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Tecnologias no Sistema Educativo português

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Apresentação em tema: "Tecnologias no Sistema Educativo português"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias no Sistema Educativo português
radiografia e estratégias de desenvolvimento Sistema Educativo Educação Responsabilidade e acção social ampla Famílias Sociedade civil: media empresas instituições cívicas entidades culturais Estado (vários níveis) iniciativas científicas e culturais. universidades (I.E.Sup.) escolas Ed Pré-Escolar Ens. Básico Ens. Secundário

2 Escola (Ed. Básica e Ens. Secundário)
A Escola tem uma delegação social para, num determinado espaço e tempo, transmitir às gerações mais jovens, conhecimentos e competências consideradas úteis para a vida. Não se pode confundir Escola e Educação. É um erro querer que a Escola se substitua à função educativa de outros e que se responsabilize por toda a educação dos jovens

3 Escola TIC As TIC não são panaceia para todos os males
As TIC podem não ser um factor de inovação e de mudança Podem acentuar as contradições e dificuldades na Escola e na sua relação com a Sociedade Podem contribuir para consolidar/cristalizar as piores práticas pedagógicas

4 Escola TIC Aprender informática
(Limitado, pode ser uma visão perturbadora sobretudo quando se quer que a escola ensine “certa” informática) Aprender a usar os computadores e as redes (Adquirir competências básicas como utilizador e de acordo com a idade, incluindo uma dimensão ética e noções de segurança ) Aprender e viver com os computadores e com as redes designadamente a Internet (Transversalidade das TIC. Utilizar criticamente e produzir Informação Conhecimento Saber)

5 Escola TIC Uma estratégia articulada e integradora das TIC para promover a info-inclusão com mais e melhores aprendizagens Promover o uso efectivo dos computadores e das redes pelos alunos e pelos professores. Fazer das escolas e das salas de aula o centro da utilização interdisciplinar das TIC. Promover as TIC como catalizadoras da inovação educativa Aumentar, melhorar e rentabilizar os recursos . Mãos no teclado

6 Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola
Identificar e articular iniciativas em curso nos diferentes serviços do ME e de outros ministérios que envolvam as escolas; Conceber, desenvolver e concretizar um programa integrador e mobilizador no domínio do uso dos computadores, redes e Internet na Escolas. Propor a aquisição dos equipamentos e de outros bens no âmbito da utilização das TIC nas escolas Coordenar a execução de projectos e outras iniciativas em curso, respeitantes ao uso de computadores, redes e Internet nas escolas por parte do ME. Promover acções de divulgação e formação

7 Computadores, Redes e Internet na Escola
Coordenadores TIC nas escolas. Em 2005/06 foi publicado o Despacho 26691/2005 segundo o qual as escolas devem criar uma estrutura de Coordenação das TIC com um Coordenador e uma equipa que promoverão o desenvolvimento de um plano de acção em cada agrupamento de escolas para a utilização educativa das TIC. Em 2006/07 todos os agrupamentos de escolas têm um coordenador TIC nomeado e deu-se início ao trabalho em rede destes Coordenadores. 1290 Coordenadores Rede de Centros de Competência A Equipa CRIE coordena e tem dinamizado a actuação de uma rede de Centros de Competência constituídos por Universidades, Centros de Formação de Professores e outras entidades. Estes centros desenvolvem um conjunto variável de projectos no âmbito da utilização pedagógica dos computadores e das redes bem como prestam apoio às iniciativas, nesse âmbito, empreendidas pelas escolas. 19 Centros de Competência

8 Computadores, Redes e Internet na Escola
Disciplina TIC No quadro das condições previamente existentes foram empreendidas diversas medidas visando assegurar o funcionamento da disciplina TIC em todas as escolas com o 9º e 10º anos introduzindo, simultaneamente, algumas mudanças com vista a propiciar o seu melhor enquadramento. Assim foi incrementado um conjunto de medidas para superar deficiências técnicas que subsistiam no equipamento das Salas TIC, foi redefinido o perfil de recrutamento dos professores para leccionação desta disciplina e foram promulgadas orientações tendo em vista uma maior transversalidade curricular da disciplina 1309 salas (no 3º CEB e Ens. Sec.) com 19635 computadores Projecto Promove a utilização das TIC nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico sendo coordenado pela CRIE com o apoio financeiro do POSC e a operacionalização de Instituições de Ensino Superior. Dirige-se essencialmente aos alunos mas também aos professores do 1º CEB. 18 Instituições de Ensino Superior alunos 17417 professores diplomas de competências básicas em TIC (DCB).

9 Computadores, Redes e Internet na Escola
Formação de professores em TIC Foi reequacionado o modelo de formação contínua dos professores em TIC mediante a elaboração de um Quadro de Referência. Realizaram-se acções de formação destinadas a formadores, a membros de Conselhos Executivos e a professores. 228 entidades formadoras 578 formadores 21500 professores - formandos . . Foi introduzida nesta formação uma componente de trabalho on line baseada na plataforma Moodle cuja utilização se tem vindo a generalizar 2094 participantes no Moodle CRIE

10 Computadores, Redes e Internet na Escola
1º Concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos Visa apoiar projectos das escolas para a produção de conteúdos educativos em suporte digital, bem como as práticas daí decorrentes. 256 projectos em curso . Projecto eTwinning O eTwinning é uma acção do Programa eLearning da União Europeia que tem como objectivo criar redes de trabalho colaborativo entre escolas dos 25 países Projecto SACAUSEF Promove a criação de um sistema de avaliação, certificação e apoio à utilização de software educativo com o apoio do POAT FSE-QCAIII

11 Computadores, Redes e Internet na Escola
Projecto SeguraNet Propondo-se contribuir para uma utilização mais segura da Internet, nomeadamente por parte das crianças e jovens, o SeguraNet integra-se no Programa Insafe - Safer Internet da U.E. Rede de escolas ENIS Mais de 400 escolas as quais, a nível europeu, se constituem como elementos de referência na utilização educativa das TIC Esta rede é promovida pelo consórcio European Schoonet que o ME integra. Programa CONNECT Visa desenvolver uma plataforma que permitirá, aos alunos, acederem on line a um vasto conjunto de museus de Ciência e a realizarem experiências virtuais nos domínios da Física e da Química.

12 Computadores, Redes e Internet na Escola
CATE - Centro de Apoio às TIC na Escola Serviço permanente de apoio à utilização das TIC nas escolas no que tem contado com a colaboração da FCCN e da Microsoft. O CATE constitui um ponto de apoio on line e telefónico para a superação de quaisquer dificuldades surgidas nos estabelecimentos educativos com a utilização dos computadores e das redes. . Mais de situações resolvidas Banda larga nas 8500 escolas

13 Computadores, Redes e Internet na Escola
Iniciativa “Escolas, Professores e Computadores Portáteis” Concurso de projectos educativos para atribuição às escolas, dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de 14 computadores portáteis, uma rede wireless e um projector de vídeo para serem utilizados pelos alunos em actividades pedagógicas nas salas de aula bem como para a atribuição de mais até 10 computadores portáteis para serem utilizados pelos professores dessas escolas envolvidos no projecto pedagógico aprovado. 1163 projectos aprovados 27666 computadores portáteis atribuídos

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Perspectivas próximas Acompanhamento da Iniciativa dos Portáteis Redes Locais nas escolas (wired e wi-fi) Lançamento do sistema de avaliação e certificação de software educativo Trabalho em rede com os Coordenadores TIC e com os Centros de Competência Promoção do uso de software livre

15 Computadores, Redes e Internet na Escola
Equipamento: Prosseguir a evolução registada com vista à meta dos 5 alunos por computador até 2010 Redes de terminais leves

16 Computadores, Redes e Internet na Escola
Conteúdos Digitais Obrigado Vasco Graça


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