A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE
Realizado por: Camila Cortellazzo e Giovanna Zanetti Largura

2 1º explicar gnificado O QUE É SUSTENTABILIDADE:Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que suprem as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. O QUE É DESENVOLVIMENTO:Estagio de crescimento/evolução econômica, social e politica de uma comunidade, caracterizado por altos índices de rendimento dos fatores de produção, recursos naturais, o capital e o trabalho.

3 1º explicar o significado
Mais qual é a relação entre eles:Hoje não podemos tratar esses dois argumentos separadamente, pois a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e tecnológico, político, social, cultural e sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Mas essa não é a única técnica que temos que adotar, temos que começar a mudar o nosso comportamento de consumo, pois no momento que começamos a mudar os nossos hábitos, o mercado vai ter que se readaptar para acompanhar as novas abito dos consumidores.

4 2°como o conceito é aplicado
O conceito do desenvolvimento sustentável, (ex. reciclagem, reuso e aproveitamento da agua, reflorestamento, uso de novas energias sustentáveis e limpas, Extração de recursos minerais sem provocar impactos ambientais, a utilização do biodiesel, uso de novas tecnologias, etc.), hoje, se aplica em várias dimensões, desde escolas, empresas, hospitais, novas construções, casas, etc. Esse fenômeno é impulsionado por fatores econômicos, tais como redução da conta de energia e água. O Desenvolvimento sustentável não se concentra somente na preservação dos recursos naturais, mas também em obter crescimento econômico necessário no desenvolvimento social e melhorar o nosso modo de viver, e assim das gerações futuras.

5 3º estudo de caso especifico
Projeto piloto Dentro do conceito de desenvolvimento sustentavel, vemos como ex. As Cidades como Curitiba, possuem frota de ônibus para transporte coletivo movida a biodiesel. Esta ação reduziu substancialmente a poluição ambiental, aumentando, portanto, a qualidade do ar e, por consequência, a qualidade de vida numa cidade populacional de três milhões de habitantes. O Rio de Janeiro também possui parte de sua frota automotiva coletiva movida pelo Biodiesel. Acredita-se que até 2010 mais de 500 cidades estarão com o biodiesel em seus transportes públicos. Isso corresponde à emissão de mais de 200 mil carros circulando no mesmo período.

6 4°VANTAGENS E DESVANTAGENS:
VANTAGENS E DESVANTAGENS: As vantagens do biodiesel é energia renovável. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de matéria-prima para o biodiesel. É constituído um combustível tem origem renovável. Desta forma, sua obtenção e queima não contribuem para o aumento das emissões de CO2 na atmosfera. Contribui para a geração de empregos no setor primário. Com isso, evita o êxodo do trabalhador no campo, reduzindo o inchaço das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia auto-sustentável essencial para a autonomia do país. Desvantagens na utilização do biodiesel No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais que são importantes bolsões de biodiversidade

7 4°VANTAGENS E DESVANTAGENS
Muitas espécies poderão deixar de existir em consequência do avanço das áreas agrícolas, entre as espécies, podemos citar o orangotango ou orinoceronte-de-sumatra. Embora no Brasil, muitas lavouras não serem ainda utilizadas para a produção de biodiesel, essa preocupação deve ser considerada. Tais efeitos nocivos poderão ser combatidos pela efetivação do zoneamento agro-ecológico proposto pelo Governo Federal. A produção intensiva da matéria-prima de origem vegetal leva a um esgotamento das capacidades do solo, o que pode ocasionar a destruição da fauna e flora, aumentando portanto o risco de erradicação de espécies A produção intensiva da matéria-prima de origem vegetal leva a um esgotamento das capacidades do solo, o que pode ocasionar a destruição da fauna e flora, aumentando portanto o risco de erradicação de espécies e o possível aparecimento de novos parasitas, como o parasita causador da Malária. Cogita-se a que poderá haver uma subida nos preços dos alimentos, ocasionada pelo aumento da demanda de matéria-prima para a produção de biodiesel

8 No Brasil Existem projetos do governo brasileiro que tem como missão, promover a curto prazo, a fusão dos recursos renováveis (combustível vegetal) com os esgotáveis (petróleo), subentendendo-se que somente as refinarias autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) do Brasil poderão proceder a mistura dos esgotáveis com os recursos renovaveis A produção do biodiesel pode cooperar com o desenvolvimento econômico de diversas regiões do Brasil, uma vez que é possível explorar a melhor alternativa de matéria-prima, no caso fontes de óleos vegetais tais como óleo de amendoim, soja, mamona, dendê, girassol, algodão etc., dependendo da região. O consumo do biodiesel pode ajudar um país a diminuir sua dependência do petróleo contribuir para a redução dapoluição atmosférica.


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google