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REUNIÃO PÚBLICA COM INVESTIDORES

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Apresentação em tema: "REUNIÃO PÚBLICA COM INVESTIDORES"— Transcrição da apresentação:

1 REUNIÃO PÚBLICA COM INVESTIDORES
- Resultados do 2T07 - Apresentação: Sr. José Rubens de la Rosa - CEO Sr. Carlos Zignani - Diretor de RI Sr. José A. Valiati - Dir. de Controladoria e Finanças Sr. João Luiz Borsoi - Gerente de RI Porto Alegre, 8 de agosto de 2007.

2 Agenda Visão Geral Visão Setorial Desempenho Operacional Perspectivas Corporação Marcopolo

3 A EMPRESA

4 O QUE É A MARCOPOLO: Fundada em 1949
Área Construída Total Brasil e Exterior m² Área Total Brasil e Exterior m² Capacidade de Produção Brasil 75 un/dia Brasil e Exterior 110 un/dia Nº de Colaboradores 2T Brasil 9.353 Brasil e Exterior Número de Fábricas Brasil 4 Exterior 5 Receita Líquida 2T R$ milhões 540,0 Lucro Líquido 2T07 R$ milhões 29,4 continua ... 4

5 Uma das maiores fabricantes mundiais de carrocerias
Líder no Brasil com mais de 40% de participação de mercado Mundialmente uma das mais reconhecidas marcas do setor Tecnologia de fabricação de ponta Produção integrada de quase todas as peças Completa linha de produtos: rodoviários, urbanos, midi, micro e miniônibus 5

6 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

7 CORPORAÇÃO Comitês Acionistas Conselho de Herdeiros Conselho Fiscal
Executivo Estratégias Conselho de Administração Auditoria Interna Comitês Auditoria e Riscos Auditoria Externa RH e Ética CEO Diret. Estratégia Novos Mercados & Marketing Negócio Ônibus (Caxias, Ciferal, Colômbia, México, África do Sul) Operações Internacionais (China / Índia / Rússia) Negócio LCV Negócio Plásticos Banco Moneo Diretoria de Controladoria & Finanças Diretoria de Administração Service Providers Negócios 7

8 LOCALIZAÇÃO GLOBAL … Golitsino - Rússia Coimbra - Portugal
Changzhou - China Monterrey - México Bogotá - Colômbia Dharwad - Índia Rio de Janeiro - Brasil Johannesburg - África do Sul Caxias do Sul - Brasil Rio Cuarto - Argentina 8

9 PRESENÇA GLOBAL: 9

10 Linha completa de produtos Design próprio
PONTOS FORTES: Tecnologia Linha completa de produtos Design próprio Processos/sistemas produtivos Comercialização/Logística Presença global: diversificação de mercados Produtos customizados Custos Competitivos Verticalização Recursos humanos/treinamento/motivação Economias de escala/grandes volumes continua ... 10

11 Filosofia de valor adicionado e Balanced Scorecard (BSC)
Rentabilidade Filosofia de valor adicionado e Balanced Scorecard (BSC) Governança Corporativa Nível II Bovespa Conselho de Administração Comitês do Conselho de Administração Conselho de Herdeiros Código de Conduta Conselho Fiscal Desempenho (2002/2006): Aumento no Lucro Líquido: 2,5 vezes Aumento no Valor de Mercado: 2,8 vezes Valorização das Ações: 2,8 vezes 11

12 ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO:
RÚSSIA: mercado de ônibus Produção Total: un/ano Produção RUSPROMAUTO: unidades (entre 5 a 6 mil unidades de rodoviários usados são importados anualmente da Europa) Market Share RUSPROMAUTO: entre 70% e 75% (não inclui Vans) Dados da JOINT VENTURE Receitas: unidades US$ 15 milhões /500 unid. US$ 40/50 milhões /1.000 unid. US$ 80/100 milhões continua ... 12

13 ÍNDIA: mercado de ônibus 2006
Produção Total: unidades Produção TATA Motors: unidades Market Share TATA: entre 48% e 49% (Fonte: Tata Motors Financial Statements - pg. 7). Dados da JOINT VENTURE Receitas: 2008 US$ 72 milhões 2009 US$ 140 milhões 2010 US$ 220 milhões 2011 US$ 275 milhões 2012 US$ 395 milhões 13

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15 Agenda Visão Geral Visão Setorial Desempenho Operacional Perspectivas Corporação Marcopolo

16 PRODUÇÃO BRASILEIRA (unidades) e MERCADO EXTERNO (%):
+3,6% +19,7% Fonte: Fabus/Simefre 16

17 MARKET SHARE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA (%):
(*) Fonte: Fabus/Simefre (*) Irizar, Maxibus. 17

18 Agenda Visão Geral Visão Setorial Desempenho Operacional Perspectivas Corporação Marcopolo

19 Composição da Produção Total
PRODUÇÃO TOTAL (unidades físicas): Produção Total Composição da Produção Total +8,5% 17.000 16.456 15.670 ME +30,7% 4.590 3.871 3.513 MI 19

20 Composição da Receita Líquida Total
RECEITA LÍQUIDA TOTAL (R$ Milhões): Receita Líquida Total Composição da Receita Líquida Total +14,3% 2.000,0 1.709,1 1.750,3 ME +29,0% 540,0 395,4 418,6 MI 20

21 Lucro e Margem Operacional
LUCRO BRUTO, OPERACIONAL (R$ Milhões) E MARGENS (%): Lucro e Margem Bruta Lucro e Margem Operacional +28,2% +45,0% +36,2% +26,3% 21

22 EBITDA Ajustado e Margem
LUCRO LÍQUIDO, EBITDA AJUSTADO (R$ Milhões) e MARGENS (%): Lucro e Margem Líquida EBITDA Ajustado e Margem +46,6% +36,7% +21,5% +50,2% 22

23 Endividamento Financeiro
INVESTIMENTOS DE CAPITAL E ENDIVID. FINANCEIRO (R$ Milhões): Investimentos Endividamento Financeiro 157,4 152,6 110,3 86,5 19,2 Nota:  = Segmento Financeiro  = Segmento Industrial 23

24 MARCOPOLO NO NÍVEL 2 DA BOVESPA:
Composição Acionária Marcopolo vs Ibovespa (Base em 30/06/2007) jun/06 set/06 dez/06 mar/07 jun/07 R$ 3,48 pontos R$ 7,32 pontos POMO4 = + 110,3% IBOVESPA = + 48,5% 24

25 RESULTADO CONSOLIDADO (R$ Milhões):
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26 Agenda Visão Geral Visão Setorial Desempenho Operacional Perspectivas Corporação Marcopolo

27 Receita líquida: R$ 2,0 bilhões, crescimento de 14,3% sobre 2006.
PERSPECTIVAS: Em face do atual desempenho da economia, dos negócios realizados no período de janeiro a junho de 2007 e o volume atual da carteira de pedidos que ultrapassam as expectativas, a Companhia alterou as previsões consolidadas do ano de 2007, para: Receita líquida: R$ 2,0 bilhões, crescimento de 14,3% sobre 2006. Produção física: unidades, crescimento de 8,5% sobre 2006. 27

28 CENÁRIOS E VISÃO PARA O 2S07
PERSPECTIVAS: CENÁRIOS E VISÃO PARA O 2S07

29 Agenda Visão Geral Visão Setorial Desempenho Operacional Perspectivas Corporação Marcopolo

30 FÁBRICAS

31 CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL
ANA RECH CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL 31

32 CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL
PLANALTO CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL 32

33 DUQUE DE CAXIAS/RJ - BRASIL
CIFERAL IND. DE ÔNIBUS LTDA. DUQUE DE CAXIAS/RJ - BRASIL 33

34 MARCOPOLO INDÚSTRIA DE CARROÇARIAS LTDA.
COIMBRA - PORTUGAL 34

35 SUPERPOLO S/A - NOVA PLANTA EM BOGOTÁ
35

36 JOHANNESBURG – SOUTH ÁFRICA
MARCOPOLO SOUTH ÁFRICA (PTY) LTD. JOHANNESBURG – SOUTH ÁFRICA 36

37 POLOMEX S.A. DE C.V. MONTERREY - MÉXICO 37

38 LINHA DE PRODUTOS

39 RODOVIÁRIOS

40 PARADISO 1200 PARADISO 1350 PARADISO 1800 DD PARADISO 1550 LD
40

41 IDEALE 770 VIAGGIO 1050 IDEALE 770 ANDARE 1000
(motor dianteiro) VIAGGIO 1050 IDEALE 770 (motor traseiro) ANDARE 1000 41

42 MULTEGO (México) 42

43 URBANOS

44 VIALE TORINO VIALE ARTICULADO
44

45 GRAN VIALE ARTICULADO GRAN VIALE
45

46 CITMAX 46

47 MIDI & MICROÔNIBUS

48 SENIOR MIDI 48

49 SENIOR TURISMO SENIOR URBANO
49

50 MINIÔNIBUS

51 (motor Euro III - mercado nacional)
VOLARE W9 (motor Euro III - mercado nacional) VOLARE ESPECIAL (ambulância) VOLARE A5 (motor Euro II - modelo p/exportação) 51

52 www.marcopolo.com.br Carlos Zignani João Luiz Borsoi
Contato - Equipe de RI: Carlos Zignani Diretor Relações com Investidores Tel: (54) João Luiz Borsoi Gerente Relações com Investidores Tel: (54) 52

53 Importante: Nossas estimativas e declarações futuras têm por embasamento, em grande parte, expectativas atuais e projeções sobre eventos futuros e tendências financeiras que afetam, ou podem afetar o nosso negócio. Muitos fatores importantes podem afetar adversamente nossos resultados, tais como previstos em nossas estimativas e declarações futuras. As palavras “acreditamos”, “podemos”, “visamos”, “estimamos” e outras palavras similares têm por objetivo identificar estimativas e projeções. As considerações sobre estimativas e declarações futuras incluem informações atinentes a resultados e projeções, estratégias, planos de financiamentos, posição concorrencial, ambiente setorial, potenciais oportunidades de crescimento, os efeitos de regulamentações futuras e os efeitos da concorrência. Tais estimativas e projeções referem-se apenas à data em que foram expressas, sendo que não assumimos a obrigação de atualizar publicamente ou revisar quaisquer dessas estimativas em razão da ocorrência de nova informação, eventos futuros ou de quaisquer outros fatores, ressalvada a regulamentação vigente a que nos submetemos, em especial às Instruções CVM 202 e 358. 53


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