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O novo momento da economia mundial

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Apresentação em tema: "O novo momento da economia mundial"— Transcrição da apresentação:

1 O novo momento da economia mundial
APAS O novo momento da economia mundial Antonio Delfim Netto 1 13/03/2009 São Paulo, SP

2 I. A Economia de Mercado A. O que ela produziu 1. Melhoria nas condições de vida 2. Tecnologia e crescimento 3. Desigualdade 4. Ciclo e crise 5. As recessões nos EUA: amplitude e duração B. A crise atual 1. A conexão entre os mercados 2. A crise financeira e a economia real 3. Os efeitos da crise II. O Brasil A. As Condições Objetivas B. O Papel do Estado

3 População Mundial e PIB per capita no Mundo e no Brasil
-2 -1 1 2 3 4 5 6 7 1000 1500 1600 1700 1820 1870 1913 1950 1973 2001 População (Bilhões) PIB per capita (US$ mil) * 1750 PIB per capita mundial * População Mundial PIB per capita no Brasil * População Mundial e PIB per capita no Mundo e no Brasil Fonte: Maddison, A. - The World Economy, 2003 * Dolar Internacional Geary-Khamis, US$ de 1990

4 EUA - PIB "per capita" (PPP US$1990)
Primeira Revolução Industrial na Inglaterra EUA PIB Per capita (Desktop Fernando -> graficos novos) Motor de combustão interna Fonte: Maddison, A. – The World Economy Elaboração: Idéias Consultoria

5 PIB Per Capita Real – EUA (1790 = 100)
5500 1000 100 PIB Per Capita Real – EUA (1790 = 100) 1. Crescimento anual ≅ 1,82 % 2. Dobrou a cada 38 anos 3. 46 ciclos registrados ≅ 54 meses 4. Expansão ≅ 34 meses 5. Contração ≅ 20 meses 6. Os ciclos são sempre diferentes - teoria econômica - instituições Amplitude 20 Meses 34 Meses 54 Meses Período ±50 meses 75% Fonte: Measuring Worth Elaboração: Idéias Consultoria

6 Circuito Econômico Fechado
Mercado de Bens e Serviços Preço Quantidade Oferta Demanda Mercado Financeiro Confiança Juros Crédito Mercado de Trabalho Salários Nº de Horas Empresas Empresário Organização Tecnologia Inovações Perspectiva de Demanda Preferências Novos Produtos Renda Perspectiva de Emprego Residências Indivíduos Bens e Serviços Oferta de Trabalho de Trabalho Poupança Elaboração: Idéias Consultoria

7 Transmissão da crise para economia real
Crise Financeira Assimetria de Informação Crise na economia real devedor sabe mais sobre si do que o credor dificuldade de avaliar risco redução do crédito aumento dos juros - seleção adversa - mais redução dos empréstimos - aumento de juros colapso do mercado de crédito queda violenta do preço dos ativos falência de instituições deflação rápida grande volatilidade cambial Quebra do fator catalítico: confiança - quando todos estão líquidos, há o colapso da economia real consumo - investimento - emprego - todos procuram liquidez - mais colaterais que perdem valor com a queda dos preços dos ativos - redução dos lucros futuros - redução do valor atual pela alta taxa de juros Elaboração: Idéias Consultoria

8 EUA: PIB Real Médio - Comportamento nas
Sete Recessões Anteriores a 2008 PIB médio PIB = 100 Maio/junho 2009 meses 10 Abril/maio 2010 10/08 6 Fonte: Federal Reserve Bank of St. Louis - FRBSF Economic Letter, nº , 20/jun/2003

9 Diferença entre os PIBs brasileiro e mundial
* Média 51-85=2,20 Média 86-06=-0,73 *previsão Fonte: Banco Mundial/Geary-Khamis (1951 – 1960), FMI ( ) Elaboração: Idéias Consultoria

10

11 Efeito Externo sobre o Sistema Bancário Brasileiro
Capital Subordinado Funding Externo Comércio Exterior (ACC) O papel do Banco Central: Direção certa Tempo: atrasado Dimensão: homeopática

12 Variação do PIB em 2008 Fonte: The Economist
Elaboração: Idéias Consultoria

13 Simulação do PIB Fonte: IBGE Elaboração: Idéias Consultoria

14 Variação do PIB em 2009 - previsão
Fonte: The Economist Elaboração: Idéias Consultoria

15 Índice de volume de vendas com ajuste sazonal
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo 2003 = 100 A partir de jan/04, a PMC: Inclui o comércio de material de construção, expandindo a abrangência do indicador; Desagrega algumas estatísticas, criando 4 novos grupos; Amplia a amostra de para empresas. Fonte: IBGE, Elaboração: Idéias Consultoria

16 Variação do volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebida e fumo Fonte: IBGE Elaboração: Idéias Consultoria

17 PIB e Volume de Vendas dos Supermercados – Dados trimestrais
(2004 – 2008) 1,0 % 1,4 % 1,2 % Excel – Atividade (Comércio IBGE- Abras) 3,0% 6,0% Nominal 4,5 % Fonte: IBGE Elaboração: Idéias Consultoria

18 Padrões de Regulação: 131 países
(1 = mal; 7 = bem) Fonte: The Global Competitiveness Report Elaboração: Idéias Consultoria

19 Respeito ao Cliente: 131 países
(1 = mal; 7 = bem) Fonte: The Global Competitiveness Report Elaboração: Idéias Consultoria

20 Condições Objetivas Tem uma só língua e não tem enclaves étnicos ou religiosos Não tem problemas de fronteira com os países vizinhos É uma democracia com as instituições funcionando Possui um mercado interno considerável: é o quinto país em população e o nono em PIB total Possui autonomia alimentar e energética 6. Não possui problemas de balanço de pagamentos e de oferta de energia (próximos 3 a 4 anos).

21 O papel do Estado Garantir a propriedade privada
Garantir a apropriação dos benefícios da “inovação” Reduzir as flutuações econômicas Reduzir pelas políticas públicas as desigualdades Dar igualdade de condições no ponto de partida O resultado final da corrida deve depender apenas da loteria genética e não das condições de origem: lar em que nasceu Estimular o desenvolvimento econômico, propiciando condições isonômicas em relação aos países competidores: juros, câmbio, nível de tributação e infra-estrutura.


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