A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que significa doutrina?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que significa doutrina?"— Transcrição da apresentação:

1 O que significa doutrina?
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Introdução O que significa doutrina? O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

2 Koogan/Houaiss. Enciclopédia e Dicionário Ilustrado.
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Introdução Doutrina “Conjunto de princípios de uma escola literária ou filosófica, de um sistema político, econômico etc., ou de dogmas de uma religião” O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo. Koogan/Houaiss. Enciclopédia e Dicionário Ilustrado.

3 O que é espiritualismo? Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I – Roteiro 2 – Introdução O que é espiritualismo? O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo.

4 Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I – Roteiro 2 – Introdução O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo.

5 Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I – Roteiro 2 – Introdução Doutrina Espírita É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

6 TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Religião Ciência Filosofia

7 TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA
(sublima) Religião MORAL Diante de um objeto, a ciência pergunta: (a) o que é e como é feito A filosofia indaga: por que existe e para que existe. (estuda) Ciência (esclarece) Filosofia CONHECIMENTO

8 O Professor Rivail O professor Rivail fez em Lion os seus primeiros estudos e completou em seguida a sua bagagem escolar, na Escola de Pestalozzi em Yverdun – Suíça. Pestalozzi foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais. Rivail era um aluno dedicado e se tornou um dos mais eminentes discípulos do mestre. Aos quatorze anos de idade já ensinava aos seus colegas menos adiantados. Muitíssimas vezes, quando Pestalozzi era chamado pelos governos, para fundar institutos semelhantes ao de Yverdun, confiava a Denizard Rivail o encargo de substituí-lo na direção da sua escola.

9 As obras didáticas. Foi autor de numerosas obras de educação, entre as quais podemos citar: Curso Prático e Teórico de Aritmética; Curso Completo Teórico e Prático de Aritmética; Escola de Primeiro Grau; Plano Proposto para a Melhoria da Educação Pública;); (obra mereceu destaque e prêmio nacional.). Os Três Primeiros Livros de Telêmaco; Gramática Francesa Clássica; Memória sobre a Instrução Pública; Qual o Sistema de Estudos mais em Harmonia com as Necessidades da Época?; Discurso Pronunciado por Ocasião da Distribuição dos Prêmios de 14 de agosto de 1834; Programa dos Estudos segundo o Plano de Instrução de H.L.D. Rivail; Manual dos Exames para os Certificados de Capacidade;

10 KARDEC E A MISSÃO Os primeiros contatos com os fenômenos mediúnicos das mesas girantes (1854); Os primeiros estudos sérios de Espiritismo (1855); Notícias e desempenho da missão ( ); O nome Allan Kardec (1857); A atuação de Kardec na codificação da Doutrina Espírita (divulgação); A desencarnação (31 de março de 1869)

11 KARDEC E AS OBRAS ESPÍRITAS
O Livro dos Espíritos (18 de abril de 1857); A Revista Espírita (1 de janeiro de 1858); O que é o Espiritismo (julho de 1859); O Livro dos Médiuns (15 de janeiro de 1861); O Evangelho segundo o Espiritismo (abril de 1864); O Céu e o Inferno (agosto de 1865); A Gênese (16 de janeiro de 1868) Obras Póstumas (1890).

12 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Em 1848, a aldeia de Hydesville, localizada no condado de Wayne, Estado de New York, distante 30 km da cidade de Rochester, era um pequeno aglomerado de casas de madeiras com uma típica população de agricultores. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

13 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Nesta aldeia, morava a família Fox, uma família de fazendeiros composta pelo Pai (John Fox), a Mãe (Magaret Fox), e de suas filhas: Margaret Fox, de 14 anos e Kate Fox, de 11 anos. Eles tinham outros filhos que não moravam com eles e eram da religião metodista. John Margaret Margaret O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Kate História do Espiritismo. Arthur Conan Doyle

14 O VELHO BARRACÃO DA FAMÍLIA FOX
Na tosca cabana onde morava a família Fox, havia ocorrido o assassinato de um mascate e o espírito do vendedor produzia sons, barulhos, ruídos, tentando se comunicar com seus moradores. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Fontes: e História do Espiritismo de Arthur Conan Doyle

15 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Em 31 março de 1848, a menina Kate desafiou a "força invisível" a repetir, com os golpes, as palmas que ela batia com as mãos. A resposta foi imediata, e a cada estalo, um golpe era ouvido logo a seguir! O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Foi o início da “telegrafia espiritual ”

16 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Logo, perceberam que aquela força invisível podia ver e ouvir, pois até quando se dobrava o dedo, a força respondia. Os vizinhos foram chamados e logo apareceram outras pessoas que também perguntavam e eram sempre respondidas de forma inteligente. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

17 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Logo, criaram um código: uma batida seria a letra A, duas batidas seria a letra B e assim por diante... E, assim, estabeleceram um canal de comunicação com o espírito. Ficaram sabendo, dentre outras informações, que ele havia sido assassinado pelo antigo inquilino e que fora enterrado na adega a 10 pés de profundidade. Os espírito se identificou como Charles B. Rosma. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

18 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Resolveram escavar a adega para encontrar o esqueleto do suposto assassinado. Inicialmente, encontraram apenas vestígios e somente após 50 anos foi descoberto a ossada do homem assassinado. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

19 As mesas girantes e o Espiritismo. Zéus Wantuil
Em 1852, a Europa inteira viu-se envolvida com os fenômenos das mesas girantes. Sob a ação de experimentadores, as mesas podia se elevar sobre um pé para responder às questões; agitava-se em todos os sentidos e algumas vezes se elevava no ar, sem que se pudesse ver a força que a mantinha assim suspensa. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. As mesas girantes e o Espiritismo. Zéus Wantuil

20 Experiências com as “mesas girantes” na Alemanha, em 1853.
Os fenômenos das mesas girantes passaram a fazer parte dos noticiários e em muitos casos de forma irônica. Essa é uma gravura apresentada nos noticiários da época na Alemanha para mostrar como as pessoas se reunião em torno de uma mesa para fazê-la mover. Experiências com as “mesas girantes” na Alemanha, em 1853. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Wantuil, Zeus. As mesas girantes. 4. ed. – Rio de Janeiro: FEB, p.33

21 AS MESAS GIRANTES Anedotas e “charges” na imprensa da época.
- Dissestes que a vossa cozinheira vos furtou, mas, e as provas? - Senhor, comissário, eis a mesa da cozinha, que está pronta para depor por escrito. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Wantuil, Zeus. As mesas girantes. 4. ed. – Rio de Janeiro: FEB, p.33

22 - surgem fatos novos sem explicação conhecida;
Kardec: o Espiritismo procede exatamente como as ciências positivas, aplicando o método experimental. - surgem fatos novos sem explicação conhecida; - ele observa, compara, analisa e, remontando do efeito às causas, chega à lei que os rege; - depois, deduz-lhe as conseqüências e busca as aplicações úteis. (a maçã na cabeça de Newton)

23 - a Serenidade e o equilíbrio:
Deolindo Amorim, num de seus artigos, explica o espírito científico de Kardec: - a Serenidade e o equilíbrio: encarou os fatos mediúnicos, com equilíbrio imperturbável, sem negar nem afirmar aprioristicamente; - o domínio próprio: a fim de não se entusiasmar com os primeiros resultados; - o cuidado na seleção das comunicações; - a prudência nas declarações: para evitar a divulgação de fatos ainda não de todo examinados e comprovados; - a humildade: interessado na busca da verdade, antes e acima de tudo.

24 Na indução científica Chega-se à generalização pela análise das partes. Da observação de muitos exemplos diferentes, os cientistas podem tirar uma conclusão geral. Foi assim que Kardec procedeu, em relação à Doutrina Espírita.

25 O controle universal dos ensinos dos Espíritos
Dois importantes critérios científicos foram adotados por Kardec, na tarefa de reunir informações para a elaboração da Doutrina Espírita: a generalidade (universalidade) e a concordância dos ensinos dos Espíritos.

26 Concordância das revelações
Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares. (Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo)

27 Fenômenos de Hydesville
No episódio de Hydesville, paira certa dúvida sobre a identidade do morto. É possível que seu nome fosse outro e os Espíritos que dirigiam esses fenômenos não teriam permitido que fosse revelada sua verdadeira identidade. Isso significa que nem tudo os Espíritos podem revelar; As comunicações não limitaram às irmãs Fox, se espalharam rapidamente para chamar a atenção dos homens sobre a existência do mundo dos espíritos. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

28 As mesas eram movidas por uma força inteligente.
As Mesas Girantes As mesas eram movidas por uma força inteligente. A moda das « Mesas Dançantes » teve por efeito fazer numerosas pessoas refletirem e desenvolver consideravelmente a nova idéia; O próprio Allan Kardec era, no início, muito cético face aos fenômenos Espíritas, mas foi convencido da veracidade dos fatos. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

29 Mensagem Final... E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre (João 14:16); Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito (João 14:26). Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de Verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim (João 15:26). O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.


Carregar ppt "O que significa doutrina?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google