Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Planejamento Estratégico
Prof. Ms. Flávio Foguel
2
Diagnóstico Situacional Ambiente Interno
3
Recursos Organizacionais
AMBIENTE INTERNO Recursos Humanos Recursos Organizacionais Recursos Físicos
4
Recursos Humanos CAPITAL HUMANO: Experiência; Capacidades;
Conhecimentos; Habilidades; Relações; Julgamento.
5
Recursos Organizacionais
Estratégias; Estrutura; Cultura; Processos de Negócios; Pesquisa e Desenvolvimento; Tecnologia da Informação; Sistemas de Gestão.
6
Recursos Físicos Instalações; Equipamentos; Localização Geográfica;
Acesso a Matérias-primas; Tecnologia de Produção/distribuição; Rede de Distribuição.
7
Perguntas a serem respondidas pela Missão:
A Missão deve trazer a razão de existência de uma empresa. Deve responder o que a organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes. Perguntas a serem respondidas pela Missão: - Por que a empresa existe? - O que a empresa faz? - Para quem?
8
Missão EXEMPLOS: Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas. (Banco HSBC). O Grupo Gerdau é uma empresa com foco em siderurgia, que busca satisfazer as necessidades dos clientes e criar valor para os acionistas, comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento sustentado da sociedade. Prover o Estado de recursos para garantir o bem-estar social; Prestar serviços de excelência à sociedade; Prover segurança, confiança e facilitação para o comércio internacional (Receita Federal do Brasil).
9
Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:
Visão A Visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Demonstra de uma forma realista, possível e visível como a empresa quer ser reconhecida no futuro. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado: pelos esforços individuais; pelos esforços das equipes; pela alocação dos recursos. A Visão deve ter um horizonte de tempo definido para o seu alcance.
10
Visão O enunciado da Visão deve facilitar as respostas às seguintes perguntas: - No que a empresa quer se tornar? - Qual a direção é apontada? - Onde nós estaremos? - O que a empresa será? - Em que direção eu devo apontar meus esforços? - Eu estou ajudando a construir o que? - Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?
11
Visão EXEMPLOS: Ser a empresa líder e inovadora em soluções móveis de comunicação, informação e entretenimento. Comprometida na geração de valor aos clientes, colaboradores, acionistas e comunidade (Vivo). Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores. (Banco HSBC). Ser uma empresa siderúrgica global, entre as mais rentáveis do setor. (Grupo Gerdau). Ser uma organização modelo de excelência em gestão, referência nacional e internacional em administração tributária e aduaneira. (Receita Federal do Brasil).
12
Valores Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
13
Os valores são inegociáveis e perenes dentro da organização.
Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças ou princípios que: - definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados; - são as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão; - são o suporte, o estofo moral e ético da empresa. Os valores são inegociáveis e perenes dentro da organização.
14
Valores EXEMPLOS: Valores da Vivo:
Ética: Respeitar os princípios, as políticas e os procedimentos definidos pela empresa e regulamentados pela lei e pela sociedade, trabalhando com honestidade, profissionalismo e transparência. Comprometimento: Operar de forma planejada e integrada, apoiada numa visão sistêmica, estimulando o trabalho em equipe, promovendo o compartilhamento de responsabilidades e assegurando o alcance dos objetivos de rentabilidade e sustentabilidade da liderança. Inovação: Estimular a criatividade, liderando o uso de tecnologias de ponta a serviço dos clientes, implantando soluções diferenciadas, antecipando-se no lançamento de produtos e serviços, assegurando a competitividade.
15
Valores EXEMPLOS: Valores da Vivo:
Compromisso com o Cliente: Identificar e satisfazer as necessidades presentes e futuras dos clientes, oferecendo produtos e serviços que superem as expectativas, com alto padrão de qualidade e atendimento, prometendo responsavelmente o que estamos em condições de cumprir. Humanização: Estimular o contínuo crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, trabalhando com entusiasmo, paixão e alegria, praticando a justiça, construindo e mantendo relações de confiança, de lealdade e transparência com os clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e o mercado. Responsabilidade Social: Contribuir para o desenvolvimento consciente e sustentado da sociedade, favorecendo o pleno exercício da cidadania e respeitando o meio ambiente.
16
Valores EXEMPLOS: Valores do Banco HSBC:
Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.
17
Valores do Grupo Gerdau:
EXEMPLOS: Valores do Grupo Gerdau: CLIENTE satisfeito; SEGURANÇA TOTAL no ambiente de trabalho; PESSOAS comprometidas e realizadas; QUALIDADE em tudo que faz; EMPREENDEDORISMO RESPONSÁVEL; INTEGRIDADE; CRESCIMENTO e RENTABILIDADE.
18
Exemplos para Análise MISSÃO:
PFIZER: Nós nos tornaremos a companhia mais valorizada do mundo para pacientes, clientes, colegas, investidores, parceiros comerciais e as comunidades onde trabalhamos e vivemos. VIVO: Ser a melhor opção em comunicação com mobilidade. A STIHL tem por missão facilitar a vida dos clientes, oferecendo soluções rápidas e inovadoras em ferramentas motorizadas portáteis para os mercados florestal, agropecuário, de serviços e bricolagem. Busca a excelência como organização, perseguindo a rentabilidade e a satisfação dos clientes, prezando os valores éticos com relação aos colaboradores, fornecedores, revendedores e acionistas, respeitando o meio ambiente e garantindo a perpetuação da organização como exercício de nossa responsabilidade social.
19
Objetivos e Metas OBJETIVO: representam os fins genéricos desejados, em direção dos quais são colocados os esforços da empresa. META: são versões mais restritas dos objetivos, com quantificação e linha de alcance temporal.
20
Matriz SWOT
21
Triângulo Estratégico
PROPÓSITO AMBIENTE CAPACITAÇÃO
22
Triângulo Estratégico
O que nós queremos fazer? PROPÓSITO O que nós sabemos fazer? O que nos é permitido fazer? AMBIENTE CAPACITAÇÃO
23
Triângulo Estratégico
O que nós queremos fazer? PROPÓSITO O que nós sabemos fazer? O que nos é permitido fazer? ESTRATÉGIAS: O que é que nós vamos fazer? AMBIENTE CAPACITAÇÃO
24
Matriz SWOT MATRIZ SWOT:
Instrumento muito útil na organização do planejamento estratégico. S.W.O.T (Strenght, Weakness, Oportunities, Threats) (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) A principal da Matriz SWOT é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada, para que se alcancem determinados objetivos, a partir de uma avaliação crítica dos ambientes interno e externo.
25
Matriz SWOT AMBIENTE EXTERNO OPORTUNIDADES AMEAÇAS FORÇAS FRAQUEZAS
INTERNO
26
Matriz SWOT Forças: é algo que a empresa faça bem ou que aumente a sua competitividade: competências, know-how, ativos físicos, capital humano, ativos organizacionais, ativos intangíveis, atributos específicos, alianças, parcerias corporativas e imagem da marca; Fraquezas: é algo que falta à empresa, que ela execute mal ou que a ponha em desvantagem em relação à concorrência. As fraquezas, em geral, são justamente a falta dos elementos encontrado nas forças: ausência ou deficiência de know-how, competitividade, etc.
27
Matriz SWOT Oportunidades: são situações encontradas no ambiente externo que representem oportunidades de negócios, de crescimento da participação no mercado ou da rentabilidade da empresa; Ameaças: são situações vislumbradas no ambiente externo que podem impactar a participação de mercado ou o posicionamento da empresa perante concorrentes e clientes.
28
Matriz SWOT OPORTUNIDADES ALAVANCAGEM FORÇAS VULNERABILIDADE
LIMITAÇÕES AMEAÇAS FRAQUEZAS PROBLEMAS
29
Bibliografia Recomendada
WRIGHT, P; KROLL, M. J. & PARNELL J. Administração Estratégica - Conceitos. Cap. 03. São Paulo: Atlas, 2000.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.