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Síndrome de Asperger HISTÓRICO
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SÍNDROME DE ASPERGER - SA
Descrita por Hans Asperger, um ano após a descrição do Autismo Infantil, estudado por Kanner - Por volta de 1944. Hans Asperger a denominou de Psicopatia autística - Ele desconhecia o trabalho de Kanner. Síndrome muito pouco conhecida - Limitada aos leitores alemães. Lorna Wing estuda sobre o assunto tornando-a mais conhecida.
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Características de SA Atrasos em determinadas áreas do desenvolvimento, tais como: Área da comunicação: atraso no início da fala (por volta dos três ou quatro anos), dificuldade fonoarticulatória, fala de forma pedante, utiliza palavras difíceis e frases rebuscadas, utilizam as palavras e frases de forma estereotipada e repetitiva, Linguagem de forma automática e pouco espontânea,
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Inicialmente é freqüente a ecolalia,
Há alteração no ritmo, entonação, altura e timbre da voz, Compreendem o que lhes é dito de forma literal, Dificuldade em compreender palavras simples e triviais, Mímica facial reduzida, Utilização de gestos é pobre e Dificuldade em manter o contato visual, Problemas comportamentais: Hiperatividade Desordem da atenção Distúrbios específicos do aprendizado
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Relacionamento Social:
Bebê: quieto, isolado, pouca resposta a estímulos ambientais, Idade mais avançada: mantêm-se o isolamento Falta de vontade de estabelecer relações interpessoais
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Áreas de interesses muito peculiares: meteorologia, calendários ...
Outras: Áreas de interesses muito peculiares: meteorologia, calendários ... Muitas aprendem a ler sozinhas Apresentam movimentos estereotipados: flapping, girar ... Desajeitamento motor Desajeitado no trato social
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O AUTISMO E A SÍNDROME DE ASPERGER:
Na Síndrome de Asperger os sinais e sintomas são sutis. Em ambos percebe-se: patologias neurológicas anormalidades cromossômicas anormalidades neurofisiológicas
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O QUE MAIS SOBRE... Difícil diagnóstico Desordens patológicas secundárias Alguns tornam-se adultos independentes Meninas são menos afetadas Podem passar por períodos de depressão Tentativas de suicídio - adolescência Em alguns casos a inteligência é preservada
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“ Personalidade Esquizóide da Infância”
Ocorrência da SA em mais de uma pessoa na mesma família Predisposição genética e influência de fatores ambientais Esta condição também é conhecida por: “ Personalidade Esquizóide da Infância” Diagnóstico errado: superdotados
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TRABALHO PEDAGÓGICO:
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Intervenção pedagógica:
AMBIENTE: SEGURO RECURSOS VISUAIS E OUTROS ORGANIZADO PRÁTICA: Desenvolver atividades que promovam as capacidades do aluno nos aspectos em que mais necessita de intervenção.
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