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OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA

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Apresentação em tema: "OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA
MAX WEBER

2 BIBLIOGRAFIA ANDRADE, Thales. O pensamento sociológica de Max Weber. In Lemos Filho, Arnaldo. Sociologia Geral e do Direito. 3ªedição.Campinas: Ed Alinea, 2008 LEMOS FILHO, Arnaldo. Slides

3 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1.COSTA, Cristina. Sociologia,uma introdução à Sociedade.3ªedição.São Paulo: Editora Moderna, 2005 2. ARON, Raymond. As etapas do Pensamento Sociológico. Brasilia, UNB,1980 3. QUINTANERO, Tania. Um toque de classicos. 2ª edição. Belo-Horizonte: Ed. UFMG, 2004 4. CASTRO, Ana Maria-DIAS, Edmundo.Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro, Ed. Eldorado,1987, 9ªedição.

4 CONCEITOS BÁSICOS AÇÃO SOCIAL COMPREENSÃO SOCIAL TIPO IDEAL
PATRIMONIALISMO TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGITIMA COMPREENSÃO BUROCRACIA CARISMA ÉTICA PROTESTANTE RACIONALIDADE VALORES SENTIDO ETICA CALVINISTA

5 ROTEIRO 1. CONTEXTO HISTÓRICO 2. OBJETO DA SOCIOLOGIA
3. METODO DA SOCIOLOGIA 4.TIPO IDEAL 5. TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL 6. TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA 7. RELIGIÃO E CAPITALISMO

6 1. CONTEXTO HISTÓRICO FRANÇA POSITIVISMO DURKHEIM CIÊNCIAS HUMANAS
ESTADO NACIONAL UNIFICADO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA FRANÇA CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS UNIVERSALIDADE POSITIVISMO CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS NATURAIS

7 FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA
WEBER FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA CAPITALISMO TARDIO ALEMANHA CIÊNCIAS HUMANAS DIVERSIDADE IDEALISMO CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS NATURAIS

8 HISTORIA = PROCESSO UNIVERSAL GENERALIZAÇÃO – COMPARAÇÃO
DURKHEIM WEBER POSITIVISMO IDEALISMO HISTORIA = PROCESSO UNIVERSAL HISTÓRIA = DIVERSIDADE DAS FORMAÇÕES SOCIAIS GENERALIZAÇÃO – COMPARAÇÃO ESPECIFICIDADE

9 OBJETO DA SOCIOLOGIA AÇÃO SOCIAL
“A ação humana é social na medida em que, em função da significação subjetiva que o indivíduo que age lhe atribui, toma em consideração o comportamento dos outros e é por ele afetada no seu curso”. AÇÃO SOCIAL

10 2. OBJETO DA SOCIOLOGIA AÇÃO SOCIAL PRESENÇA DO OUTRO SIGNIFICADO
SER AFETADA PELO OUTRO

11 FUNÇÃO DA SOCIOLOGIA Investigar a ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico da sociedade

12 A B WEBER AÇÃO SOCIAL : MOTIVAÇÃO, SENTIDO E VALORES
RELAÇÃO SOCIAL : O SENTIDO TEM QUE SER COMPARTILHADO

13 WEBER A B A ---- B A ---- B A ---- B A ---- B A ---- B A ---- B
SOCIEDADE: UMA TOTALIDADE CONSTITUÍDA DE UMA MULTIPLICIDADE DE INTERAÇÕES SOCIAIS

14 METODO COMPREENSÃO SOCIAL arnaldolemos@uol.com.br
Todo indivíduo, ao agir, (ator social), age guiado por motivações que, por sua vez, são baseadas em valores O cientista deve descobrir os possíveis significados (sentidos) da ação humana presente na realidade social que interessa estudar COMPREENSÃO SOCIAL Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. impossível descartar-se das pré-noções, como queria Durkheim. Existe uma parcialidade na análise sociológica.Não há neutralidade científica.

15 DURKHEIM WEBER S O S O A REALIDADE NUMA PERSPECTIVA OBJETIVA
A REALIDADE NUMA PERSPECTIVA SUBJETIVA S O S O

16 É um instrumento de análise proposto por Weber para a compreensão das ações sociais
Na construção de um tipo ideal, o sociólogo seleciona aspectos da ação humana que considera culturalmente relevantes para o estudo. E o faz segundo seus próprios valores. TIPO IDEAL É uma construção teórica abstrata - tipo ideal = tipo puro

17 WEBER TIPOLOGIAS TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL
TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGITIMA

18 TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL
determinada por um costume arraigado” Exs. – Trocas de presentes no Natal, Dia da mães, Dia dos namorados AÇÃO TRADICIONAL especialmente emotiva, determinada por afetos e estados sentimentais atuais”. Ex. Torcida de futebol AÇÃO AFETIVA determinada pela crença consciente em valores (ético, estético, religioso ou qualquer outra forma)” ex. trabalho voluntario AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS determinada por expectativas, condições ou meios para alcançar fins próprios, racionalmente perseguidos. Ex. Empresa Capitalista

19 tradição e afetividade são dominantes : família e religião.
Sociedades antigas Esses tipos de ação se apresentam com intensidade diferenciada em diferentes sociedades: tradição e afetividade são dominantes : família e religião. Sociedades modernas racionalidade em relação aos valores e aos fins

20 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO
Por que um determinado indivíduo ou conjunto de indivíduos detém a capacidade de dirigir a sociedade? A QUESTÃO DO PODER Por que ao Estado é dado o direito de estabelecer e aplicar as leis e controlar os meios de controle social ?

21 O Estado ou alguém detem a capacidade de dominar a sociedade porque são reconhecidos como legítimos pelos indivíduos.

22 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
refere-se à autoridade pessoal do governante, investida por força do costume. DOMINAÇÃO TRADICIONAL É baseada no carisma. Ou seja, na capacidade excepcional de liderança de alguém DOMINAÇÃO CARISMÁTICA DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL baseada no direito que se liga a aspectos racionais e técnicos de administração

23 PATRIMONIALISMO TRADICIONAL CARISMÁTICA CARISMA RACIONAL-LEGAL
FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO CARISMÁTICA CARISMA RACIONAL-LEGAL BUROCRACIA

24 Não há distinção entre o público e o privado
Culto à personalidade Não há distinção entre o público e o privado Compromissos de fidelidade e honra PATRIMONIALISMO Nepotismo - compadrio Relações sociais de poder : familiares Ex. o coronelismo político “O Brasil é um Estado Patrimonial”( Raymundo Faoro)

25 Surgimento num momento de uma ruptura: utilizado na subversão ou na abolição de um regime tradicional ou legal Nem todas as revoluções são carismáticas e nem todos os domínios carismáticos são revolucionários CARISMA Fanatismo de seus seguidores : relações sociais quase que religiosas. Dificuldades na sucessão: não há continuidade Ex. Che Guevara, Eva Peron, Vargas, Hitler, Aiatolá Khomeini. João Paulo II, Lula.

26 Relações sociais formais : impessoalidade
Caráter estatutário : todos devem basear seu comportamento em estatutos e normas Racionalidade técnica : os cargos são preenchidos por competência, a promoção é por mérito e tempo de serviço BUROCRACIA Relações sociais formais : impessoalidade Distinção entre o público e o privado Dificuldade : pode se tornar uma “gaiola de ferro”

27 RELIGIÃO E CAPITALISMO
POR QUE, NO OCIDENTE, HAVIA COINCIDÊNCIA ENTRE AS ÁREAS DE EXPANSÃO DO PROTESTANTISMO PURITANO E AS ÁREAS ONDE PROSPERAVA O CAPITALISMO INDUSTRIAL?

28 Tres contribuições Quakers
A preocupação com o desperdício do tempo, pois, sendo a vida breve, cada hora perdida é uma hora não trabalhada a serviço de Deus WEBER Quakers Tres contribuições A divisão de trabalho como vontade de Deus. Deus dá a cada homem missão e vocação Luteranos A oportunidade de trabalho disponibilizada por Deus não pode ser rejeitada, e se a Ele apresenta essa possibilidade como lucro, o faz com proposito sobreano. Ao homem resta obedecer. Puritanos

29 RELIGIÃO E CAPITALISMO
“A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (1904) ESPIRITO DO CAPITALSIMO ÉTICA PROTESTANTE ETICA DA SALVAÇÃO ETICA CALVINISTA ASCETISMO RACIONALIDADE BUSCA RACIONAL DO LUCRO VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DISCIPLINA PARCIMÔNIA DISCRIÇÃO POUPANÇA

30 É marca da cultura ocidental
O ESPIRITO DO CAPITALISMO É marca da cultura ocidental O “impulso para o ganho” ou a “ânsia de lucro” nada tem a ver em si com o capitalismo Há dois elementos no capitalismo ocidental: a formação de um mercado de trabalho formalmente livre o uso da contabilidade racional RACIONALIDADE Sem estes dois elementos, a moderna organização racional da empresa capitalista não seria viável no Ocidente.

31 O ESPIRITO DO CAPITALISMO “Espírito do Capitalismo” : um conjunto de convicções e valores defendidos pelos primeiros mercadores e industriais capitalistas RACIONALIDADE Para Weber, as atitudes envolvidas no espírito capitalismo tinham sua origem na teologia protestante

32 Weber relaciona o papel do protestantismo, principalmente da ética calvinista, na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. ETICA PROTESTANTE levou, ao extremo, a noção de predestinação : o homem é salvo por vontade de Deus. ETICA CALVINISTA Nenhum homem merece a salvação porque ninguém é digno dela. A salvação existe para a maior glória de Deus.

33 No protestantismo, o termo “vocação” passou a significar “profissão”
O homem é “chamado” por Deus não apenas para que tenha uma atitude contemplativa, mas sim para cumprir sua missão no mundo através do trabalho e de sua profissão ETICA CALVINISTA .O calvinismo difunde uma ética segundo a qual o homem deve manter uma contabilidade diária de seu tempo. O desperdício do tempo é pecado pois o homem deve empregá-lo para servir a Deus e assegurar o seu lugar de “eleito”

34 A vivência espiritual da doutrina e da conduta religiosa exigida pelo protestantismo organizou uma maneira de agir econômica, necessária para a realização de um lucro sistemático e racional. A ETICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO Weber descobre que os valores do protestantismo, como a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos

35 O objetivo do capitalismo é aumentar a riqueza alcançada, aumentar o capital. Esse processo de enriquecimento constitui uma indicação segura de que se está “predestinado” A ETICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO O calvinismo traz a formação de uma nova mentalidade, um ethos (visão de mundo) propício ao capitalismo, em oposição ao “alheamento” e à atitude contemplativa do catolicismo.

36 Desprendimento dos bens materiais deste mundo
CATOLICISMO Trabalho como verdadeira maldição, somente para sobrevivência e não como meio de salvação A contemplação como elemento fundamental

37 A vocação como sinônimo de profissão
A realização de uma vocação por meio do trabalho PROTESTANTISMO Renúncia de todos os prazeres do desperdício do tempo e da ociosidade Valorização positiva do trabalho e da riqueza criada pelo trabalho Reinvestimento da riqueza: assegurar o lugar de eleito, de “salvo”

38 O capitalismo é a cristalização objetiva destas premissas teológicas e éticas, segundo as quais o homem, em virtude de seu trabalho e da riqueza criada por este trabalho, encontra um modo completo e sensível de conquistar sua salvação individual.

39 - O importante neste mundo é trabalhar para criar riqueza e criar riqueza não para o desfrute pessoal e esbanjamento, mas para que se crie novamente trabalho. Esta é a base da salvação do homem. - Esta mentalidade acabou configurando a tipologia do empresário moderno.

40 CONCLUSÃO teve uma contribuição importantíssima para o desenvolvimento da Sociologia. Em meio a uma tradição filosófica peculiar, a alemã, e vivendo os problemas de seu país, diferente da França de Durkheim, pode trazer uma nova visão não influenciada pelo racionalismo positivista. WEBER Mostrou, em seus estudos, a fecundidade da analise histórica e da compreensão dos processos históricos e sociais Seus trabalhos abriram as portas para as particularidades historicas das sociedades e para o papel da subjetividade na ação e na pesquisa social, fazendo analises independentes das ciências naturais.

41 Para ele, o ser humano é um ser diferente dos demais e portanto sujeito a leis de ação e comportamento proprios. Daí a especificidade das ciências humanas. Ao contrario de Marx e Durkheim, acreditava que a Sociologia deveria se concentrar na ação social e não nas estruturas.. WEBER Não defendia que as estruturas sociais existiam externa e independente dos indivíduos. Ao contrario, as estruturas da sociedade eram formadas por uma complexa interação de ações. Idéia e valores culturais ajudam a modela a sociedade e modela as nossas ações individuais.

42 Outra contribuição: a idéia de indeterminismo histórico
Outra contribuição: a idéia de indeterminismo histórico. Para ele não há lei preexistente que regula o desenvolvimento da sociedade. Daí o estudo das particularidades, procurando entender as formações sociais e suas singularidades. WEBER Na concepção de Weber, os fatores econômicos são importantes, mas as idéias e os valores têm exatamente o mesmo impacto na mudança social. Daí sua analise das relações entre a religião protestante e o desenvolvimento do capitalismo ser hoje um estudo clássico da Sociologia.


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