A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planeamento Estratégico das Instituições do Ensino Superior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planeamento Estratégico das Instituições do Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Planeamento Estratégico das Instituições do Ensino Superior
(PEIES) Sessão_01 Tomás Patrocínio

2 Apresentação Professor Estudantes - Unidade curricular PEIES
Teórica numa perspetiva compreensiva Alguns exemplos práticos e ligação à realidade das IES Tomás Patrocínio

3 TEMAS PROGRAMÁTICOS A globalização, a complexidade da sociedade atual e as questões do desenvolvimento Breve abordagem histórica do planeamento Planeamento estratégico e prospetiva – conceptualização As correntes de prospetiva Cenários e prospetiva A análise das estratégias dos atores A análise integrada de prospetiva e de estratégia Diagnóstico estratégico e prospetivo Implementação, controlo e avaliação Modelos de Planeamento Estratégico no Ensino Superior Casos de estudo de práticas de referência Tomás Patrocínio

4 Fevereiro – 10, 17, 24 Março – 2, 9, 16, 23, 30 Abril – 13, 20, 27
Calendário 15 SESSÕES de 2h cada na Sala 2 Fevereiro – 10, 17, 24 Março – 2, 9, 16, 23, 30 Abril – 13, 20, 27 Maio – 4, 11, 18, 25 Tomás Patrocínio

5 Livros seminais sobre o planeamento e a prospetiva:
Bibliografia Livros seminais sobre o planeamento e a prospetiva: Godet, Michel (1993). Manual de Prospetiva Estratégica – Da Antecipação à Ação. Lisboa: Publicações D. Quixote Mintzberg, H. (1994). The rise and fall of strategic planning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. = Mintzberg, H. (2000). A ascensão e queda do planeamento estratégico. São Paulo: Artmed Outra indicada e também a pesquisada pelos estudantes (portfolio) Tomás Patrocínio

6 Metodologia de trabalho Exposição
Apresentações de textos em pequenos grupos e análise e debate dos mesmos em grande grupo Tomás Patrocínio

7 Criação de grupos de trabalho
Os grupos criados irão preparar a apresentação de diferentes contribuições de autores sobre cenarização a apresentar nas aulas de acordo com o roteiro/agenda de atividades: Grupo A – Peter Shwartz Grupo B – Michael Porter Grupo C – Kees van der Heijden Tomás Patrocínio

8 Portfolio (80%). Reflexão final (valendo 50% dos 80%).
Avaliação - Dinâmica da participação (20%). É esperada uma participação ativa regular dos estudantes e também organizando algumas apresentações. Portfolio (80%). Reflexão final (valendo 50% dos 80%). O portfolio deve compilar informação das aulas e as recolhidas pelo estudante e comportar os testemunhos das reflexões efetuadas. Tomás Patrocínio

9 Pesquisar alguns conceitos
Atividade Pesquisar alguns conceitos Invariante, atores, estratégia, tática, prospetiva, previsão, cenário, planeamento, diagnóstico, escolha, certeza/incerteza, risco, conflito, inércia, acontecimento, possibilidade, aleatório, probabilidade, imprevisibilidade, estrutura, tendências, padrões, etc. Tomás Patrocínio

10 Leitura e debate sobre o texto de Belmiro Gil Cabrito
“Crescimento e desenvolvimento económico” in “Economia da Educação” (pp ) Tomás Patrocínio

11 Ideias importantes do texto de Cabrito:
Desenvolvimento e crescimento são usados por vezes como sinónimos mas representam realidades sociais distintas: Crescimento – fenómeno quantitativo (aumentos qualitativos e regulares das grandezas macroeconómicas nomeadamente do PIB); Desenvolvimento – fenómeno de natureza eminentemente qualitativa (o crescimento deve gerar alterações e melhorias nas estruturas económicas, sociais, culturais, políticas, etc.). O desenvolvimento é um fenómeno social complexo, multidimensional Tomás Patrocínio

12 O desenvolvimento deve ser o móbil do planeamento e das análises prospetivas.
Tomás Patrocínio


Carregar ppt "Planeamento Estratégico das Instituições do Ensino Superior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google