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Apresentação A intenção é desenvolver um banco de dados, que vai ser acessado pela internet, e que sirva como base para pesquisa para profissionais de.

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1 Apresentação A intenção é desenvolver um banco de dados, que vai ser acessado pela internet, e que sirva como base para pesquisa para profissionais de publicidade e estudantes. Esta base de dados será disponibilizada dentro de uma área de um site chamado “Publi Art”, um portal que irá oferecer informações sobre o mercado, cases, slogans, peças premiadas e uma série de conteúdos ligados à área e possam ser utilizados como referência em pesquisas.

2 Justificativa O slogan é uma parte importante de identidade corporativa de uma empresa e é a assinatura de uma marca, explicitando pelo meio escrito todos os conceitos intrínsecos na marca e no posicionamento da empresa. A análise de slogan foi escolhida pelo fato de que ele é fundamental para determinar o posicionamento de uma corporação e ao mesmo tempo serve para situar a marca dentro de um contexto ou de época.

3 Metodologia Este banco de dados irá apresentar slogans, empresas a que se referem, época ou período em que foram veiculados, análise crítica deles e uma lista de outras empresas/produtos/serviços que poderiam tê-los utilizado, com um foco bem diferente. A exibição dessas informações será feita por categorias chave e sub-chaves, por exemplo: Tecnologia / Celulares. Essa separação vai facilitar a identificação de grupos de slogans por segmento e traçar comparativos de posicionamento e foco das empresas que atuam naquele mercado. Outra forma de classificação será voltada para o tipo de posicionamento adotado com relação ao público e ao mercado, por exemplo: faz tudo por você / origem (nome do cliente) / período. Assim é possível identificar uma linha de comunicação utilizada pelo mercado como um todo em uma determinada época.

4 Metodologia Serão analisados os slogans levando em consideração as seguintes características: Clareza de entendimento/linguagem Assimilação do conceito Idéia central do produto Posicionamento Clara Confusa Difícil Rápida Média Lenta Expressa Quase Huum Focado Abrangente Desfocado

5 Onde você quer ir hoje. Microsoft Tecnologia : Informática
Empresas de transporte coletivo Sites de busca O posicionamento adotado pela gigante de softwares é muito abrangente, tal como a linha de seus produtos. Talvez se optassem por focar em soluções para informática serião mais corretos ao invés de se ligar a vida das pessoas como um “carrapato”.

6 Conectando pessoas. Nokia Tecnologia : Celulares
Empresa de informática Clínica de traumatologia Esse tipo de posicionamento é interessante, pois fala mais sobre o mercado do que propriamente do produto. É o tipo de slogan valioso, pois é rápido, objetivo e cheio de significados.

7 Tem coisas que só a Philco faz para você.
Tecnologia : Televisores Agência de publicidade Associação de Mães É um dos melhores exemplos de que um slogan é fundamental, pois ele já tem 8 anos e continua incorporado ao cotidiano das pessoas, tanto que ele é “quase um Brastemp”. Apesar de ser extenso ele é muito objetivo e tem uma dualidade interessante: transita entre o humor e a sobriedade, podendo ser usado em qualquer tipo de campanha publicitária.

8 A gente se vê por aqui. Rede Globo Comunicação : Emissora de TV
Vidraçaria Boites Em resumo: diz tudo que a empresa faz (transmissão do dia-a-dia) e ainda eleva o público a participante do processo e não mero receptor. Funciona muito bem porque a empresa o segue risca o seu conceito na sua programação.

9 A vida por todos os lados.
Zero Hora Comunicação : Jornal Clínica de fertilização Jardim botânico Funciona por que reforça o compromisso do veículo jornal e ainda tenta elevar o leitor a participante do dia-a-dia do jornal. Só fica enfraquecido quando na capa do periódico estão estampadas fotos de atentados e mortes. Pode se perder se o leitor apenas escuta-lo e interpretar que ao invés de ser “vida por todos os lados” é “há vida por todos os lados”.

10 A gente tem tudo, só falta você.
Itaú Financeiro : Bancos Lojas de departamento Hipermercados É o caso típico que promete mais do que pode cumprir. O Itaú é um banco e não um hipermercado, o seus produtos girando dentro do campo financeiro e dificilmente vão além disso. Imagino que seria melhor se eles focassem a diferença que um bom banco faz na vida das pessoas ao invés de se colocarem como empresa que pode tudo pelo cliente.

11 Melhor porque é nosso. Banrisul Financeiro : Bancos Renault Picasso
Arroz ou trigo É um caso próximo ao do Itaú, o banco prefere não dizer o que faz pelo cliente para se focar e um contexto. No caso do Banrisul ele peca por forçar um “bairrísmo” desnecessário, reforçando um ponto negativo do gaúcho. Seria melhor se dissesse que vem da terra de que preza qualidade no que faz.

12 Simplesmente primeira classe.
Banco de Boston Financeiro : Bancos Empresa de aviação Boutiques Simples, direto, restritivo e fácil de lembrar, essa características tornam esse slogan muito bom. Ele foca no seu público e faz com que ele seja o mais importante para a empresa e não o contrário.

13 É por aqui que você chega lá.
Unisinos Ensino : Universidades Consórcios rodoviários (pedágios) Auxílio a lista O estilo do slogan Unisinos é objetivo e rápido para assimilação. Apesar de colocar no estudante toda a responsabilidade pelo seu sucesso a Instituição se oferece como parceira no longo caminho do desenvolvimento acadêmico.

14 Você é responsável pelas sua escolhas.
Universitário Ensino : Cursinhos Perfumes Agência de casamentos Desculpe o ufanismo, mas esse slogan é muito bom. Além de oferecer ao consumidor todo o direito de escolher o melhor e ainda se beneficiar com isso é o que toda empresa deveria fazer. Ele não promete sucesso para o candidato ao vestibular e também o alerta para pensar sobre o futuro antes de tentar o vestibular. É o tipo de slogan que pode fazer parte da vida das pessoas.

15 Tudo que você quer ser. Ulbra Ensino : Universidades Marlboro
Clínica de mudança de sexo A Instituição está se colocando superior ao fato de ser universitário e oferece ao vestibulando a grande chance de ser um “ulbriano”. A idéia central está meio deslocada e por isso fica um pouco demorada a assimilação. Acho que o foco que eles poderiam adotar seria o de uma instituição cara, mas com muita qualidade.

16 Fazendo o seu caminho melhor.
Ford Automóveis : Montadoras Marcas de tênis Empreiteiras O posicionamento é perfeito para o mercado de atuação, pena que deixe o Governo Federal em xeque-mate. A idéia central do slogan é sentida dentro dos carros da Ford, pois o seu forte são o conforto e potência do seu motor, o que torna uma viagem mais confortável e rápida.

17 Além de tudo é lindo. Honda Civic Automóveis : Importados
Parque Farroupilha Condomínios residenciais Rápido, fácil e objetivo é o tipo de slogan padrão. O problema é que não carrega a idéia central do produto, portanto, não pode ser lido desassociado, pois perde completamente o sentido ou remete para outros tipos de objetos que não um carro.

18 Natural do Brasil. O Boticário Beleza : Cosméticos
Cooperativa de hortifrutigranjeiros Agência de modelos Além de não expressar nada que lembre a empresa esse slogan ainda reforça a idéia do principal concorrente: a Natura. Se um consumidor tem pouco contato com esse tipo de produto ou está desavisado vai ter dificuldades em ligar o slogan ao Boticário.

19 Bem estar bem. Natura Beleza : Cosméticos Seguradoras
Remédios (laxantes em especial) É o tipo de slogan capcioso, são necessários alguns segundos para assimilar a mensagem. Não expressa com facilidade o tipo de produto que representa, passa mais a idéia de bem-estar com a vida que a idéia de que o produto causa bem-estar no consumidor.

20 Só ele é assim. Campari Bebidas : Destilados Armani Brastemp
Super abrangente e ao mesmo tempo definidor. É rápido e objetivo, porém não explicita com facilidade a idéia central do produto. O slogan é inteligente, porém não diz o que ele fala, ou seja, não dá idéia de qual característica o Campari tem de diferente dos concorrentes.

21 Refresca até pensamento.
Brahma Bebidas : Fermentados Condicionadores de ar Sorvete (Kibon) O slogan diz muito a que veio. Define o tipo de produto: bebida, é ainda reforça a diferença da marca para as concorrentes. Tem o foco bastante definido e é claro e objetivo.

22 Inovando sempre. Claro Digital Serviços : Telefonia
Fabrica de microcomputadores Casa de swing É bastante focado, explicita o aquilo que a empresa faz: serviço. Ele não poderia focar na diferença que o celular na vida das pessoas e menos na tecnologia, mas.....

23 Faz melhor por você. Ponto Frio Lojas : Eletrodomésticos Bancos
Corretor de imóveis É o tipo de slogan dos anos 80, faz a promessa máxima do varejo: aqui fazemos tudo para lhe deixar satisfeito. Apesar de a rapidez de assimilação e a simplicidade serem fundamentais para qualquer slogan ele poderia ser menos cru.

24 Categorias Faz tudo por você Se vira meu filho
1. Faz melhor por você. (Ponto Frio) 2. Onde você quer ir hoje. (Microsoft) 3. Tem coisas que só a Philco faz para você. (Philco) 4. Tudo que você quer ser. (Ulbra) Se vira meu filho 1. É por aqui que você chega lá. (Unisinos) 2. Você é responsável pelas suas escolhas. (Universitário)

25 Categorias Eu sou o máximo Separatista
1. A gente tem tudo só falta você. (Itaú) 2. Só ele é assim. (Campari) 3. Inovando sempre. (Claro Digital) 4. Refresca até pensamento. (Brahma) Separatista 1. Melhor porque é nosso. (Banrisul) 2. Simplesmente primeira classe. (Banco de Boston) 3. Além de tudo é lindo. (Honda Civic)

26 Categorias Quebra-cabeça Faz parte da sua vida
1. Bem estar bem. (Natura) 2. Conectando pessoas. (Nokia) Faz parte da sua vida 1. A gente se vê por aqui. (Rede Globo) 2. A vida por todos os lados. (Zero Hora) 3. Fazendo o seu caminho melhor. (Ford) 4. Natural do Brasil. (O Boticário)

27 Créditos Disciplina Turma Redação Publicitária III Nome Leandro Leão
53/431 (Gustavo)


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