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GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.

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1 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS - 2009

2 Justificativa A proposta pedagógica deste curso está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:

3 Princípios norteadores 1. Universalidade de acesso às tecnologias Educacionais - favorecer a inclusão digital nas escolas; - democratizar o uso pela comunidade escolar ; - contribuir com o aprimoramento da prática pedagógica. DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

4 Princípios norteadores 2. Incentivo e valorização da produção docente - oportunizar a troca de experiências entre os professores; - possibilitar a visibilidade das práticas escolares ; - contribuir com a formação técnica necessária à produção de conteúdos digitais. DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

5 Princípios norteadores 3. Integração de mídias como suporte à prática pedagógica - oportunizar diversidade de linguagens na abordagem dos conteúdos, contribuindo com o processo de ensino aprendizagem; - considerar os avanços tecnológicos na definição de estratégias metodológicas. DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

6 Princípios norteadores 4. Ampliação da abrangência das ações de formação continuada, utilizando alternativas tecnológicas da modalidade EaD - possibilitar ações de formação continuada, de forma descentralizada; - oportunizar maior acesso aos conteúdos apresentados por profissionais de destaque no cenário educacional. DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

7 Público alvo O curso é de inclusão digital e contempla professores, direções e equipes pedagógicas.

8 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Objetivos Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos tecnológicos e de conectividade, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

9 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Objetivos Específicos - Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional; - Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux de forma que o mesmo possa contribuir para a solução de necessidades, desafios e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;

10 ProInfo Integrado - Desenvolver ações necessárias ao uso do computador e de programas que possibilitam a elaboração e edição de textos e de apresentações na TV Multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet;

11 ProInfo Integrado - Analisar propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos com o uso dos recursos tecnológicos; - Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo, pesquisa, socialização, produção, publicação de ideias e reflexões.

12 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Modalidade Semi-presencial

13 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Metodologia Cinco encontros presenciais de 4 horas, no contraturno do professor, sendo que em cada encontro estão previstas atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e realizações de práticas. Cabe aos assessores das CRTEs, planejar e realizar os encontros de formação por meio de material impresso e on-line (vídeo-aula, tutoriais, CD, wiki...), para as atividades presenciais e a distância, totalizando a carga horária.

14 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Planejamento dos Encontros

15 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Avaliação Dois momentos a. SIPI: Avaliação do cursista e auto-avaliação; b. Planilha: avaliação do curso - 2008 (docente, materiais, conexão...) - Atividades presenciais, à distância e reflexão a cada encontro. Após entregar a atividade à distância levantar dificuldades e avanços.

16 ProInfo Integrado REFLEXÕES A CADA ENCONTRO a) Conseguiu realizar as atividades? b) Quais foram as dificuldades? c) Possui aplicação na sua ação docente? d) Qual sua avaliação com relação a ferramenta e os conceitos apresentados? e) Qual(is) aprimoramentos você percebeu que é possível de implementar na sua ação pedagógica, após utilização desta ferramenta?


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