Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIgor Trindade Alterado mais de 10 anos atrás
1
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
2
PRAGMATISMO: Caracterizada pela descrença no Idealismo;
Movido pela inteligência e pela ação humana; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
3
PRAGMATISMO: Seus fundadores foram: Charles Sanders Peirce, e William James; Enfatiza às conseqüências como componentes vitais da verdade; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
4
CHARLES PEIRCE Desenvolveu o significado de um pensamento;
Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
5
As teorias, são instrumentos, e não respostas aos enigmas;
Propôs à Filosofia, a aplicação de métodos de observação, hipóteses e experimentação; As teorias, são instrumentos, e não respostas aos enigmas; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
6
WILLIAM JAMES Fundamenta sua teoria na Psicologia Behaviorista (reflexos condicionados) de John B. Watson; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
7
Reduz a Verdade à Utilidade, em amplo sentido;
Considera normal e benéfica a manifestação do desejo e da vontade; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
8
John Dewey, elaborou o Pragmatismo como uma nova filosofia;
Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
9
Identificou sua teoria como Instrumentalismo ou Funcionalismo;
Representante principal do movimento da educação progressiva norte-americana durante a primeira metade do século XX; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
10
Escola é o instrumento vital para o desenvolvimento global do aluno;
Concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social; Escola é o instrumento vital para o desenvolvimento global do aluno; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
11
O professor deveria partir dos interesses reais dos alunos;
Realce especial as atividades manuais, estimulando virtudes de uma sociedade democrática; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
12
Críticas de teóricos crítico-reprodutivistas ao “otimismo pedagógico”;
Formação para a democracia em uma sociedade em constante mutação. Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
13
Educação global, prática e psicológica.
Alguns pedagogos como: Feltre, Basedow e Pestalozzi introduziram métodos à Escola Nova; Educação global, prática e psicológica. Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
14
MARIA MONTESSORI Iniciou seus estudos na educação especial.
Fez importantes observações sobre a psicologia infantil; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
15
Criou o Método Montessori de Aprendizagem, onde enfatiza o ensino individualizado e o princípio da auto-educação; Cabe ao professor apenas direcionar o correto trabalho das crianças com os materiais; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
16
MATERIAIS MONTESSORIANOS
Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
17
Produzido pelas universitárias:
Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
18
Privilegia a educação dos sentidos;
A Pedagogia Montessoriana destaca a adequação do ambiente ao tamanho das crianças; Privilegia a educação dos sentidos; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
19
OVIDE DECROLY De origem Belga, Decroly era médico e seu interesse foi por crianças excepcionais; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
20
Funda uma escola em 1907, com a ajuda de sua mulher;
Decroly inverte o processo de ensino da leitura; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
21
Centro de interesses, visando uma globalização : criança e família, criança e escola, a criança e o mundo e assim por diante; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
22
KERSCHENSTEINER E FREINET
Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
23
Uma das características da Escola Nova: preocupação com o trabalho;
Georg Kerschensteiner influenciado por Pestalozzi e Dewey, criticava a Escola Tradicional; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
24
A educação é um produto da sociedade e tem função social;
Três tarefas da escola: educação profissional, moralização da profissão e moralização da sociedade; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
25
Para Freinet a verdadeira fraternidade é a que nasce do trabalho;
Célestin Freinet, lutava contra as práticas tradicionais do ensino público francês; Para Freinet a verdadeira fraternidade é a que nasce do trabalho; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
26
Freinet estimula a exploração da curiosidade;
Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
27
Aspecto negativo: valoriza a criança e minimiza o papel do professor;
Aspecto positivo: discussão de métodos pedagógicos; Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
28
Dom Bosco de Cornélio Procópio!
Agradecemos a atenção dada as melhores pedagogas da faculdade Dom Bosco de Cornélio Procópio! Produzido pelas universitárias: Andreza Ap.ª Gonçalves; e Luciane Favorito
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.