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PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA

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Apresentação em tema: "PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA"— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Departamento Pedagógico Escolas em Tempo Integral

2 I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO CENFAP
Escola em Tempo Integral: Refletindo as práticas construindo o futuro. TEMA CENTRAL

3 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

4 Lei de Diretrizes e Bases - LDB
Art. 34 – A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. § 1° São ressalvados os casos do ensino noturno e das formas alternativas de organização autorizadas nessa lei. § 2° O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.

5 Estatuto da Criança e do Adolescente
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Estatuto da Criança e do Adolescente Art. 4 – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária.

6 democraticamente as oportunidades de aprendizagem.
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Plano Nacional da Educação – PNE apontou a ampliação da jornada escolar como um avanço significativo para diminuir as desigualdades sociais e ampliar democraticamente as oportunidades de aprendizagem.

7 Em 2008, mais três escolas foram inauguradas atendendo 1.341 alunos.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: Uma realidade no Município de Arapiraca Projeto piloto e pioneiro no Estado de Alagoas. Iniciou em 2007 com a implantação em duas escolas atendendo a alunos do 1° ao 5° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 2008, mais três escolas foram inauguradas atendendo alunos.

8 Em 2012, mais duas escolas foram inauguradas atendendo a 1.740 alunos
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: Uma realidade no Município de Arapiraca Em 2009, mais uma escola foi implantada abrangendo um total de 781 alunos. Em 2010, foi inaugurada a sétima Escola de Tempo Integral atendendo 368 alunos. Em 2012, mais duas escolas foram inauguradas atendendo a alunos Atualmente contamos com dez escolas que atendem um total de alunos do 1° ao 5° ano dos anos iniciais do ensino fundamental.

9 ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – OBJETIVO
Oferecer um maior tempo de permanência do aluno no espaço escolar, possibilitando um desenvolvimento amplo do ser humano, voltado para a potencialização de todas as suas capacidades cognitivas, afetivas, sociais e emocionais.

10 OBJETIVOS Assegurar a permanência e a promoção do aluno na escola, especialmente das camadas populares, garantindo-lhes uma aprendizagem significativa. Proporcionar aos educandos um desenvolvimento pleno conceitual, procedimental e principalmente atitudinal, para formar verdadeiros cidadãos críticos; Permitir a expressão da sensibilidade e do potencial criativo através de atividades socioeducativas.

11 OPERACIONALIZAÇÃO DA PROPOSTA
A proposta da Escola de Tempo Integral tem como objetivo principal dar conta das atividades curriculares, bem como as atividades sócio-educativas que forem inseridas na escola, na perspectiva de tirar as crianças da vulnerabilidade, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida.

12 AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO

13 AÇÕES ADMINISTRATIVAS
→ Vontade e compromisso político; → Recursos financeiros específicos; → Recursos próprios;

14 AÇÕES ADMINISTRATIVAS
→ Adequação dos espaços escolares; → Levantamento de necessidades de material pedagógico e equipamento; → Levantamento de necessidades de recursos humanos.

15 INTERFACE DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
Fonoaudiólogos; Assistente social; Psicólogos; Psicopedagogos; Supervisores Articular os conhecimentos no intuito de reintegrar e readaptar os alunos a situação de sala de aula EQUIPE MULTIDISCIPLINAR INTERFACE OBJETIVOS Coordenar e acompanhar as atividades pedagógicas e socioeducativas realizadas na escola COORDENAÇÃO GERAL Pedagogo Equipe de profissionais graduados em educação física DEPARTAMENTO DE ESPORTE Selecionar monitores, estagiários e organizar formação continuada.

16 FLUXOGRAMA DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
ALUNOS 01 Escola Zélia Barbosa 400 02 Escola Claudecy Bispo 850 03 Escola Benildo Medeiros 510 04 Escola José Ursulino Malaquias 452 05 Escola Pontes de Miranda 440 06 Escola Dom Constantino 180 07 Escola Cleonice Barbosa 926 08 Escola César Fontes 840 ESCOLAS-10 ZONA URBANA ZONA RURAL ESCOLAS ALUNOS 01 Escola Manoel João 398 02 Escola Enéas Benedito 408

17 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Das 7h30 às 16h30
COMPONENTES CURRICULARES Base comum – 1º ao 5º ano Língua Portuguesa; Matemática ; Ciências; História Geografia Artes Educação Física Ensino Religioso ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO Filosofia e Sociologia; Letramento e alfabetização; Línguas Estrangeiras (Inglês e Francês); Experiências Matemáticas/ Jogos

18 ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS
OBJETIVO Contextualizar as experiências educacionais, a fim de garantir o processo ensino-aprendizagem, reforçando e favorecendo as competências inerentes ao desenvolvimento a cidadania.

19 ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS
ARTES E CULTURA ARTES CÊNICAS ARTES PLÁSTICAS MÚSICA Banda Fanfarra; Canto Coral; Flauta Doce; Teclado; Violão. Dança; Práticas Circenses; Teatro. Pintura; Desenho ; Mosaico; Artesanato. CAPOEIRA MANIFESTAÇÃO CULTURAL REGIONAL

20 ESPORTE E LAZER CULTURA DIGITAL
ATIVIDADES DESPORTIVAS ARTES MARCIAIS - Jiu Jitsu; - Judô ; - Karatê; - Kung Fu - Ginástica Rítmica; -Recreação e lazer; - Xadrez tradicional CULTURA DIGITAL Informática e Tecnologia da Informação

21 AVANÇOS E CONQUISTAS → Melhoria do estado nutricional dos alunos;
→ Formação continuada em serviço para os docentes; → Orientação da Equipe Multidisciplinar aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem; → Orientação da Equipe Multidisciplinar aos professores e as famílias dos alunos que apresentam problemas de ordem cognitiva, afetiva e social;

22 AVANÇOS E CONQUISTAS → Promoção de cursos de geração de emprego e renda para os pais e alunos aos fins de semana em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Corte e costura; Cabeleireiro; Peças íntimas; Pintura em tecido); → Parcerias com outras Secretarias Municipais com ações de promoção de saúde, melhoria da qualidade de vida e cidadania;

23 AVANÇOS E CONQUISTAS → Acesso da criança à escola;
→ Ampliação do tempo do aluno na escola; → Mudança de hábitos e atitudes; → Diminuição da vulnerabilidade social; → Potencialização das habilidades e competências dos alunos → Aumento do Índice da Educação Básica (IDEB); → Redução da Evasão Escolar.

24 Secretaria de Educação
AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO Contínuo Secretaria de Educação

25 ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL
Uma realidade no município de Arapiraca

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38 CONTATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


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