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CHAVE SOFT-START.

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1 CHAVE SOFT-START

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3 As chaves soft-starters são equipamentos destinados a realizar uma partida e uma parada suave no motor de corrente alternada trifásico , além de permitir a proteção do mesmo. Dependendo da potência do motor, a chave soft-start deverá ser capaz de alimentar o mesmo e por este motivo encontramos estas chaves em diversas potências. Na hora da partida dos motores elétricos, os mesmos absorvem da rede uma corrente entre 5 a 8 vezes o valor da corrente nominal. Esta corrente elevada ,na hora da partida, faz com que haja queda de tensão na linha que alimenta o motor, provocando a queda de tensão em outros equipamentos que estejam ligados nesta mesma instalação. Com o intuito de evitar este problema, na hora da partida, iremos estudar a atuação da chave soft-start que traduzindo significa chave de partida suave.

4 CIRCUITO As chaves soft-starters são constituídas por SCR’s em antiparalelo , conforme esquema apresentado abaixo . Cada fase recebe dois SCR’s, sendo um responsável pela condução do semiciclo positivo e outro responsável pela condução do semiciclo negativo. As chaves soft-starts só alimentam motores de corrente alternada e que sejam trifásico. SÃO CHAVES DE PARTIDA ESTÁTICA, DESTINADAS À ACELERAÇÃO DESACELERAÇÃO E PROTEÇÃO DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS.

5 ATRAVÉS DO AUMENTO DO ÂNGULO DE DISPARO, NO MOMENTO DA PARTIDA, SE CONSEGUE REDUZIR A TENSÃO APLICADA AO MOTOR E COM ISTO A CORRENTE DE PARTIDA. DEPOIS O ÂNGULO DE DISPARO É REDUZIDO GRADATIVAMENTE. NÃO ALTERA A FREQUÊNCIA DA TENSÃO APLICADA AO MOTOR,MAS APENAS O SEU VALOR VALOR EFICAZ. Na partida, é feita a redução da tensão aplicada ao motor, através do aumento do ângulo de disparo dos SCR’s ( vide figura acima). No instante inicial, o ângulo de disparo é alto , a tensão aplicada ao motor é baixa . Com o passar do tempo, o circuito de disparo dos SCR’s vai diminuindo o ângulo de disparo dos SCR’s e a tensão aplicada ao motor vai aumentando. Este tipo de controle é chamado controle de fase , pois consiste em variar o ângulo de disparo . Neste caso, só foi alterada à tensão aplicada ao motor, mas a frequência permanece a mesma. Quando se varia apenas a tensão do motor , sem variar a frequência, o mesmo perde força ( torque). As chaves soft-starters não são utilizadas para controlar a velocidade do motor , mas apenas para acelerar ou desacelerar o mesmo, pois no final está programada para aplicar 100% da tensão no motor. Na hora da partida , caso a tensão seja bastante reduzida ,pode acontecer do motor não conseguir acionar a carga acoplada ao seu eixo , pois o mesmo irá perder força. As chaves soft-starters permitem ajustar o tempo que o circuito leva para o ângulo de disparo chegar a 0° ( é o tempo de partida) . Permite também ,o ajuste do percentual da tensão da rede que será aplicada ao motor no momento da partida. A REDUÇÃO DA TENSÃO DEVE SER CUIDADOSA, POIS O MOTOR PODERÁ NÃO TER MAIS FORÇA PARA ACIONAR A CARGA, NA PARTIDA.

6 VANTAGENS DA PARTIDA E PARADA SUAVES:
-EVITA OS “TRANCOS” NA MÁQUINA. -AUMENTA A VIDA ÚTIL DAS MÁQUINAS. -REDUZ OS PICOS DE CORRENTE DA REDE E COM ISTO AS QUEDAS DE TENSÃO NA LINHA. -PROTEGE PESSOAS E PRODUTOS TRANSPORTADOS. As chaves soft-starters permitem , através da redução da tensão na partida, que o motor não dê um “ tranco” no momento da partida. Permite uma maior vida útil do motor pelo fato de absorver menores correntes no momento da partida. Como a partida se torna mais suave , os produtos e as pessoas que precisam ser transportados não correrão riscos de queda. Em bombas, evita o golpe de ariete na tubulação. -EVITA GOLPES DE ARIETES EM BOMBAS.

7 IHM INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
A IHM ( Interface Homem - Máquina) permite ligar , desligar a soft-start , além de ajustar alguns parâmetros como: tempo de partida , tipo de parada , tempo de parada , percentual da tensão de partida , etc. Esta interface possibilita ao técnico ajustar a forma de comportamento do equipamento , dentro das possibilidades apresentadas pelo fabricante. INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

8 AJUSTE DA SOFT-START O conjugado desenvolvido pela soft-starter deve ser maior em torno de 15% do que o desenvolvido pela carga , a fim de evitar os “trancos”na máquina. Na figura abaixo é apresentada a curva do motor com partida através da chave soft-start e podemos perceber que o conjugado desenvolvido pela mesma é ligeiramente superior ao que é desenvolvido pela carga. Nos caso apresentado abaixo , podemos notar que a máquina dará um “tranco” no momento da partida , pois o conjugado motor está bastante superior ao conjugado desenvolvido pela carga .Este tipo de ajuste realizado na soft-start é incorreto, necessitando portanto, de um novo ajuste do percentual da tensão de partida.


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