A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Responsabilidade Social Empresarial Prof. Flávio H. dos S. Foguel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Responsabilidade Social Empresarial Prof. Flávio H. dos S. Foguel"— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social Empresarial Prof. Flávio H. dos S. Foguel
Pós-Graduação U.M.C. Responsabilidade Social Empresarial Prof. Flávio H. dos S. Foguel 2010

2 Programa da Disciplina
Aula 01: Apresentação da Disciplina e Critérios de Avaliação. Discussão sobre Macrotendências; Aula 02: Responsabilidade Social Empresarial: conceitos, evolução, dimensões, objetivos e justificativa; Relações com Stakeholders; Responsabilidade Social Empresarial e relações com a Cultura Organizacional; Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade. Aula 03: Elaboração e Implementação de um Programa de Responsabilidade Social Corporativa. Aula 04: Apresentação dos Trabalhos; Fechamento da Disciplina.

3 Processo Avaliativo Resenha e Posicionamento Crítico sobre o filme The Corporation. Elaboração em Grupo. Peso: 20% do conceito final. Cases de Responsabilidade Social Empresarial. Formação de Grupos (05 integrantes). Pré-apresentação de 30 minutos sobre programa de responsabilidade social de empresa brasileira. O Grupo deverá entregar trabalho escrito, descrevendo detalhadamente o caso escolhido. Pontos primordiais (caracterização da empresa, descrição da política de responsabilidade social, definições dos stakeholders e mecanismos de relações, impactos das práticas socialmente responsáveis, análise crítica do Grupo sobre o caso apresentado). Peso: 80% do conceito final. 3

4 Contexto Atual Analisando as Macrotendências
Novas Tecnologias. Globalização dos Mercados. Dimensão Social. Meio Ambiente e Demografia. Transformações no Trabalho.

5 Para subsidiar a discussão
Vídeo: A História das Coisas 5

6 Contexto Atual Novas Tecnologias
Convergência entre Tecnologias de Informação e Comunicação criou inter-relações sem precedentes, transformando: modo de atuar das empresas; o nível de informação e consciência dos consumidores.

7 Contexto Atual Globalização dos Mercados
Globalização de Mercados; Globalização de Capital; Supremacia das Marcas e das Grandes Corporações; Geração de Riqueza sem precedentes / Concentração de Riqueza sem precedentes; Reinvenção dos organismos de Governança Global.

8 Contexto Atual Globalização dos Mercados

9 Contexto Atual Globalização dos Mercados
Os países industrializados detém 97% das patentes mundiais; Organizações transnacionais tem faturamento anual maior do que o PIB de diversos países.

10 Contexto Atual Dimensão Social
A diferença de renda entre a quinta parte mais rica da população mundial e a quinta parte mais pobre, medida pela renda média nacional “per capita”, aumentou de 30 para 1 em 1960, para 74 para 1 em 1997. Os ativos dos três maiores multimilionários do mundo são superiores ao P.N.B. conjunto de todos os países menos desenvolvidos e dos seus 600 milhões de habitantes. 1,2 bilhão de pessoas vivem com menos de US$ 1 por dia. 2,8 bilhões de pessoas vivem com menos de US$ 2 por dia.

11 Contexto Atual Meio Ambiente e Demografia
População Mundial : + de 6 bilhões. Projeção para 2050: aprox. 9 bilhões. Envelhecimento Populacional. Recursos Naturais continuam escassos.

12 Contexto Atual Transformações no Trabalho
A idéia do emprego vitalício desapareceu. Organizações menores. Menos Níveis hierárquicos. Menos empregos em tempo integral. Erosão de fronteiras entre trabalho e lazer. “Invasão” da organização nos lares. Transição para a sociedade do conhecimento. Os empregos não estão chegando ao fim , mas sim se transformando.

13 NECESSIDADES DE NOVOS MECANISMOS DE GOVERNANÇAS E PARTICIPAÇÃO
Contexto Atual Conseqüências Diminuição da confiança no governo, no processo político e nas empresas. Questionamento dos Valores. Cidadãos mais bem informados. Sociedade Civil mais ativa. NECESSIDADES DE NOVOS MECANISMOS DE GOVERNANÇAS E PARTICIPAÇÃO

14 O que se busca? DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL: Crescimento.
Equidade. Sustentabilidade. Empoderamento.

15 A busca do D.H.S. Principais Atores ESTADO MERCADO SOCIEDADE CIVIL

16 Discussões e Considerações


Carregar ppt "Responsabilidade Social Empresarial Prof. Flávio H. dos S. Foguel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google