Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaphaella Valente Alterado mais de 10 anos atrás
1
EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública
Maria Teresa Esteban
2
A transformação da escola, por meio de sua democratização, é uma meta que vem sendo buscada há algum tempo, para realizá-la precisamos implementar ações capazes de fazer da escola pública uma escola para as classes populares.
3
Exige diálogo constante com os sujeitos que habitam as margens sociais e passam a compor o cenário escolar. Viver o cotidiano escolar das classes populares é se comprometer com a produção diária do êxito como uma possibilidade real.
4
Análises sobre a função social
da escola exprimem tanto suas relações com a democratização do conhecimento como apontam sua participação nos processos de seleção e exclusão social.
5
COTIDIANO ESCOLAR HOMOGENEIDADE E DESIGUALDADE
6
HOMOGENEIDADE AO RESSALTAR AS DIFERENÇAS,
SEGREGA E DISCRIMINA, OCULTANDO, SOB CONCEITOS CONSTITUÍDOS NA PERSPECTIVA DA NEUTRALIDADE, PRECONCEITOS ENRAIZADOS SOCIAL E ESCOLARMENTE QUE CONDUZEM E JUSTIFICAM A EXCLUSÃO.
7
DESIGUALDADE A VISIBILIDADE CRESCENTE DA DIFERENÇA COMO UM DE SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS VEM FAVORECENDO, A CONFIGURAÇÃO DE PRÁTICAS MAIS FAVORÁVEIS ÀQUELES NOMEADOS COMO “DIFERENTES” E A INSTAURAÇÃO DO DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DIFERENÇA E DESIGUALDADE.
8
PRÁTICA PEDAGÓGICA É UMA PRÁTICA SOCIAL, PORTANTO, ESTÁ INEVITAVELMENTE CONSTITUÍDA PELA TENSÃO EXCLUSÃO/INCLUSÃO.
9
A INCORPORAÇÃO DA DIFERENÇA COMO JUSTIFICATIVA PARA ATOS QUE EXCLEUM, SEGREGAM E EXPÕEM OS DISCURSOSS QUE CIRCULAM NA ESCOLA E AFIRMAM A IMPOSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR COM A DIFERENÇA.
10
O JOGO IGUALDADE/DIFERENÇA É PARCEIRO DOS PROCESSOS SOCIAIS POR MEIO DOS QUAIS SE INCLUEM E EXCLUEM CONHECIMENTOS, PRÁTICAS E SUJEITOS.
11
ATRIBUIR AO ALUNO QUE A SUA APRENDIZAGEM É MÉRITO SEU, É NEGAR AS SUAS DIFERENÇAS, NÃO AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS E IMPEDIR QUE USUFRUA DE SEUS DIREITOS.
12
NEGADAS EM SUA DIFERENÇA, TAMBÉM SÃO NEGADAS EM SUA IGUALDADE E NA PERVERSA DINÂMICA ESCOLAR, MAIS DO QUE SER IGUAL É PRECISO PARECER IGUAL, A DIFERENÇA VISTA COMO FALTA, COMO DEFICIÊNCIA, JUSTIFICA A SUBORDINAÇÃO.
13
LÓGICA DA SUBALTERNIDADE
FAZ COM QUE AS CRIANÇAS PASSEM A CONSTITUIR UMA CATEGORIA: AS QUE FRACASSAM NA ESCOLA.
14
QUANDO A DIFERENÇA NÃO PRODUZ UMA DIFERENÇA NO OLHAR A EXCLUSÃO DA ESCOLA DÁ LUGAR À EXCLUSÃO NA ESCOLA.
15
NA ESCOLA A REFLEXÃO SOBRE O VIVIDO CONFIRMA A INSUFICIEÊCIA DO ACESSO QUE AS CLASSES POPULARES TÊM À ESCOLA
16
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO POPULAR X PARA A CLASSE POPULAR
MÚLTIPLOS DIÁLOGOS COM OS DIFERENTES SEGMENTOS SOCIAIS HISTORICAMENTE PRODUZIDO -- VÍNCULO COM OS PROCESSOS DE SUBORDINAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA
17
É PRECISO QUESTIONAR NÃO O SUJEITO QUE FRACASSA, MAS AS RELAÇÕES QUE GERAM O FRACASSO DE MUITOS E O ÊXITO DE ALGUNS.
18
A PERMANÊNCIA DOS SUJEITOS QUE FRACASSAM NA ESCOLA EXPRESSA A POSSIBILIDADE DE DESEJO DE PRODUÇÃO DE OUTROS RESULTADOS. EXPÕE A INSUFICIÊNCIA DE UMA ECOLARIZAÇÃO PAUTADA NA HOMOGENEIDADE DE PROCESSOS E RESULTADOS.
19
POTENCIALIDADE DA ESCOLA
FAVORER OS PROCESSOS COLETIVOS, FOMENTANDO O ENCONTRO COM O OUTRO E AS DIFERENTES FORMAS DE SER, SENTIR, PENSAR, FAZER E SABER; PROMOVER CONDIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE PROJETOS COLETIVOS QUE INCORPORAM PRODUTIVAMENTE, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS DAS CLASSES POPULARES.
20
O RECONHECIMENTO DA HETEROGENEIDADE QUE CARACTERIZA O COTIDIANO ESCOLAR COMO ASPECTO PRODUTIVO, EVIDENCIA A NECESSIDADE DE SE APRENDER A CONVIVER DEMOCRÁTICA E SOLIDARIAMENTE COM AS DIFERENÇAS, TOMANDO-AS COMO ASPECTOS INDISPENSÁVEIS AO PERMANENTE PROCESSO INDIVIDUAL E COLETIVO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS.
21
O RECONHECIMENTO DA HETEROGENEIDADE QUE CARACTERIZA O COTIDIANO ESCOLAR COMO ASPECTO PRODUTIVO, EVIDENCIA A NECESSIDADE DE SE APRENDER A CONVIVER DEMOCRÁTICA E SOLIDARIAMENTE COM AS DIFERENÇAS, TOMANDO-AS COMO ASPECTOS INDISPENSÁVEIS AO PERMANENTE PROCESSO INDIVIDUAL E COLETIVO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS.
22
A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PRESSUPÕE O COLETIVO COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA SE ESTABELCER RELAÇÕES SOLIDÁRIAS QUE CONTRIBUAM PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO.
23
A ESCOLA PÚBLICA AMPLIA SUA QUALIDADE AO APRENDER COM OS MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR A INCORPORAR, EM SEU COTIDIANO, O TRABALHO COLETIVO, AS REALÇAÕES SOLIDÁRIAS, OS DIFERENTES SABERES E A PARTICIPAÇÃO DAS DIFERENTES PESSOAS.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.