A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Professor António Nunes UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas As nebulosas são nuvens escuras e/ou brilhantes de gases e poeiras. São a “maternidade” e o “cemitério” das estrelas. As nebulosas difusas são constituídas por material inter-estelar, que após um processo de condensação resulta na formação das estrelas. As nebulosas planetárias são constituídas por estrelas no final do seu ciclo de vida. Têm semelhanças com planetas gigantes gasosos. As estrelas nascem, vivem e morrem.

2 Nascimento das Estrelas
As Estrelas nascem a partir de nebulosas difusas. As nebulosas difusas contêm hidrogénio, o combustível das estrelas. As nebulosas difusas sofrem uma contracção com libertação de energia, que dá origem a um “disco” e a uma “bola rodopiante”. Pode originar ou não um Sistema Planetário. Origina uma Estrela.

3 Hidrogénio  Hélio + Energia
Vida das Estrelas No interior da Estrela, o hidrogénio transforma-se em hélio e energia. Hidrogénio  Hélio + Energia A estrela liberta energia sob a forma de luz e calor. As estrelas brilham. O brilho das estrelas depende: Do tamanho da estrela; Da temperatura a que a estrela se encontra; Da distância a que nos encontramos da estrela.

4 Estrela de pequenas dimensões Estrela de grandes dimensões
Morte das Estrelas As estrelas morrem quando se acaba o seu combustível, o hidrogénio. A morte de uma estrela depende do seu tamanho e massa. Estrela de pequenas dimensões Estrela de grandes dimensões

5 Esfera fria do tamanho de um planeta.
Quando uma estrela com massa superior a cerca de vinte cinco vezes a massa do Sol morre, pode originar… Quando uma estrela com massa entre oito a vinte cinco vezes a massa do Sol morre, pode originar… Quando uma estrela pequena como o Sol morre, origina… …uma estrela de neutrões ou pulsar. …após a fase de supernova, um buraco negro. …uma anã branca. Esfera fria do tamanho de um planeta. Corpo com cerca de 2,5 km de raio, muito denso, que atrai toda a matéria e luz à sua volta. Astro com poucas dezenas de km de diâmetro.

6 Brilho das Estrelas As estrelas mais pequenas têm menor temperatura e o seu brilho é laranja ou avermelhado. As estrelas de tamanho médio têm temperatura média e o seu brilho é amarelo. As estrelas maiores têm maior temperatura e o seu brilho é branco-azulado.

7 FIM Aprendi que…  As estrelas nascem, vivem e morrem.
 As estrelas nascem a partir de nebulosas difusas.  A forma como morrem as estrelas depende da sua massa.  A morte de uma estrela pequena como o Sol origina uma Anã Branca.  A morte de uma estrela duas a oito vezes maior que o Sol origina um Pulsar ou Estrela de Neutrões.  A morte de uma estrela mais do que oito vezes maior que o origina um Buraco Negro. FIM


Carregar ppt "UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google