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Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

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Apresentação em tema: "Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
FACILITADOR: DAVIDSON R. IAHNN WEB-SITE: curso-tecnico.webnode.com.br ESCOLA ESTADUAL ADÊ MARQUES 15 de fevereiro de 2011

2 Programação de hoje 15 fev. 2011
Vídeo Conteúdo Tendências empresariais numa economia globalizada O papel das organizações no atual cenário As empresas Dinâmica

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4 Tendências Empresariais numa economia globalizada
Ênfase em qualidade, valor e satisfação dos consumidores Oferecer cada vez mais cobrando menos. Aumentas sua oferta de benefícios, baratear seu preço e cuidar criteriosamente dos seus custos de produção.

5 Tendências Empresariais numa economia globalizada
Valorização do capital humano como diferencial de competitividade O foco no ser humano passa a ser o ator principal, sem o qual não é possível a sobrevivência de um empreendimento.

6 Tendências Empresariais numa economia globalizada
Crescente ênfase em desenvolver e aumentar o relacionamento e a retenção do consumidor O conhecimento das especificidades do consumidor visando construir um relação mediada pela confiança e a fidelidade. Preocupação com a fidelização do cliente através de um atendimento profissional e cada vez mais voltado às características e a especificidades do cliente. O cliente não é fiel à marca de um produto mas sim ao serviço (benefício) que ele lhe proporciona.

7 Tendências Empresariais numa economia globalizada
Administrar processos gerenciais e integrar funções administrativas As áreas de uma organização passam a ser interligados e cada colaborador necessita ter uma visão do todo, gerando atitudes e comportamentos de impacto perante os objetivos da empresa. É imprescindível o entendimento de que o todo é maior do que a soma das partes. O trabalho compartilhado e a valorização do trabalho em equipe são atitudes fundamentais numa organização. Os especialistas que permanecerem fechados em seus conhecimentos perderão lugar àqueles que conseguem disseminar conhecimentos e fomentar a participação do maior número possível de colaboradores. Vultuosos investimentos em publicidade e propaganda são postos em risco, se o produto ou serviço não tiver qualidade e não puder encantar o cliente.

8 O papel das organizações no atual cenário
Empresas Atender necessidades de pessoas A empresa é TUDO aquilo que VOCÊ FAZ. Foco no ser humano Cliente Interno e Externo

9 As Empresas As empresas ainda podem ser classificadas quanto a:
Objetivos (comerciais, industriais, de prestação de serviços). Tamanho (grande, média, pequena, micro). Estrutura: (individuais, coletivas, públicas, mistas). Volume de Trabalho Interno (simples, complexas). Organização (Linear ou Militar, Funcional, Estado Maior ou “Staff”).

10 As Empresas A concepção de uma empresa, seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que irão gerar a organização e o consequente desenvolvimento da empresa. Segundo a Teoria Sistêmica, esses princípios administrativos são dados por quatro fatores: Planejamento Organização Coordenação Controle

11 As Empresas Pelo setor econômico
Dependendo do tipo de prestação da empresa, tem-se as seguintes categorias: Setor primário, correspondendo à agricultura; Setor secundário, correspondendo à indústria; Setor terciário, correspondendo ao setor de serviços; Setor quaternário, correspondendo às organizações não governamentais.

12 As Empresas Pelo número de proprietários
O proprietário da empresa pode ser apenas uma pessoa, caso das empresas individuais, como podem ser mais de uma, formando sociedades. Existem as seguintes modalidades na legislação brasileira: Empresa em nome individual Sociedade por quotas Empresa de Responsabilidade Limitada, (Ltda - terminação no nome da empresa) Sociedade Anônima, (SA - terminação no nome da empresa) Cooperativas, (CRL - terminação no nome da empresa)

13 Dinâmica AUTO-ESTIMA O que é ?
É a forma como uma pessoa se sente a respeito de si mesma, e que a mesma está estreitamente relacionada com a família e o meio ambiente.

14 Dinâmica AUTO-ESTIMA DESENROLAR
O facilitador irá ler uma lista de situações que podem ocorrer, ocasionando prejuízo à nossa auto-estima. A cada frase lida pelo facilitador o participante deverá arrancar um pedaço da folha de papel, na mesma proporção em que essa situação afetaria a sua auto-estima.

15 “imagine que, na última semana, aconteceu o seguinte ... ”
Dinâmica Afetando a sua auto-estima “imagine que, na última semana, aconteceu o seguinte ... ” Uma briga com o seu/sua namorado(a)/marido/esposa Seu chefe ou seu professor criticou seu trabalho Um grupo de amigos íntimos não o convidou para um passeio Seu pai ou sua mãe o chamou de malcriado Um amigo revelou um segredo que você contou a ele Surgiu um boato sobre sua reputação Seu/sua namorado(a)/esposa/marido o deixou por causa de outro Um grupo de amigos zombou de você por causa de sua roupa ou de seu penteado Você tirou péssimas notas numa prova, ou fracassou no trabalho Seu time de futebol perdeu um jogo importante Um/uma menino(a) de quem você gosta recusou um convite pra sair com você

16 “imagine que, na última semana, aconteceu o seguinte ... ”
Dinâmica Recuperando a auto-estima “imagine que, na última semana, aconteceu o seguinte ... ” Algum colega de trabalho ou da escola pediu seus conselhos sobre um assunto delicado. Um rapaz/Uma moça de quem você gosta convidou-o para sair. Seu pai ou sua mãe lhe disse que gosta muito de você. Você recebeu uma carta ou um telefonema de um(a) amigo(a). Você tirou boas notas numa prova, ou se saiu bem em seu trabalho. Um rapaz/Uma moça aceitou seu convite para sair. Seu time ganhou um jogo importante. Seus colegas da escola o escolheram como líder. Você ganhou uma bolsa de estudos Seu/sua namorado(a) mandou-lhe uma carta/ de amor Todos os seus/suas amigos(as) elogiaram sua roupa ou seu penteado.

17 Dinâmica Reflexão ... Todos recuperaram sua auto-estima?
Qual foi a situação que mais afetou sua auto estima? Porque? E qual causou menos danos? Qual foi a situação mais importante na recuperação da auto estima? Que podemos fazer para defender nossa auto-estima quando nos sentimos atacados? Que podemos fazer para ajudar nossos amigos e familiares quando sua auto-estima está baixa?

18 Dinâmica Interação em grupo 5 grupos de no máximo 8 pessoas
Façam uma lista sobre como reagiriam a situações que afetassem sua auto-estima, como poderiam se defender do efeito que essas situações pudessem causar. Elaborem uma lista, durante um dia, sobre coisas ou fatos que melhoraram sua auto-estima, cada grupo irá apresentar a sua lista.

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