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PARECER DO CNE de 1998 Abriu uma porta para que os sistemas de ensino articulem diretrizes para as realidades locais ou regionais.

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2 PARECER DO CNE de 1998 Abriu uma porta para que os sistemas de ensino articulem diretrizes para as realidades locais ou regionais

3 ELABORAÇÃO DAS DCEs Recupera a dimensão pública e coletiva do currículo, bem como busca devolver ao sujeito professor a voz para a definição desses elementos coletivos

4 Todas as áreas por disciplina da SEED/PR mobilizaram-se no início de 2004 para constituir um grupo de intermediadores do debate com professores na base. Cada NRE indicou um grupo de 6 professores de cada disciplina representando EF, EM, EJA, Ed. Campo e Ed. Indígena, além do coord. de área de cada NRE/SEED e professores das IES.

5 Em 2004: semanas pedagógicas, encontros em Faxinal do Céu, encontros descentralizados por município e região, Seminários; Levantamento de sugestões, princípios, idéias, propostas deram origem a relatórios que resultaram em um texto preliminar.

6 Em 2005, a versão preliminar das DCEs foram impressas e voltaram para a discussão dos professores nas escolas. Em 2006, professores pareceristas das IES foram contratados para a revisão conceitual do texto.

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