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UNIVERSIDADE KIMPA VITA
Sistemas Multimédia Os Desenhos (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
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Tópico: Os Desenhos (Conceitos Básicos)
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Formatos de desenhos: representação no espaço de objetos = representação vetorial (geométrica); primitiva gráfica - unidade de dado geométrico; entidade gráfica - primitiva ou coleção de primitivas.
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Processamento de modelos geométricos:
metarquivos gráficos: arquivos de desenho acessíveis a aplicativos; conversão de varredura: desenho imagem; vetorização: imagem desenho.
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Formatos de meta-arquivos gráficos:
CGM: padrão independente de fabricante; DXF: formato 3D do Autocad, com subconjunto 2D; WMF: padrão do Windows; EMF: formato avançado do Windows.
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Formatos de arquivos de impressão:
PS ou PRN: para dispositivos Postscript; EPS: versão encapsulada da linguagem Postscript; HPGL ou PLT: para “plotters” compatíveis com HP.
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Vantagens dos arquivos vetoriais:
tamanho menor que o dos arquivos de imagem; conservação da precisão nas ampliações; a maioria das operações de processamento é feita de forma muito mais fácil e eficiente.
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Problemas dos arquivos vetoriais:
inadequação para imagens naturais; aspecto dependente do programa e do dispositivo de exibição; tempo para exibição proporcional à complexidade do modelo.
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Funções de um editor gráfico 2D:
criação de primitivas; alteração de atributos; construção de estruturas gráficas; transformações lineares e não-lineares; visualização.
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Primitivas geométricas - descritíveis por fórmulas matemáticas:
lineares (de primeiro grau); quadráticas (de segundo grau); cúbicas (de terceiro grau).
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Primitivas não-geométricas:
áreas: mapas de pixels embutidos nos desenhos; textos: criados como texto artístico ou importados de processadores de texto.
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Primitivas não-lineares:
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Primitivas bidimensionais lineares:
reta - par de pontos; poligonal - seqüência aberta de pontos; polígono - seqüência fechada de pontos (pode ter interior); retângulo - caso particular de polígono.
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Primitivas lineares:
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Primitivas bidimensionais quadráticas:
primitiva básica - elipse; círculo - caso particular da elipse; combinações de formas lineares e quadráticas (por exemplo, retângulo arredondado).
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tipos mais comuns: curvas de Bézier, “splines”;
Curvas cúbicas: formadas por concatenação de trechos de curva descritos por polinômios do terceiro grau; tipos mais comuns: curvas de Bézier, “splines”; Spline - uma curva paramétrica definida por pontos de controle. curvas de Bézier - Segmento de curva definido por quatro pontos de controle conservam a curvatura nas ampliações; permitem modelagem rápida e flexível de contornos arbitrários e desenhados à mão livre. O termo spline vem da área de desenho em engenharia, em que uma spline é um pedaço de madeira ou metal flexível usado para desenhar curvas suaves.
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Propriedades das curvas de Bézier:
os trechos são separados por nodos; a forma de cada trecho é determinada pelos pontos de controle; pontos de controle: nodos e extremidades das tangentes à curva nos nodos.
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Curva de Bézier:
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Atributos dos textos (a ser tratado posteriormente):
fontes; tamanhos das fontes; estilos (negrito, itálico, sublinhado); alinhamento; posição e orientação.
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Transformações bidimensionais:
transformações lineares - descritíveis por fórmulas matemáticas do primeiro grau; transformações não-lineares - não-descritíveis por fórmulas matemáticas do primeiro grau.
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Transformações lineares:
translações; rotações; mudanças de escala; cisalhamentos.
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Translação:
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Mudança de escala uniforme:
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Mudança de escala diferencial:
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Rotação:
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Cisalhamento:
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Aplicação das transformações lineares:
modificação do aspecto de primitivas e grupos; repetição de primitivas e grupos; representação do movimento; transformações de visualização.
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Visualização bidimensional:
operações de redução e ampliação; recorte: eliminação das partes da figura externas a uma figura de recorte; pré-visualização: visualização mais aproximada da figura impressa.
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Transformações não-lineares:
usadas para efeitos especiais; operações pseudotridimensionais: extrusão, falsa perspectiva etc; deformações não-lineares: envoltórias, metamorfoses etc.
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Transformações não-lineares:
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