todos os que venceram na vida, é o caminho da liberdade, da auto-estima positiva. O medo rouba a nossa espontaneidade, nos faz perder a sensibilidade e a vitalidade. Ele nos torna superficiais e insatisfeitos.

13 Adolescência Roberto Ziemer, mestre em psicologia social diz" para que passemos do medo à confiança é necessário que utilizemos imagens positivas e confiantes...boa porção do medo é criada por pensamentos e associações negativas que nós mesmos geramos e reforçamos.." O grande líder espiritual chinês Lao-Tse diz" todo aquele que consegue ver através de qualquer medo sempre estará seguro".

14 Adolescência Decidir implica sempre fazer uma escolha, dar prioridade a uma opção e abrir mão de outras. Na hora da escolha, se fica com medo da perda..Às vezes, é mais fácil deixar que outros façam as escolhas por nós, assim nos livramos dos compromissos.

15 Adolescência A vocação supõe uma capacidade de escutar e refletir sobre as verdades e os valores guardados no nosso íntimo. Ninguém pode nos dizer qual atividade ou papel dará sentido à nossa atuação no mundo, nem qual é a melhor maneira de contribuirmos. A vocação não se revela por meio de uma voz proveniente de fora que nos sugere ser aquilo que não somos. Ela brota de uma voz que tem sua origem no interior de cada um e nos chama a sermos aquela pessoa que nascemos para ser.

16 Adolescência Quando uma pessoa toma uma decisão em prol de um chamado está escrevendo com o próprio punho a história da humanidade.

17 Adolescência Como disse: Frederick Buechner; " A vocação é o lugar em que nossa profunda alegria se encontra com a profunda necessidade do mundo."

18 Frases "Se você viver cem anos eu quero viver cem anos menos um dia, assim nunca terei de viver sem você"- Winnie Pooh. "Se você viver cem anos eu quero viver cem anos menos um dia, assim nunca terei de viver sem você"- Winnie Pooh. Ha pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam. Mas há pessoas que, simplesmente, aparecem em nossa vida e que marcam para sempre...(Cecília Meireles) Ha pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam. Mas há pessoas que, simplesmente, aparecem em nossa vida e que marcam para sempre...(Cecília Meireles) "O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo" (Mahatma Gandhi) "O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo" (Mahatma Gandhi) O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. (Fernando Pessoa) O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. (Fernando Pessoa) "Corajoso não é aquele que decide suicidar-se para mostar que tem coragem, mas aquele que opta por viver e enfrentar todos os obstáculos da vida!" (Carol) "Corajoso não é aquele que decide suicidar-se para mostar que tem coragem, mas aquele que opta por viver e enfrentar todos os obstáculos da vida!" (Carol) Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona...Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação!!!" Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona...Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação!!!"

19 Referências Bibliográficas 1.Chiara Lubich ( Honoris Causas Psicologia) 2. Cardeal Martini 3. Frederick Buechner 4. Roberto Ziemer ( psicólogo) 5. Lao -Tse ( líder espiritual chinês)

20 Produção Texto : Emi Texto : Emi Montagem : Manuella Souza Ouriques Montagem : Manuella Souza Ouriques


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