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Computação Gráfica OpenGL
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OpenGL (Open Graphical Library)
OpenGL pode ser definida como uma interface de software (API – Application Program Interface) para aceleração de dispositivos gráficos, com aproximadamente 129 comandos para especificação de objetos e operações necessárias para produção de aplicações gráficas interativas 3D
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OpenGL Biblioteca de rotinas gráficas para modelagem 2D ou 3D, portável e rápida usa algoritmos bem desenvolvidos otimizados pela Silicom Graphics. Não possui funções de gerenciamento de janelas, interação com o usuário ou arquivos de entrada e saída OpenGL não é uma linguagem de programação – usa convenção de chamadas de bibliotecas da linguagem C Pode ser usado através de várias linguagens de programação como C, C++, Java, Perl, Python, etc
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OpenGL desenhos de primitivas, como linhas e polígonos
suporte a iluminação, sombreamento, mapeamento de textura e transparência. Animação, gerencia de eventos de entrada por teclado e mouse não é tratada
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OpenGL GLU – OpenGL Utility Library GLUT – OpenGL Utility Toolkit
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NURBS (Non Uniform Rational B-Splines)
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Bibliotecas opengl32.lib (OpenGL) glu32.lib (utilitários OpenGL)
glut.lib
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Links Introdução à OpenGL Professora Isabel Harb Manssour Uso do OpenGL com DevC++
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Links http://www.opengl.org OpenGL Programming Guide
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OpenGL é uma máquina de estados (state-machine)
Primitivas: são grupos de um ou mais vertices Line e fill primitives requerem dois ou mais vertices
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vertex data pixel data
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Per-Vertex Operations
transformatiion lighting clipping
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Pixel Operations
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Rasterization
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