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UNIVERSIDADE KIMPA VITA

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE KIMPA VITA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE KIMPA VITA
Sistemas Multimédia Os Desenhos (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE

2 Tópico: Os Desenhos (Conceitos Básicos)

3 Formatos de desenhos: representação no espaço de objetos = representação vetorial (geométrica); primitiva gráfica - unidade de dado geométrico; entidade gráfica - primitiva ou coleção de primitivas.

4 Processamento de modelos geométricos:
metarquivos gráficos: arquivos de desenho acessíveis a aplicativos; conversão de varredura: desenho  imagem; vetorização: imagem  desenho.

5 Formatos de meta-arquivos gráficos:
CGM: padrão independente de fabricante; DXF: formato 3D do Autocad, com subconjunto 2D; WMF: padrão do Windows; EMF: formato avançado do Windows.

6 Formatos de arquivos de impressão:
PS ou PRN: para dispositivos Postscript; EPS: versão encapsulada da linguagem Postscript; HPGL ou PLT: para “plotters” compatíveis com HP.

7 Vantagens dos arquivos vetoriais:
tamanho menor que o dos arquivos de imagem; conservação da precisão nas ampliações; a maioria das operações de processamento é feita de forma muito mais fácil e eficiente.

8 Problemas dos arquivos vetoriais:
inadequação para imagens naturais; aspecto dependente do programa e do dispositivo de exibição; tempo para exibição proporcional à complexidade do modelo.

9 Funções de um editor gráfico 2D:
criação de primitivas; alteração de atributos; construção de estruturas gráficas; transformações lineares e não-lineares; visualização.

10 Primitivas geométricas - descritíveis por fórmulas matemáticas:
lineares (de primeiro grau); quadráticas (de segundo grau); cúbicas (de terceiro grau).

11 Primitivas não-geométricas:
áreas: mapas de pixels embutidos nos desenhos; textos: criados como texto artístico ou importados de processadores de texto.

12 Primitivas não-lineares:

13 Primitivas bidimensionais lineares:
reta - par de pontos; poligonal - seqüência aberta de pontos; polígono - seqüência fechada de pontos (pode ter interior); retângulo - caso particular de polígono.

14 Primitivas lineares:

15 Primitivas bidimensionais quadráticas:
primitiva básica - elipse; círculo - caso particular da elipse; combinações de formas lineares e quadráticas (por exemplo, retângulo arredondado).

16 tipos mais comuns: curvas de Bézier, “splines”;
Curvas cúbicas: formadas por concatenação de trechos de curva descritos por polinômios do terceiro grau; tipos mais comuns: curvas de Bézier, “splines”; Spline - uma curva paramétrica definida por pontos de controle. curvas de Bézier - Segmento de curva definido por quatro pontos de controle conservam a curvatura nas ampliações; permitem modelagem rápida e flexível de contornos arbitrários e desenhados à mão livre. O termo spline vem da área de desenho em engenharia, em que uma spline é um pedaço de madeira ou metal flexível usado para desenhar curvas suaves.

17 Propriedades das curvas de Bézier:
os trechos são separados por nodos; a forma de cada trecho é determinada pelos pontos de controle; pontos de controle: nodos e extremidades das tangentes à curva nos nodos.

18 Curva de Bézier:

19 Atributos dos textos (a ser tratado posteriormente):
fontes; tamanhos das fontes; estilos (negrito, itálico, sublinhado); alinhamento; posição e orientação.

20 Transformações bidimensionais:
transformações lineares - descritíveis por fórmulas matemáticas do primeiro grau; transformações não-lineares - não-descritíveis por fórmulas matemáticas do primeiro grau.

21 Transformações lineares:
translações; rotações; mudanças de escala; cisalhamentos.

22 Translação:

23 Mudança de escala uniforme:

24 Mudança de escala diferencial:

25 Rotação:

26 Cisalhamento:

27 Aplicação das transformações lineares:
modificação do aspecto de primitivas e grupos; repetição de primitivas e grupos; representação do movimento; transformações de visualização.

28 Visualização bidimensional:
operações de redução e ampliação; recorte: eliminação das partes da figura externas a uma figura de recorte; pré-visualização: visualização mais aproximada da figura impressa.

29 Transformações não-lineares:
usadas para efeitos especiais; operações pseudotridimensionais: extrusão, falsa perspectiva etc; deformações não-lineares: envoltórias, metamorfoses etc.

30 Transformações não-lineares:


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