A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02

2 HIPERMÍDIA Interação com o usuário Possibilidade de exame rápido do conteúdo Acesso não linear e seletivo ao texto Segmentação do saber em módulos Conexões múltiplas a uma infinidade de outros livros

3 HIPERMÍDIA Interação com o usuário Novos dispositivos de entrada estão sendo constantemente desenvolvidos: - Reconhecimento e compreensão de voz - Acompanhador de movimentos de olhos e cabeça - Reconhecimento de gestos A mente humana é capaz de processar informações através dos diversos canais sensitivos. O aprendizado de novos conceitos e a memória associativa são também características da mente humana.

4 HIPERMÍDIA Interação com o usuário Hardwares e softwares, compatíveis com os processos de pensamento humano. A mente humana é capaz de processar informações através dos diversos canais sensitivos. O aprendizado de novos conceitos e a memória associativa são também características da mente humana.

5 HIPERMÍDIA Interação X Interface Interação - inclui todos os aspectos do meio ambiente, tais como: a prática do trabalho, o layout do escritório, etc. Interface - é somente uma parte do sistema com o qual o usuário entra em contato por meio do plano físico e perceptivo.

6 Segundo LÉVY (1993): Das diversas formas de conectividade, a visualização gráfica ou diagramática é a forma mais intuitiva. Os esquemas, mapas ou diagramas interativos estão entre as interfaces mais importantes das tecnologias intelectuais de suporte informático. HIPERMÍDIA Mapas interativos

7 SISTEMA DE ZOOM O sistema de zoom é uma forma de focalizar detalhadamente a informação mais importante em determinado momento, representando em pontilhado ou em escala menor a informação marginal. Com a possibilidade de utilizar um subconjunto do hipertexto, dando ao usuário a impressão de estar percorrendo a sua sub-rede privada, e não a grande rede geral.

8 HIPERMÍDIA Atividade de browsing A capacidade do browse é geralmente considerada como uma das mais importantes razões para usar hipermídia. O browsing como a atividade de folhear, despreocupadamente, livros, revistas e jornais à procura de informações interessantes. O browsing é o termo usado para descrever a navegação entre nós de informação organizados numa estrutura de rede. O browsing requer um modo de tomada de decisão que geralmente não ocorre nos livros que são lidos em ordem seqüencial. Na "leitura" hipermídia tem-se que escolher a ordem, ou o caminho pelo qual se obtém as informações. Coloca o usuário numa posição ativa e de maior responsabilidade, na medida em que ele tem que estar atento à estrutura do aplicativo


Carregar ppt "TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google